Com apoio da Secult, programa Escolas Criativas lança novo ciclo de formação

10 de agosto de 2020 - 18:12 # #

Buscando ajudar a construir coletivamente um modelo de educação mais inovador, as formações acontecem de 11 de agosto a 15 de outubro no canal do youtube da iniciativa.

 

O Escolas Criativas recebe inscrições para o ciclo de formação online Educação Conectada, que acontece com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O curso reúne especialistas de várias regiões do país para promover ambientes de discussões de cultura, inovação e tecnologia, sustentabilidade e gestão escolar. Durante o segundo semestre de 2020 serão ofertados 20 aulas online, totalizando 40 horas de conteúdo gratuito e online.

Inscreva-se agora

Dentre os(as) especialistas que facilitarão o processo formativo estão: Juca Ferreira (BA) – Sociólogo e ex ministro da Cultura; Dane de Jade (CE) – Atriz-pesquisadora, radialista e gestora cultural; Flávia Monteiro Barros (RJ) – Doutora em Educação e Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ) e Allan da Rosa (SP) – escritor, angoleiro, historiador, dramaturgo e doutorando em educação.

A atividade é fruto das mudanças advindas no contexto da pandemia mundial de Covid-19. O Escolas Criativas busca refletir acerca do processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social. Essas reflexões geraram novas práticas e iniciativas que vêm mobilizando estudantes, educadores e comunidade em geral.

O programa Escolas Criativas é uma realização de Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da lei de incentivo à cultura, a iniciativa é uma correalização da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.

Ciclo de Formação Online – Educação Conectada

O que é: O Ciclo de Formação Online é uma maneira que o programa Escolas Criativas vem desenvolvendo durante a pandemia para gerar e partilhar conteúdos sobre a educação e sua interface para a cultura, a inovação, as tecnologias e a sustentabilidade. Em formato de lives, esses encontros conectam educadores e especialistas nas diversas áreas correlacionadas a temáticas estruturantes para o desenvolvimento da educação do futuro, já em prática no presente. Esses encontros formativos ajudam as práticas pedagógicas se conectarem com diversas áreas do saber, bem como qualificam seus impactos na formação de estudantes e da comunidade em geral. Os encontros serão online e transmitidos pelo canal do programa no YouTube: youtube.com/escolascriativas. Depois de transmitidos, cada programa fica gravado e disponível para consulta ao grande público. Em sua segunda edição, este ciclo de formação online terá 20 lives, cada uma com 2 horas de duração e um especialista convidado.

Para quem: Educadora(e)s, prioritariamente, especialmente que estejam envolvidos na execução do programa Escolas Criativas no Ceará e no Rio de Janeiro. Entretanto, visto que se trata de uma iniciativa que gera conteúdos relevantes para diversas áreas das Ciências Humanas, é também recomendado para estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam nesse setor.

Com quem: educadores e especialistas nas diversas áreas relacionadas a temáticas estruturantes para o desenvolvimento da educação do futuro

Objetivo: Tendo em vista os desafios da sociedade para o século XXI, o Ciclo de Formação Online contribui no reposicionamento da educação brasileira a partir de sua interface com temas estruturantes para o desenvolvimento social e humano, através da geração, partilha e difusão de conhecimentos pela web.

Quando: entre entre 11 de agosto e 15 de outubro. Inscrições a partir de 04 de agosto (para obtenção de certificado)

Carga Horária: 20 lives, cada uma com duração de 2 horas

Local: youtube.com/escolascriativas

Horário: terças e quintas-feiras, das 16h às 18h

Programação online e gratuita

Inscreva-se no Ciclo de Formação Online Educação Conectada.