Lei Aldir Blanc: Secult realizou capacitação de equipes de suporte municipais

20 de agosto de 2020 - 18:40 #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, na tarde desta quinta-feira, 20/8, uma capacitação on-line de formação de equipes de suporte municipais que irão operacionalizar o Cadastro da Lei Aldir Blanc nas cidades cearenses utilizando o Mapa Cultural do Ceará. Optaram por utilizar a plataforma do Mapa Cultural 173 municípios, para o cadastramento dos espaços, pequenas empresas, cooperativa, pontos e pontões do setor cultural (inciso II da Lei Aldir Blanc). Confira na íntegra a atividade, que foi realizada em parceria com os municípios: https://www.youtube.com/watch?v=iHNEmNHp-Q0&feature=youtu.be.

Na ocasião, foi apresentado aos participantes um novo calendário para abertura dos cadastro dos agentes e espaços culturais, que deve acontecer no mês de setembro. Um novo treinamento para os gestores e equipe de suporte para cadastro no Mapa Cultural deve também acontece nos dias 8 e 9 do próximo mês.

“Estamos montando canais de comunicação, para que possamos ter contato mais permanente a respeito dos cadastros com vocês do suporte. A ideia é trabalhar com dois níveis de suporte. O Nível 1 é de responsabilidade dos municípios, para o atendimento dos cidadãos e o Nível 2 é de suporte da Secult para atendimento das equipe municipais”, destacou Daniel LEão, coordenador da equipe de suporte do Mapa Cultural do Ceará.

Segundo André Quintino,  integrante da equipe da Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secult, o sistema do Mapa Cultural vai ser utilizado por vários estado do Brasil, que se juntaram para desenvolver melhorias na plataforma, pelo volume de acesso exigido e as especificidades da Lei Aldir Blanc. A articulação também tem o objetivo de pensar também a parte de suporte, infraestrutura e cadastro. Os estados que participam de grupo de trabalho para melhorias do Mapa Cultural são: Alagoas, Pará, Bahia, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Minas Gerais. Durante esse período também foram feitas melhorias de usabilidade, acessibilidade, performance e segurança.