Cineteatro São Luiz estreia online, nesta quinta (30), o documentário “Botes Bastardos” de Pedro Cela

27 de julho de 2020 - 17:09

O filme já alerta em sua sinopse que não pretende ser um manual de construção dos botes Bastardos de Camocim, mas uma busca sensível pelas histórias que os botes contam, um olhar lançado a prática quase extinta na confecção artesanal dessas resistentes embarcações à vela, realizada com as instruções transmitidas ao longo do tempo, passadas de geração em geração. O documentário “Botes Bastardos” é dirigido por Pedro Cela e estreia na programação online do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), nesta quinta-feira (30), às 20h.

Camocim está no Litoral Oeste do Ceará e tem uma visão privilegiada, não só pelas dunas e coqueiros a perder de vista, mas pelas pequenas embarcações de madeira ancoradas em sua orla. Os Botes Bastardos são canoas, botes e jangadas, ou seja, pequenos barcos equipados com velas triangulares e é considerado o barco a vela latina mais antiga do mundo ainda em atividade. Um dos carpinteiros dessas resistentes embarcações é Chico Elias, personagem que é possível conhecer melhor no filme.

A programação faz parte da Semana do Audiovisual Cearense que, desde o mês de maio, todas as quintas e sempre no horário das 20h, coloca um novo filme em cartaz. “Botes Bastardos” encerra esse primeiro ciclo da programação que volta no mês de agosto com outros títulos. Toda a programação tem acesso gratuito e mesmo após a estreia pode ser acessada no site do Cineteatro São Luiz e em seu canal no YouTube.

Serviço

Estreia online de Botes Bastardos

30/07 (quinta-feira) às 20h

Direção: Pedro Cela | Documentário | Brasil | 2016 | 15′

No site do Cineteatro (https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense) e em seu canal no YouTube (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza)