CCBJ | EXPOSIÇÃO Fotográfica “BUDEGAS” é destaque na Programação do CCBJ com o Galeria em Pauta

23 de setembro de 2020 - 10:26

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “BUDEGAS” É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO CCBJ COM O GALERIA EM PAUTA: 

AS LINGUAGENS DO AUDIOVISUAL, TEATRO, DANÇA, LITERATURA E MÚSICA TAMBÉM MARCAM AS ESTREIAS E LIVES DE  21 A 27 DE SETEMBRO. ALÉM DISSO, ASSUNTOS COMO A LEI ALDIR BLANC E DIA INTERNACIONAL EM COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS SÃO ABORDADOS NA PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA

 

Quem mora ou passa pela periferia sabe da importância econômica e social das “Bodegas”, que circundam as ruas desses territórios. Elas trazem várias opções que facilitam a vida dos moradores e aquecem a economia local. Na exposição fotográfica “Budegas”, de Gustavo Costa, Joyce Vidal, Leo Silva, Lucianna Silveira e Yuri Juatama lançada, nesta quarta-feira (23) é possível trazer as memórias e as peculiaridades desses pequenos comércios, pontos de muitas narrativas e olhares. As fotos serão expostas nas redes sociais CCBJ e na live com bate-papo com os artistas, no Youtube CCBJ, dia 23/09 a partir das 19h.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) lança mais uma semana de programação on-line e gratuita em suas redes sociais. A programação é voltada para todos os públicos, interessados em cultura e artes. Além disso conta com tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Uma das novas conquistas do CCBJ com a entrada dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP).

Enquanto o CCBJ se organiza para a retomada, gradual das atividades presenciais, de forma segura  para todos, toda a programação continua exclusiva nas redes sociais CCBJ:

Os espaços de difusão, formação e de proteção social das ações do CCBJ , adaptaram-se aos espaços virtuais, principalmente as redes sociais do CCBJ: Instagram, Facebook e Youtube.  Conecta nas redes do CCBJ e curta a programação.

Para curtir a semana e a programação semanal CCBJ, on-line e gratuita, conecta nas redes CCBJ:

Youtube: bit.ly/YoutubeCCBJ                  Instagram: instagram.com/centroculturalbomjardim                      Facebook: www.facebook.com/centroculturalbomjardim

A seguir, a programação resumida, das  estreias e lives, de 22 a 27 de setembro, no Youtube CCBJ e no IGTV/Facebook. O CCBJ apresenta cinco (05) lives dos programas Formação em Pauta, Galeria em Pauta, Teatro em Pauta, Aldir Blanc e É o Brinca) e três (03) estreias. Programe-se:

22/09 – (ESTREIA) ESTÚDIO EM PAUTA: Gravação e Mixagem de Violão com Vinício Costa, no Youtube CCBJ.

23/09 – às 14h (LIVE) FORMAÇÃO EM PAUTA: Bate-Papo sobre Roteiro com a convidada Ayla Alencar e alunos da Escola do Curso de Audiovisual (ECA/CCBJ), no Youtube CCBJ.

23/09 – às 19h (LIVE) GALERIA EM PAUTA: Exposição fotográfica “Budegas” e bate-papo sobre o processo criativo com os artistas, no Youtube CCBJ.

24/09 às 20h – (LIVE) TEATRO EM PAUTA:  Exibição do espetáculo “Nós Bomba”, seguido de bate-papo com os artistas, ao vivo no Youtube CCBJ.

25/09 – (ESTREIA) SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI apresenta Leitura de Afeto, nas redes sociais (Instagram e Facebook CCBJ), com Jéssica Sousa.

25/09 às 16h – (LIVE)   CCBJ  CONVIDA: Bate Papo Sobre a Lei Aldir Blanc, ao vivo no Youtube CCBJ.

26/09 – (ESTREIA) NARTE EM PAUTA: Dia Internacional de Combate à Exploração Sexual e o tráfico de mulheres e crianças, com a educadora social Lídia Rodrigues.

27/09 –  (LIVE)  É O BRINCA CONVIDA!: Grupo Ânima Teatro de Bonecos apresenta Espetáculo “Mãe D`Água, seguido de bate-papo, no Youtube CCBJ.

A seguir, a programação detalhada 21 a 27 de setembro de 2020:

NArTE INDICA – ANIMAÇÃO “O PRESENTE” EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiências, 21 de setembro, o NArTE traz como indicação a animação “O Presente”, de Jacob Frey, para refletir e fortalecer essa pauta tão importante.

Sinopse: a animação conta a história de um garoto, agarrado aos video-games, que recebe como presente um cachorrinho que não tem uma perna. Primeiro, os dois não se entendem, o menino rejeita o pequeno animal pela sua deficiência física. Até que a empatia surge e o final é uma história de amizade e superação.

Assista em: https://youtu.be/-d3g2iF02tM

?Serviço:

NArTE INDICA – ANIMAÇÃO “O PRESENTE” EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Quando: 21/09

Onde: Acesse https://youtu.be/-d3g2iF02tM

DIA 22/09 – TERÇA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA:  CICLO DE LEITURA APRESENTA “HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL” – (LIVRE)

RELEASE: O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

No Ciclo de Leitura desta terça-feira, a indicação fica por conta de um audiolivro do primeiro livro da coleção juvenil mais famosa do mundo: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA: CICLO DE LEITURA APRESENTA DESAFIO LITERÁRIO SETEMBRO

DESAFIO LITERÁRIO – HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (AUDIOLIVRO)

Quando: 22/09

Onde:  https://www.youtube.com/watch?v=r2235vFwkuw

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ESTÚDIO EM PAUTA – GRAVAÇÃO E MIXAGEM DE VIOLÃO

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muito artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. No Estúdio em Pauta dessa semana, o músico e técnico de áudio CCBJ, Vinício Costa, mostra qual a melhor forma de gravar um violão e tirar o melhor proveito de um violão em uma mixagem simples e rápida.

?Serviço:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ESTÚDIO EM PAUTA

VINÍCIO COSTA APRESENTA “GRAVAÇÃO E MIXAGEM DE VIOLÃO”

Quando: 22/09

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 23/09 – QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE –  MOVIMENTO RECODE – 14 ANOS

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é  capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. Nesta semana o CCBJ relembra como acessar o aplicativo Moodle, que oferece a oportunidade de realizar os cursos da Plataforma Recode pelo celular.

?Acompanhe o passo a passo para FAZER OS CURSOS DA PLATAFORMA RECODE PELO CELULAR UTILIZANDO O APP MOODLE:

1. Baixe e instale o aplicativo “Moodle”

2. Na tela inicial do app, digite “moodle.recode.org.br

3. Depois é só fazer o seu login com e-mail e senha já cadastrados anteriormente

Pronto, agora é só dar continuidade aos seus estudos.

Para quem ainda não se cadastrou como aluno CCBJ, segue tutorial:

?Acompanhe o passo a passo para você que quer ser NOSSO ALUNO:

1º Acesse: https://plataforma.recode.org.br/index.php/login;

2º Clique em “Quero fazer os cursos” 3º Preencha com seus dados pessoais seu cadastro, com e-mail e senha (OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de preencher corretamente a opção “Como você pretende fazer o(s) curso(s) da Recode?” selecionando “Farei em uma instituição”, para aparecer e poder selecionar a nossa instituição parceira da Recode: CENTRO CULTURAL GRANDE BOM JARDIM)

4º Clique em cadastrar, faça seu login e comece já! Descubra como a tecnologia pode transformar sua vida! Venha para o Movimento Recode, desperte seu talento e impulsione suas ideias!

Informações: biblioccbj@gmail.com

?Serviço:

PROGRAMA RECODE – COMO FAZER OS CURSOS DA PLATAFORMA RECODE PELO CELULAR UTILIZANDO O APLICATIVO MOODLE

O quê: Oferta de cursos gratuitos, online e com certificação.

Cursos em Mediação de Leitura e Tecnologia/ Outros cursos: Biblioteca como agente de transformação; Gestão compartilhada para bibliotecas; Gestão de comunicação para bibliotecas. Em breve: Novas Tecnologias: leitura, mídias sociais e mundo.

Quando: Os cursos estão disponíveis por tempo indeterminado.

Onde:  https://plataforma.recode.org.br/index.php/login (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com

FORMAÇÃO EM PAUTA – BATE PAPO SOBRE ROTEIRO – CONVIDADA AYLA ALENCAR –

ÀS 14H COM TRANSMISSÃO AO VIVO NO YOU TUBE DO CCBJ

Release: O módulo “Oficina de Escrita II: Arquivo no Roteiro” do Curso Extensivo em Audiovisual do CCBJ lança nesta semana a série “Bate-papos sobre Roteiros”. Os bate-papos acontecerão ao vivo e são facilitados pela roteirista pernambucana e professora do módulo, Cíntia Lima, que convidou roteiristas brasileiras para falar da criação e possibilidades no campo do roteiro com o qual trabalham. Serão lives de uma hora, transmitidas pelo canal do CCBJ no YouTube, acompanhadas de intérprete de Libras.

Diferente das aulas regulares do módulo do Curso Extensivo de Roteiro, que são exclusivas para alunos matriculados, os bate-papos estarão disponíveis para todos que tiverem interesse em assistir. Todas as LIVES acontecerão no canal no YouTube do CCBJ, às 14h.

Nesta quarta-feira, apresentamos o segundo encontro da série de bate-papos.  A convidada Ayla Alencar irá discorrer sobre o tema “Do conto popular ao roteiro de cinema”. Ayla é pernambucana, realizadora de Audiovisual e Teatro. Artista, Roteirista.

?Serviço:

BATE-PAPO SOBRE ROTEIRO: CONVIDADA AYLA ALENCAR

Quando: 23/09, às 14h.

Onde: Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ e Instagram CCBJ

Convidados:  Ayla Alencar – Roteirista

GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “BUDEGAS” + BATE PAPO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO ÀS 19H COM TRANSMISSÃO AO VIVO NO YOUTUBE DO CCBJ

RELEASE: O CCBJ apresenta no Galeria em Pauta desta quarta-feira a exposição fotográfica “Budegas”, seguido de bate papo sobre o processo criativo de produção, ao vivo no canal do CCBJ no Youtube.

Sinopse: Mais que vendinhas, elos! De memórias, de afetos, de gerações, de regiões, de histórias, de estórias! As “Budegas” representam mais do que um pequeno comércio destinado à venda de comidas e bebidas. Elas são um espaço de encontros, de conversas e de amizades. São os lugares que, diariamente, pessoas se encontram para contar histórias e trocar afetos. Esse é o significado que a Exposição “Budegas” propõe disseminar entre os visitantes.

Artistas:

Gustavo Costa, Fotógrafo, estudante de Geografia e Militante do Movimento Negro. Trabalha com processos de formação em fotografia, durante sua trajetória participou de festivais e exposições e, atualmente, compõe 3 Coletivos: Zóio e Perigrafia, onde realiza oficinas de fotografia e comunicação popular nas periferias de Fortaleza. Compõe também o Coletivo Sabiá, grupo de jovens moradores(as) do bairro de Sabiaguaba (periferia de Fortaleza). onde desempenha trabalhos voltados à preservação ambiental, contribuindo também nas articulações comunitárias locais.

Joyce S. Vidal é fotógrafa, formadora e uma curiosa nascida e criada no bairro Carlito Pamplona/Pirambu! Iniciou seus estudos em audiovisual e fotografia entre os anos 2010/2011, onde fez suas andanças pelas escolas de artes de Fortaleza como o Cuca Barra, a Vila das Artes, a Fábrica de Imagens, a Casa do Cinema, o Porto Iracema das Artes, além de se graduar em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Desde o início de seu percurso entre várias instituições, movimentos estudantis etc., Joyce teve um objetivo só, estudar fotografia e absorver o máximo para sua construção como ser. Atualmente o foco de Joyce é pontuar assuntos voltados para os direitos humanos, especificamente voltado para o povo preto e periférico.

Leo Silva é escritor, fotógrafo e videomaker. Voluntário na Biblioteca da Filó, Faz parte do Podcast Mitocôndria na Revista Berro, trabalha com produção audiovisual, dirigindo, editando e filmando documentários em sua Cidade, é um dos coladores e escreve na revista comunitária “Uma Filomena”.Começou a atuar na fotografia em 2015 na primeira exposição individual “Simples Cidade – Simplicidade”, onde fotografa boa parte das comunidades que compõe o Grande Jangurussu. Em 2019 lançou um livro com o poeta Talles Azigon, SARAL #2, participando com suas fotografias. Abriu a segunda exposição individual “Meninos de Deus”, que tem como tema um grupo de esporte da sua comunidade. Participou da exposição Colaborativa BUDEGAS.

Lucianna Silveira é jornalista e fotógrafa. Moradora do Jangurussu, na capital cearense, com um pé no interior, na zona rural de Acaraú. Na fotografia desde 2014, um pouco antes de se aventurar pelo universo do jornalismo. Teve o 1° contato com o audiovisual em 2016, por meio de trabalhos no Coletivo Tentalize. Também faz parte do coletivo de fotografia Perigrafia e integra o grupo Drible Feminino, que acompanha histórias e trajetórias do futebol feminino. Teve contato com as diversas linguagens de comunicação, por meio das atividades e projetos da Rede Cuca, além de ter passado por produção, cobertura em atos políticos, produção de documentário, clipagem, criação de peças gráficas e outras vivências da comunicação.Produziu o documentário “O peso do meu som”, como trabalho final de TCC. Foi uma das expositoras na exposição fotográfica colaborativa “Budegas” e, recentemente, fez parte da curadoria da 2ª edição da Expofoto #quarentena, do coletivo Perigrafia. Gosta de trabalhar a comunicação popular, na perspectiva do olhar humanizado e a escrever e conhecer histórias.

Yuri Juatama Fotógrafo da periferia de Fortaleza, integrante do Coletivo Perigrafia, iniciou sua trajetória em 2016, atualmente é aluno do curso de realização em audiovisual na Vila das Artes. Até aqui,participou de 9 curtas-metragens. Conheceu a fotografia autoral somente em 2018, promoveu algumas exposições coletivas e individuais. Além do fazer artístico, Yuri Juatama vem desenvolvendo um trabalho social de resgate histórico na sua Comunidade.

?Serviço: GALERIA EM PAUTA – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “BUDEGAS” + BATE PAPO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO ÀS 19H COM TRANSMISSÃO AO VIVO NO YOU TUBE DO CCBJ

Quando: 23/09 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube

Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 24/09 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME “A GAROTA NO TREM” (14 ANOS)

RELEASE: O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação da semana fica por conta do filme “A garota no trem”, best-seller internacional que deu origem ao filme estrelado por Emily Blunt. O livro foi eleito em 2015 um dos melhores do ano pelo Kirkus Reviews. Vencedor do Goodreads Choice Award de 2015 na categoria Mistério & Thriller.

Sinopse: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas.

Assistam em:https://www.youtube.com/watch?v=j_MlzSAfkeU

?Serviço:

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME “A GAROTA NO TREM” (14 ANOS)

Quando: 24/09 (quinta-feira)

Onde: Acessem: https://www.youtube.com/watch?v=j_MlzSAfkeU

TEATRO EM PAUTA – LIVE DO ESPETÁCULO “NÓS BOMBA”- COM TRANSMISSÃO AO VIVO ÀS 20H NO YOU TUBE DO CCBJ SEGUIDO DE BATE PAPO (14 ANOS)

RELEASE: O Teatro em Pauta dessa semana apresenta o espetáculo “NÓS.BOMBA”, seguido de bate-papo sobre o seu processo de produção. NÓS.BOMBA é uma crítica à manipulação e vigilância de sistemas anônimos (ou não) que estão diariamente convivendo em sociedade.

Sinopse: Quatro pessoas são colocadas dentro de espaços distintos sem identificação, tendo como objetivo sair dali. O único contato é uma câmera posicionada que mantém comunicação indireta com os participantes, que são observados sem o consentimento dos mesmos. Afinal, eles estão participando de um jogo, controlado por uma apresentadora não identificada. A repetição torna-se necessária.

?SERVIÇO:

LIVE DO ESPETÁCULO “NÓS BOMBA”- COM TRANSMISSÃO AO VIVO ÀS 20H NO YOU TUBE DO CCBJ SEGUIDO DE BATE PAPO (14 ANOS)

O quê: Exibição de espetáculo seguido de bate-papo ao vivo

Quando: 24/09, às 20h (espetáculo)

Onde:  No Canal do Youtube CCBJ: bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 25/09 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – LEITURA DE AFETO

RELEASE: Começamos a programação da sexta-feira do CCBJ com mais uma edição do “Leitura de Afeto”, ação do Programa Sombrinha Literária para as Sextas Multi do CCBJ. Nesta atividade, convidamos alguém do público geral, leitor ou escritor, para ler um trecho de um texto literário que tenham marcado sua vida de alguma forma. Fica a critério do convidado: ler um trecho que tem algum significado importante e pessoal, ou algum texto que tenha aparecido de repente, seja na internet ou no livro físico.

Para participar, basta gravar um vídeo em casa lendo o trecho escolhido e enviar para o e-mail biblioccbj@gmail.com junto com o nome do autor. Trechos de livros e textos de autoria própria também são bem-vindos. Esta semana, nossa convidada é Hoje temos Jéssica Sousa, nossa bibliotecária que vai ler um ensaio, publicado em 2018, de Aline Valek, escritora, ilustradora e autora do romance “As águas-vivas não sabem de si”.

Veja o texto em:

https://medium.com/mulheres-que-escrevem/temos-poucas-escritoras-86b444306c3b

?Serviço: SOMBRINHA LITERÁRIA: SEXTA MULTI APRESENTA “LEITURA DE AFETO”

O quê: Leitura  de Afeto convida para o envio de leituras de trechos literários que tenha marcado sua vida ou que lhe chama atenção.

Quando: 25/09

Como: Grave sua leitura de trecho especial e envie para biblioccbj@gmail.com

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 26/09 – SÁBADO

NARTE EM PAUTA – DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS

RELEASE: Dia 23 de setembro o Dia Internacional de Combate à Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres. Para falar sobre a importância dessa data, o CCBJ convidamos a educadora social Lídia Rodrigues.

?Serviço: NARTE EM PAUTA – DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO DEXUAL E O TRÁFICO DE MULHERES E CRIANÇAS

Quando: 26/09

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 27/09 – DOMINGO

É O BRINCA CONVIDA! GRUPO ÂNIMA TEATRO DE BONECOS APRESENTA ESPETÁCULO “MÃE D’ÁGUA” VÍDEO + BATE -PAPO, ÀS 16H, NO YOU TUBE CCBJ

RELEASE: Um menino curioso gostava de brincar no rio. Sempre que podia, e quando não podia também. Numa noite ele vai. Porém, aquela não é uma noite comum. É noite da Mãe D’Água subir a superfície. Inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional, Mãe D’Água apresenta o mistério delineado pela ingenuidade e imaginação; uma metáfora da busca humana por conhecer e explicar. Criar e recriar universos e paisagens. Povoá-los de seres e espécies. Nesta live, que acontece no domingo (27), o Youtube CCBJ apresenta o espetáculo e em seguida, bate-papo com os artistas.

?Serviço: É O BRINCA CONVIDA! GRUPO ÂNIMA TEATRO DE BONECOS APRESENTA ESPETÁCULO “MÃE D’ÁGUA”

Quando: 27/09

Onde: Youtube CCBJ