Arte em Rede: Secult e Rede de Equipamentos divulgam resultado final da convocatória com divisão por equipamentos

31 de julho de 2020 - 17:12

Com a fase de recursos finalizada, a convocatória tem seu resultado definitivo divulgado com encaminhamentos dos projetos divididos por equipamento, complementando suas programações culturais

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), junto a sua Rede de Equipamentos Culturais e o Instituto Dragão do Mar (IDM), divulgam, nesta sexta-feira, 31 de julho, o resultado final do “Arte em Rede”, convocatória para seleção de projetos em formato digital. Com a ampliação de 140 para 165 projetos contemplados, o resultado definitivo inicia a fase de programação dos conteúdos aprovados nas agendas culturais dos cinco equipamentos de difusão da Secult – a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão e o Theatro José de Alencar – de agosto a dezembro de 2020.

Confira o resultado acessando: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/files/opportunity/1773/arte_em_rede_-_resultado_final.pdf

Com uma curadoria realizada por uma equipe de 48 avaliadores, envolvendo 08 equipamentos culturais e 04 coordenadorias da Secult, a convocatória Arte em Rede traz esse diferencial colaborativo em seu formato, potencializando a força da rede de equipamentos de difusão. Com a finalização do resultado, os próximos passos agora serão o contato de cada equipamento com os proponentes previstos para a sua programação cultural, a fim de encaminhar processos internos e programar a divulgação dos respectivos projetos que serão veiculados complementando suas agendas até o final de Dezembro.

Outro diferencial da convocatória Arte em Rede que ganha luz nesta nova etapa é a movimentação criativa contínua, uma vez que 66 projetos aprovados consistem em propostas de criação ou conteúdo e desenvolvimento, fomentando este respiro criativo.

As mais distintas linguagens artísticas foram contempladas e temáticas variadas como memória e afetividade, diálogos sobre cultura e cidade e outras tantas possibilidades de fazer arte, como os trabalhos experimentais. Em relação às linguagens, a convocatória abrange categorias como Artes Integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design), Artes Visuais e Fotografia, Audiovisual e Arte Digital, Teatro, Circo e Humor, Cultura popular; Dança; Humor, Dança e Performance, Literatura, Livro e Leitura, Música, Produção, Gestão Cultural e Apoio Técnico.

SAIBA MAIS

O “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

A Convocatória também integra o Programa “Cultura em Rede”, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

A ampliação do número de selecionados – de 140 para 165 projetos – também é uma ação inédita. Buscando atender o grande número de projetos bem avaliados entre os 865 inscritos, os gestores da Rede de Equipamentos Culturais, em decisão consensual e unânime, fizeram uma revisão do planejamento e realizaram o remanejamento de programações para acolher mais iniciativas culturais do Ceará. Por esse motivo, a programação on-line prevista nos equipamentos a partir dos projetos selecionados também foi estendida até dezembro de 2020.