Secult Ceará divulga ampliação da Rede de Mapas Municipais da Cultura, conheça os municípios

17 de julho de 2020 - 20:47

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) divulga, no dia 17 de julho, a ampliação da Rede de Mapas Municipais da Cultura, conheça os municípios em listagem abaixo. De início, foram anunciados 20 municípios, mas 24 foram selecionados – cada macrorregião possuindo, assim, pelo menos 1 município selecionado. No Ceará, teremos, em breve, um total de 29 municípios integrando a rede de mapas municipais, ampliando a alcance da rede mapas de 35% (considerando os municípios de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Chorozinho e Guaramiranga que já fazem parte da rede) para 54% da população cearense. Os municípios que não foram contemplados farão parte, de forma prioritária, da base de solicitações para as futuras adesões. Lembrando que meta até o final do próximo ano é que tenhamos todos os 184 municípios com os seus mapas. A Secult Ceará entrará, em breve, em contato com os municípios que farão a adesão para planejar os próximos passos.

Conheça aqui os municípios

A Secult Ceará celebra os novos integrantes, ressalta a importância da política dos mapas culturais que agora somam-se à Rede dos Mapas Culturais da Secult. Com a Lei Aldir Blanc e toda a mobilização da sociedade civil e das gestões em tempos de emergência cultural, salientamos ainda a importância da Política dos Mapas Culturais como uma ação do Sistema Estadual de Cultura com vistas ao fortalecimento dos sistemas municipais de cultura, conforme preconiza a Meta 1 da lei 26.026/2016 do Plano Estadual de Cultura. Outro elemento salutar é a agenda das políticas de informações e indicadores como ferramenta para qualificação do acesso às políticas culturais e instrumento de governança digital.

Ressaltamos também que, em breve, a Secult Ceará irá realizar evento de assinatura dos Termos de Cooperação entre os municípios selecionados nesta primeira etapa. Parabéns!

Saiba mais: https://sic.secult.ce.gov.br/

Lembramos que todos os dirigentes municipais podem utilizar o Mapa Cultural do Ceará para continuar promovendo o cadastramento de agentes e espaços do seu município e que essas informações serão utilizadas como base para a implementação da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural no Ceará. Após a sanção da lei, a Secult disponibilizará através do Mapa Cultural um formulário para aqueles que estejam aptos a serem beneficiários para as ações na lei Aldir Blanc.

Próximo passos para os municípios selecionados

A criação do Mapa Municipal é realizada através do termo de cooperação técnica entre a SECULT-CE e Secretaria municipal de cultura ou o órgão correspondente. De um modo geral, cabe à SECULT-CE oferecer a infraestrutura de hospedagem da plataforma, criar e configurar o “Mapa Municipal”, garantir o bom funcionamento da plataforma e oferecer um treinamento inicial. Para o município cabe realizar a administração da plataforma, prestar suporte aos usuários e, caso necessário, investir na customização e/ou implementação de melhorias específicas da plataforma.

Equipe mínima recomendada para o projeto nos municípios:

Perfil do administrador da plataforma: responsável pelo mapas municipal. Deve possuir articulação com as secretarias de cultura da região, fórum, artistas e produtores culturais, também deve participar das discussões nacionais sobre os sistemas de indicadores e informações culturais. Uma de suas metas é garantir o cadastrado de todos os agentes, espaços, eventos e projetos do município no Mapas.

Perfil do suporte: pessoa comunicativa, com bons conhecimentos de informática e que saiba mexer no na plataforma Mapa Cultural. Ela é responsável por tirar dúvidas dos usuários, realizar treinamentos, monitorar e estimular a utilização do mapas, principalmente dentro da secretaria de cultura do município.

Eles obterão um suporte da Secult, nesta etapa inicial. O grande benefício para o município  é  ter  é uma base de dados com mais autonomia para elaborar políticas públicas a partir das informações geradas com o Mapa” destaca André Lopes, Orientador da Célula de Desenvolvimento Institucional.

Mapa Cultural do Ceará

O Mapa Cultural do Ceará é uma plataforma livre, colaborativa e interativa de mapeamento do cenário cultural cearense e instrumento de governança digital no aprimoramento da gestão pública, dos mecanismos de participação e da democratização do acesso às políticas culturais promovidas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Com o Mapa Cultural do Ceará, é possível se programar para conhecer as opções culturais que as cidades cearenses oferecem: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras. Além de conferir a agenda de eventos, você também pode colaborar na gestão da cultura do Estado: basta criar seu perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, fica também mais fácil participar dos editais e programas da Secretaria, além de poder divulgar seus eventos, espaços ou projetos.