Porto Dragão || Grupo de teatro experimental cearense, Expressões Humanas, é protagonista no 9º episódio do “Nós no Batente” do Porto Dragão

13 de julho de 2020 - 12:02

Penúltimo episódio da 1º temporada do programa Nós no Batente será exibido nesta quarta-feira,(15/7) com a participação do grupo de teatro experimental cearense

Expressões Humanas

 

É com muita alegria que o Nós no Batente apresenta o Grupo Expressões Humanas para ser o protagonista de seu penúltimo episódio e aproveita para lembrar que os demais episódios, que contam a história dos outros nove coletivos convidados também estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão.

 

Buscando realizar um recorte deste momento atual e pensar no futuro, o Porto Dragão, em parceria com a Prodança e o Levante – Teatro de Grupo, produziu o programa “Nós no Batente”, uma série documental de 10 episódios que mostra um panorama do viver de arte através de entrevistas com grupos do teatro e da dança do Ceará.

 

SOBRE O COLETIVO EXPRESSÕES HUMANAS

O Grupo Expressões Humanas iniciou sua trajetória em janeiro de 1990, como um grupo de teatro experimental, criado com a proposta de contribuir para a difusão e discussão do fazer teatro e do papel do artista em nossa sociedade.

 

Para isso, mantém como fonte de pesquisa e inspiração, o “Teatro Ritualístico Contemporâneo”, onde são abordados os conceitos primórdios do teatro, que através da comunicação com o divino, o fenômeno artístico era expressado, principalmente nas festas voltadas a Dionísio.

Com especial enfoque para a “Poética do Espaço Cênico”, a “Poesia Corpórea do Ator Criador” e para o ser enquanto indivíduo e identidade cultural, o grupo explora o lado sensorial e as vivência reais das emoções de cada personagem nos exercícios cênicos, com a ligação entre as práticas realizadas por cada artista.

PRINCIPAIS ESPETÁCULOS

Completando 30 anos de ‘expressões’, atualmente, possui em seu currículo mais de 20 trabalhos, encenando obras de grandes nomes da literatura, como Virgínia Woolf e Clarice Lispector. Do desejo por levantar questões sobre algumas esferas da sociedade, que o grupo também aborda temas que tratam, por exemplo, sobre a questão dos povos indígenas, como na peça Îandé Tekoha, uma de suas últimas criações, e já pautou temas importantes sobre a cultura nordestina, nas peças ‘Morte e Vida Severina’ e ‘Rosa um Sertão’.

 

LIVRO

Em 2015, o grupo teve a oportunidade de lançar, com apoio do Ministério da Cultura (Minc), o livro “Grupo Expressões Humanas – Estética, Ética e Poética no trabalho de 25 anos”. A publicação, assinada por Herê Aquino, com a colaboração de Marina Brito e Siomar Ziegler, aborda os processos de criação de cada espetáculo e mostra a trajetória de 25 anos do grupo.

 

SERVIÇO
Programa “Nós no Batente”, com Grupo Expressões Humanas

Episódio 9, em 15/7, quarta-feira, 19h30
Canal do Porto Dragão no Youtube
Youtube.com/PortoDragao
@portodragaoce (Instagram)