Dragão do Mar lança trabalho autoral do cantor Zéis em apresentação virtual acústica, neste domingo (6)

2 de setembro de 2020 - 19:07 # # #

Compondo a programação de trabalhos selecionados na convocatória Arte em Rede, músico lança novo disco e interpreta canções de trabalhos anteriores.

Dando sequência às apresentações da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – exibirá, neste domingo (06), show virtual acústico do ator e músico Zéis. No web show “Sessões Acústicas”, o artista lançará músicas do novo disco, além de interpretar faixas de outros álbuns. A apresentação será exibida a partir das 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube/dragaodomarcentro).

Zéis lança “Caim”, seu mais recente disco, apresentando músicas deste trabalho que alterna momentos eletrizantes de pegada rock e instantes ao estilo folk. Em formato acústico, além de canções do novo trabalho, Zéis toca ainda músicas de seu primeiro disco solo, “De Preto em Blue”, e do disco ao vivo “Sessões Acústicas”. Instrumentos como o piano, o violão e a gaita convidam o público a mergulhar no universo intimista do show e o vocal potente do cantor apresenta a poesia das canções, transportando o espectador a diferentes dimensões poéticas. Em suas canções, o artista apresenta questionamentos existenciais profundos, além de questões identitárias, onde aborda o tema da negritude e as diversas formas de vivê-la.

Sobre o artista

Zéis é um artista da cena contemporânea cearense que transita por diferentes linguagens artísticas. É cantor, compositor e ator. É graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do IFCE. Esteve à frente da banda Capotes Pretos na Terra Marfim, com a qual lançou o EP “A Casa” (2013) e o álbum “Capotes Pretos na Terra Marfim” (2015), além de participar dos principais festivais cearenses da música independente. Em carreira solo, lançou dois álbuns: “De Preto em Blue” (2017) e “Sessões Acústicas” (2018). Agora, lança “Caim”, seu mais recente trabalho. Além da produção musical, Zéis assina também todas as composições do disco.

Dirige o show “Baile Preto” da cantora cearense Luiza Nobel, com quem também integrou o laboratório de criações do Porto Iracema das Artes, com tutoria da artista Mahmundi. Ainda em parceria com Nobel, venceu o Festival de Música da Juventude de Fortaleza e tocou em importantes festivais da cidade, incluindo a abertura do show da cantora Elza Soares pelo festival “Elos”.

O artista também é atuante na cena teatral da cidade, somando mais de 10 espetáculos nos quais assina a criação e direção da sonoplastia, entre eles “Arragaia”, “Devorando Heróis” e “Tempo Temporão”, além de suas contribuições na concepção das sonoplastias de “Îandé Tekoha”, “Orlando” e “A menina dos brincos de ouro”. Atuou no musical “A noiva e o condutor”.

No Mestrado, desenvolve a pesquisa “Texturas Musicais da Cena: criações de sonoplastia para teatro a partir da música contemporânea”, onde investiga procedimentos de criação de sonoplastia para teatro.

Sobre o Arte em Rede

O “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto a sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa “Cultura em Rede”, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço: Arte em Rede apresenta Web Show Sessões Acústicas com Zéis

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito

Duração: 42 min