Cineteatro São Luiz exibe espetáculo “Frei Tito: vida, paixão e morte”

16 de setembro de 2020 - 14:33 # # #

O espetáculo, que tem texto de Ricardo Guilherme e direção de Graça Freitas, vai ao ar na semana em que é celebrado o nascimento de Frei Tito de Alencar Lima (14 de setembro). Foto: Guilherme Silva e Henrique Kardozo / Cineteatro São Luiz.

Escrita entre 1983 e 1985, a peça “Frei Tito: vida, paixão e morte” documenta a trajetória e o ideário de Frei Tito (1945 -1974), dominicano cearense, militante contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, preso político torturado e banido de seu país, jovem exilado que na França suicida-se. O espetáculo será exibido gratuitamente nesta sexta-feira (18), às 19h, no site do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e em seu canal no YouTube.

O texto, uma espécie de reportagem teatral, aborda, para além da biografia de Frei Tito, fatos marcantes relativos à geração que no Brasil encarnou a vanguarda de uma militância revolucionária. “Frei Tito: vida, paixão e morte” ganhou menção honrosa no Concurso Internacional de Obras Teatrais do Terceiro Mundo (UNESCO-Caracas, 1987) e é o resultado de pesquisa que envolve consulta aos livros: “Batismo de Sangue” de Frei Betto, “Fora do Campo” de Raniero La Valle e “Um Homem” de Oriana Fallaci.

O espetáculo que será exibido nesta sexta (18) tem texto de Ricardo Guilherme, direção de Graça Freitas, elenco composto por Maria Vitória, Leonardo Costa e William Mendonça, direção musical de Rami Freitas e montagem do Grupo Formosura de Teatro; foi gravado no palco do Cineteatro São Luiz e integra a faixa de programação “Curta Mais Teatro” do equipamento.

Espetáculo “Frei Tito: vida, paixão e morte” – Grupo Formosura de Teatro

Dia 18/09 (sexta-feira), às 19h

Acesso gratuito através do canal no YouTube do Cineteatro (http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza) e em seu site (www.cineteatrosaoluiz.com.br)

Classificação: 12 anos