Porto Dragão | Teatro e bandido da luz vermelha pautam o segundo episódio do mais novo programa do Porto Dragão

23 de setembro de 2020 - 12:45

 

Zona de Criação apresenta “Murillo João Ramos Acácio Pereira da Costa – Um artista da luz vermelha”, da Manada Teatro, um solo do ator Murillo Ramos que estreia nesta quinta-feira (24/9) às 20h, noYoutube do Porto Dragão

 

Apesar de ainda não poder reunir o público presencialmente, o Porto Dragão, integrante do Hub Cultural do Ceará, e instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, segue apostando em ações e produções próprias, oportunizando que criações saiam do papel e ganhem palcos, mesmo que ainda virtuais.  É o caso do seu mais novo programa, o Zona de Criação, que complementa a agenda de ações do Porto Dragão previstas para o segundo semestre de 2020.

 

Após a estreia com música e Daniel Groove, o teatro apresenta-se como linguagem do segundo episódio neste monólogo que descortina e lança o novo projeto da Manada Teatro, um solo do ator Murillo Ramos, inspirado no bandido da luz vermelha, que leva o nome “Murillo João Ramos Acácio Pereira da Costa – Um artista da luz vermelha”.

 

Dentre os 25 projetos que o Zona de Criação prevê atender de setembro deste ano, a fevereiro de 2021, 07 (sete) deles já tem agenda prevista até final de outubro. O primeiro deles foi exibido em 17 de setembro, com o cantor Daniel Groove, apresentando seu trabalho “Tem que lutar”. O Zona de Criação conta com a produção audiovisual da 202B Filmes, estrutura de sonorização e iluminação, produção e consultoria técnica, esta última em parceria com o Fórum de Áreas Técnicas do Ceará.

 

EPISÓDIO DA SEMANA

Para esta quinta-feira (24/9), o artista Murillo Ramos chega ao palco do Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão, para apresentar o espetáculo solo “Murillo João Ramos Acácio Pereira da Costa – Um artista da luz vermelha”, da Manada Teatro.

O artista da luz vermelha é um grande vômito, um jogo onde não se sabe bem de onde vêm as vozes e narrativas. Traçando um paralelo com sua própria obra e a “maldição” em ser artista. A frustração com o sucesso, o anonimato, as sujeiras das ruas, os sonhos desfeitos, as injustiças e o escárnio são presentes em uma atmosfera que tremula entre o real e o onírico. Um olhar obscuro sobre a sociedade, seus mitos e seus artistas.

O trabalho, tecido em narrativa de poética ampla e universal, é fruto de uma pesquisa de 25 anos realizada pelo ator e tem como inspiração o personagem “João Acácio Pereira da Costa – O bandido da luz vermelha”, que aterrorizou o Brasil no início da década de 80, com uma série de roubos e assassinatos e foi tema de uma infinidade de programas policiais, filmes e outras histórias e mostrar o que foi construído através dos meios de comunicação sobre os infortúnios e feitos desse personagem.

O vídeo é resultado do primeiro processo, o contato aparentemente frio da leitura de um texto dramático que funciona como um grande e obscuro manifesto em uma caminhada onde o ator escancara para a cidade seu caminhar, o seu corpo. Desnudado. Regurgitando sua própria peste.

 

SOBRE MURILLO RAMOS

Ator e diretor de teatro. Começou sua vida artística em 1995 no curso Princípios básicos de teatro e desde esse ano manteve uma atividade contínua e ininterrupta nos palcos e ruas do Brasil, além da atividade de professor em várias escolas de teatro. Entre seus trabalhos como ator estão Larilará Macunaíma Saravá, As três irmãs, Orlando, Eles não usam black – tie, Da paixão sobre borboletas. Como diretor estão obras como : Devorando heróis, Conversa de  lavadeiras, Todo camburão tem um pouco de navio negreiro e Aquelas- uma dieta para caber no mundo. Também teve participações em curtas e longa-metragens, entre eles “Cine Holliúdy” e “A lenda do gato preto”.

 

SOBRE O PORTO DRAGÃO

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

 

Além do webinário Jornada de Pensamento que está acontecendo até Outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa “Nós no Batente”, uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando 05 grupos de Dança e 05 grupos de Teatro e agora o “Zona de Criação”.

 

Todos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.