Lei Aldir Blanc: Secult realiza capacitação de coordenadores municipais

18 de agosto de 2020 - 18:07 #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, na tarde desta terça-feira, 18/8, uma reunião on-line de formação de gestores que irão responder pela coordenação do cadastro dos espaços culturais que solicitarem subsídios previstos pela Lei Aldir Blanc nos municípios do Ceará. Mais de 170 municípios cearenses irão utilizar a plataforma do Mapa Cultural do Ceará, para facilitar o processo de cadastramento dos espaços, pequenas empresas, cooperativa, pontos e pontões do setor cultural (inciso II da Lei Aldir Blanc). Confira na íntegra o vídeo da formação: https://www.youtube.com/watch?v=rpHyF_3Pluc.

A capacitação foi dividida em quatro tópicos: a apresentação da Lei Aldir Blanc; o suporte técnico para o Mapa Cultural; o funcionamento dos Mapas Culturais do CE; e a jornada de cadastramento do Mapa Cultural. A formação teve como facilitadores André Quintino, integrante da equipe da Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secult; e Daniel Leão, coordenador da equipe de suporte do Mapa Cultural do Ceará. Nesta quarta-feira, 19/8, também acontece um momento de preparação com a equipe de suporte dos municípios, que irão atender os agentes culturais e responsáveis pelos espaços culturais no momento do cadastramento para recebimento do subsídio da Lei Aldir Blanc.

“Os municípios devem dar suporte a quem está na ponta, fazendo o cadastro. Cada município utilizará seu próprio mecanismo de controle e atendimento do para o cidadão. A Secult, por sua vez, estará fazendo o atendimento às equipes municipais. A Secretaria montou um sistema de utilização de ferramentas de chat e registro de protocolo para dar suporte à demanda dos cadastros no Mapa Cultural do Ceará”, destacou Daniel Leão.

“A Secult também está criando a lista de perguntas e respostas frequentes, o hotsite da Lei Aldir Blanc, os vídeos  de tutorial das operações, e fazendo capacitações gravadas, como esta de agora, e o passo a passo de cada operação”, salientou também.