Museus de Arte Contemporânea do Dragão do Mar e do Rio Grande do Sul conversam sobre o projeto “Mulheres nos Acervos”, nesta terça-feira (14)

13 de julho de 2020 - 11:32

Na série “MAC Indica”, o Museu cearense convida profissionais do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e do Projeto “Mulheres nos Acervos” para apresentarem sobre suas iniciativas. Bate-papo contará com tradução em LIBRAS.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar dá continuidade ao programa de intercâmbios de experiências museológicas com outras instituições e realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 18h, mais uma edição do programa MAC Indica, que desta vez tratará sobre o projeto “Mulheres no Acervo”, numa conversa ao vivo com Mel Ferrari, uma das coordenadoras do projeto, e Pietro Kosta, educador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. O bate-papo será transmitido no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro) e contará com intérpretes de LIBRAS.

Para falar sobre esse projeto e comentar as experiências do MAC-RS relacionadas à presença de mulheres artistas nos acervos de arte contemporânea, a educadora Andrea Dalveroni, do MAC Dragão, conduzirá o bate-papo com Pietro Kosta (MACRS) e Mel Ferrari (Mulheres nos Acervos). Mel fará uma apresentação do projeto Mulheres nos Acervos (@mulheresnosacervos), pesquisa coordenada também por Cristina Barros, Marina Roncatto e Nina Sanmartin, que traz uma panorama da presença de artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre. A fala de Mel será seguida do relato de Pietro, que falará sobre as implicações institucionais da exposição “47% | Artistas mulheres no Acervo do MACRS” e seus desdobramentos durante o período da quarentena projeto em desenvolvimento pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS. Após as exposições das experiências, o debate seguirá com a troca de experiências e abertura de perguntas para os espectadores.

Sobre os convidados

Pietro Kosta é artista, bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve um projeto de pesquisa vinculado ao CNPq. Estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Atua como arte-educador no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS.

Mel Ferrari é historiadora da arte e produtora cultural que integra o projeto “Mulheres nos Acervos”. É mestranda da PGEHA-USP. Foi curadora de exposições em diversas instituições de Porto Alegre. Trabalhou no núcleo de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Produz a Papelera Feira de Arte Gráfica e é coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul.

Andrea Dalveroni é graduanda em Artes Visuais (IFCE) e estudou Belas Artes em um intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. É arte educadora do MAC Dragão onde realiza mediações em inglês e oficinas com pesquisa em memória sensorial e afetiva.

Sobre o MAC Indica

O “MAC Indica” é uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará para compartilhar com o público indicações de leituras, cursos, palestras e projetos que têm sido desenvolvidos em diferentes instituições.

Serviço: Live MAC Indica “Mulheres nos Acervos”
Data: 14 de julho de 2020 (terça-feira)
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS