Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza programação de lives nas redes sociais

17 de julho de 2020 - 16:00

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) lançou, em julho, a série on-line “Gastronomia Social em Diálogo”. Trata-se de uma série de bate-papos e receitas transmitidos ao vivo nos canais do Instagram e Youtube para colaborar com a comunidade local e contribuir para a socialização de conhecimento. Neste mês, os encontros acontecem sempre às quartas, a partir das 17h30, em www.instagram.com/escolagastronomiasocial.

“Foi a forma que encontramos de estarmos próximos dos alunos e interessados em geral, compartilhando conhecimentos de importantes temas na área”, afirma Selene Penaforte, superintendente da Escola.

Com foco nos temas Gastronomia Social, Cultura Alimentar e Empreendedorismo, a coordenação da Escola fez uma seleção de convidados. A chef Teresa Corção e a jornalista Izabel Gurgel já passaram pela programação falando sobre Agricultura Alimentar e Cozinha com lugar de afeto. Para as próximas semanas, os convidados são Joselito da Silva Motta, pesquisador dos Usos da Mandioca (dia 22/07); Adriana Salay, historiadora e Rodrigo Oliveira, chef de cozinha (dia 29/07).

Convidados:

Joselito da Silva Motta, mestre em Extensão Rural, é pesquisador  dos Usos da Mandioca e atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura (EMBRAPA) em Cruz das Almas (Bahia).

Adriana Salay é historiadora e pesquisa sobre hábitos alimentares há 9 anos. Atualmente desenvolve um doutorado em História Social na USP sobre a fome no Brasil e é professora de cursos de pós-graduação em gastronomia. Mestre pela mesma instituição, desenvolveu um trabalho sobre o consumo de feijão e a transformação da mesa do brasileiro nos últimos 50 anos.

Rodrigo Oliveira é chef de cozinha do restaurante Mocotó, restaurante sertanejo em São Paulo desde 1973, e comanda mais três casas: Mocotó Café no Mercado de Pinheiros e no Shopping D e o Balaio, dentro do Instituto Moreira Salles. Recentemente, lançou o livro “Mocotó – o pai, o filho e o restaurante” premiado como melhor livro de gastronomia do Brasil pelo Gourmand Cookbook Award.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço:

Gastronomia Social em Diálogo – Programação de julho/2020

Quartas-feiras, sempre às 17h30, em www.instagram.com/escolagastronomiasocial

Dia 22 – Tema: Farinhas do Brasil; qual a melhor delas? Você vai saber” | Convidado: Joselito da Silva Motta, pesquisador da Embrapa

Dia 29 – Tema: Fome e sua historicidade nas políticas públicas + “Quebrada Alimentada”, como um exemplo de ação de combate à fome vindo da sociedade civil | Convidados: Adriana Salay, historiadora e Rodrigo Oliveira, chef de cozinha