ESCOLA DE GASTRONOMIA | Inscrições abertas para o 3º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social

28 de agosto de 2020 - 09:51

Inscrições de projetos relacionados com os temas da cultura alimentar e gastronomia social poderão ser realizadas de 27 de agosto a 4 de setembro nos sites da Secult e da Escola

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB),  instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar, lançou, nesta quinta-feira (27), o edital de seleção de projetos para  o Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 27 de agosto a 4 de setembro , nos sites www.secult.ce.gov.br e  www.gastronomiasocial.org.br.

O Laboratório de Criação é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas e palestras, que neste ano serão em formato on-line.

De acordo com Lina Luz, assessora especial de Gastronomia Social da EGDIDB, o Laboratório tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento de trabalhos vinculados a Cultura Alimentar Cearense, bem como dar espaço para novas propostas com vistas à valorização da gastronomia social local e ao uso de insumos da região. “Nossa proposta é colaborar com a solução de desafios e encontrar oportunidades nas áreas de cultura alimentar e a gastronomia social. Estes desafios e oportunidades podem estar no campo, na cozinha, no comércio, na logística e em outras tantas etapas deste vasto universo que é a cadeia da alimentação”, destaca Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

As atividades do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social terão início no próximo dia 16 de setembro. Demais informações sobre o processo de seleção deverão ser consultadas no edital.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

SERVIÇO – Edital de seleção para o Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Período de inscrições: 27 de agosto a 4 de setembro

Inscrições gratuitas nos sites www.secult.ce.gov.br e  www.gastronomiasocial.org.br.

Edital completo: https://bit.ly/2Db4RMA

Formulário para inscrição: https://forms.gle/6zGd3HoMyEpd4BVq6

Início das atividades dos laboratórios:  16 de setembro

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações pelos telefones: (85) 3458-3358 | (85) 98439-4964 | (85) 98439-4829