Prêmio Culturas Indígenas do Ceará: Secult divulga nesta segunda-feira (27/7) o Resultado Final do Prêmio

27 de julho de 2020 - 16:11

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) tornou público nesta segunda-feira (27/7) o Resultado Final do I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará.

Confira: RESULTADO FINAL – I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará

Confira: RESULTADO APOS RECURSO – I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará

Sobre o Prêmio

O Prêmio é uma ação de reconhecimento e valorização às iniciativas culturais dos povos indígenas em território estadual, com suas formas de expressão, de celebrações e saberes realizadas ou em andamento no Estado do Ceará. Esta premiação acontecerá de forma bienal, conforme previsto no Plano Plurianual (PPA).

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Ceará, que é uma instância consultiva e deliberativa, de planejamento, articulação, gestão compartilhada e de controle social promoveu a chamada pública para selecionar 25 (vinte e cinco) iniciativas das culturas indígenas com suas condições de existência e livre manifestação do protagonismo de diferentes Povos Indígenas no Estado do Ceará. Essa é uma ação em consonância com a política do patrimônio cultural e memória que visa o fortalecimento da salvaguarda da diversidade étnica, artística e cultural, das referências culturais de natureza material, imaterial e da memória cearense.

O Ceará é referência pela diversidade e pluralidade da cultura tradicional, das manifestações da cultura indígena. Ao todo foram 16 (dezesseis) prêmios voltados para o fortalecimento e valorização da salvaguarda da memória, do patrimônio e história local, das festas e rituais sagrados, dos museus indígenas, dos processos educacionais diferenciados, das artes e artesanatos, dos sabores da culinária indígena e dos saberes dos troncos velhos.