Cineteatro São Luiz | Curtas-metragens e exposição da biblioteca comunitária do Curió marcam a programação virtual e gratuita do Cineteatro São Luiz para esta semana

7 de outubro de 2020 - 09:20

 

Os projetos em destaque foram selecionados na Convocatória Arte em Rede.

“Lissa 100 Amores – o menino de Cuiabá” de Lissa Cavalcante e “75” de Angélica Batista são os filmes que entram em cartaz nesta quinta-feira (8), às 20h, na programação da Semana do Audiovisual Cearense que tem acesso gratuito pelo site do Cineteatro e em seu canal no YouTube. Já na sexta-feira (9), a partir das 18h, a programação virtual do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) recebe em sua galeria virtual a exposição “VISADXS” da biblioteca comunitária “Livro Livre Curió”.

Em “Lissa 100 Amores” a arista Lissa Cavalcante conta em pouco mais de seis minutos as suas histórias amorosas. Já em “75” Angélica Batista expõe em dez minutos seu processo criativo durante o isolamento social e exposição virtual, com imagens registradas no 75º dia de isolamento.

A exposição que entra em cartaz também nesta semana, VISADXS, apresenta ao público seis grandes personalidades negras e de povos originários. Na matemática, X é a incógnita, elemento desconhecido, mas que é parte vital da equação. Na periferia visada é a pessoa ou o lugar que chama atenção, que se destaca, um lugar que todo mundo sabe o que é, uma pessoa admirada por suas habilidades. O projeto reúne artistas visuais das periferias de Fortaleza com o objetivo de criar imagens para dar destaque a importantes personalidades das periferias do Ceará e do mundo, pessoas com grande legado mas ainda invisibilizadas. Esta edição foi criada pelo designer e artista visual Daniel Firmino, um dos coordenadores da Livro Livre Curió, com curadoria de Vitória Helen e participação dos artistas visuais: Jonata Teixeira, Jéssica Aquino, Alexia Ferreira, Amanda Nunes, Vitória e Daniel.

Nesta exposição, ganham visibilidade: Victoria de Santa Cruz, Ailton Krenak, Luiza Bairros, Maria Beatriz Nascimento, Maria Eliza Alves dos Reis (Palhaço Xamego) e Angelica Ross.

Arte em Rede

Este projeto foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Serviço

Semana do Audiovisual Cearense com “Lissa 100 Amores – o menino de Cuiabá” e “75” de Angélica Batista

Dia 08/10 (quinta-feira), às 20h

No site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense e em seu canal no YouTube https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Exposição “VISADXS” da biblioteca comunitária “Livro Livre Curió”

Dia 09/10 (sexta-feira), às 18h