Programação do Dragão do Mar entre 13 e 19 de julho

10 de julho de 2020 - 17:00

 

13 de julho (segunda-feira)

Siará Quilombo – Roda de Conversa “Dramaturgias Pretas”

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Produção teatral preta contemporânea será discutida em roda de conversa, ao vivo, no canal Dragão do Mar no YouTube, na próxima segunda-feira (13)

Integrando o ciclo programático “Siará Quilombo”, com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro, o debate traz profissionais de dramaturgia de diferentes regiões do Brasil para uma conversa sobre o panorama nacional dessas produções.

Dando sequência ao ciclo programático “Siará Quilombo”, que ao longo deste mês evidencia ações de protagonismo de individuais e coletivos artísticos cearenses negros do Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o grupo Nóis de Teatro, realiza, na próxima segunda-feira, 13 de julho, às 21h, no canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), a roda de conversa “Dramaturgias Pretas”. O debate contará com a participação dos profissionais ligados à dramaturgia Jé Oliveira (Coletivo Negro – SP), Onisajé (Yakekerê no Ilê Axé Oyá Ladê Inan – BA) e Anderson Feliciano (Polifônica Negra – MG) e será mediado por  Altermar Di Monteiro, diretor do Nóis de Teatro e coordenador de curadoria do Siará Quilombo.

Segundo Altemar Di Monteiro, o programa Siará Quilombo pode ser compreendido como um território que fortalece suas raízes e dialoga com o mundo, por isso, busca ampliar os referenciais para, a partir desse intercâmbio de experiências com profissionais de dramaturgia de outros estados do Brasil, enaltecer a pluralidade e a potência da produção teatral preta contemporânea, numa conversa que perpassa por temas como cidade, ancestralidades e performatividade dos corpos pretos.

Sobre es participantes

Jé Oliveira (SP) | je_oliveiraaaa

Graduando em Ciências Sociais, é um dos fundadores do Coletivo Negro, em São Paulo. Ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André.

Onisajé é yakekerê do Ilê axé Oyá L´adê Inan, encenadora graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Mestra e doutoranda em Artes cênicas pelo PPGAC-UFBA, dramaturga e preparadora/formadora de atuantes.

Anderson Feliciano (MG) | @andersonfelicyano

Dramaturgo, performer e curador da mostra Polifônica Negra. É mestrando em dramaturgia. Em 2019, foi um dos curadores da Janela de Dramaturgia e em 2018, curador assistente do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte.

Altemar Di Monteiro (mediador) | @altemardimonteiro

Encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Doutorando em Artes da Cena, pesquisa as relações entre corpo e cidade nas tessituras poéticas do teatro de rua contemporâneo e suas interfaces com as cidades imprimidas pelas periferias urbanas e suas negritudes.

Até o início de agosto, outras ações serão realizadas nos canais de comunicação do Dragão do Mar, onde o Nóis de Teatro atuará com ações de debate e visibilidade da comunicação e do protagonismo preto online, seja nos stories e no feed, além do site e canal do Dragão no YouTube. Algumas dessas programações são anunciadas, como a roda de conversa “Dramaturgias Pretas”, que trará, no dia 20 de julho, o 4º Alvoroço, um sarau virtual aberto. O público do Dragão será também surpreendido com outras iniciativas durante todo o mês. Mais detalhes sobre a programação do Siará Quilombo podem ser encontrados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Siará Quilombo

Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de “aquilombamento virtual”: arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo. A fim de contribuir com a visibilidade dos/das artistas e coletivos pretes cearenses e ampliar o debate sobre o protagonismo preto na produção cultural brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para realizar o pensamento curatorial bem como para utilizar os canais de comunicação do Dragão como veículo de expressão artística e debate de pautas pertinentes ao tema. A programação homenageia a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). O Siará Quilombo conta com a coordenação de curadoria de Altemar Di Monteiro e produção de Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, que também são apresentadores junto com Bruno Sodré e Doroteia Ferreira; Batuta assume a técnica de vídeo e a interpretação de Libras é feita por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes.

Serviço: Siará Quilombo – Roda de Conversa “Dramaturgias Pretas”

Data: 13 de julho (segunda-feira)

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

14 de julho (terça-feira)

Live MAC Indica “Mulheres no Acervo”
Horário: 19h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

Museus de Arte Contemporânea do Dragão do Mar e do Rio Grande do Sul conversam sobre o projeto ” Mulheres nos Acervos”, nesta terça-feira (14)

Na série “MAC Indica”, o Museu cearense convida profissionais do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e do Projeto “Mulheres nos Acervos” para apresentarem sobre suas iniciativas. Bate-papo contará com tradução em LIBRAS.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar dá continuidade ao programa de intercâmbios de experiências museológicas com outras instituições e realiza, nesta terça-feira (14), a partir das 18h, mais uma edição do programa MAC Indica, que desta vez tratará sobre o projeto “Mulheres no Acervo”, numa conversa ao vivo com Mel Ferrari, uma das coordenadoras do projeto, e Pietro Kosta, educador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. O bate-papo será transmitido no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro) e contará com intérpretes de LIBRAS.

Para falar sobre esse projeto e comentar as experiências do MAC-RS relacionadas à presença de mulheres artistas nos acervos de arte contemporânea, a educadora Andrea Dalveroni, do MAC Dragão, conduzirá o bate-papo com Pietro Kosta (MACRS) e Mel Ferrari (Mulheres nos Acervos). Mel fará uma apresentação do projeto Mulheres nos Acervos (@mulheresnosacervos), pesquisa coordenada também por Cristina Barros, Marina Roncatto e Nina Sanmartin, que traz uma panorama da presença de artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre. A fala de Mel será seguida do relato de Pietro, que falará sobre as implicações institucionais da exposição “47% | Artistas mulheres no Acervo do MACRS” e seus desdobramentos durante o período da quarentena projeto em desenvolvimento pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS. Após as exposições das experiências, o debate seguirá com a troca de experiências e abertura de perguntas para os espectadores.

Sobre os convidados

Pietro Kosta é artista, bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve um projeto de pesquisa vinculado ao CNPq. Estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Atua como arte-educador no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS.

Mel Ferrari é historiadora da arte e produtora cultural que integra o projeto “Mulheres nos Acervos”. É mestranda da PGEHA-USP. Foi curadora de exposições em diversas instituições de Porto Alegre. Trabalhou no núcleo de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Produz a Papelera Feira de Arte Gráfica e é coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul.

Andrea Dalveroni é graduanda em Artes Visuais (IFCE) e estudou Belas Artes em um intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. É arte educadora do MAC Dragão onde realiza mediações em inglês e oficinas com pesquisa em memória sensorial e afetiva.

Sobre o MAC Indica

O “MAC Indica” é uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará para compartilhar com o público indicações de leituras, cursos, palestras e projetos que têm sido desenvolvidos em diferentes instituições.

Serviço: Live MAC Indica “Mulheres nos Acervos”
Data: 14 de julho de 2020 (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

16 de julho (quinta-feira)

Palestra online “Arte Contemporânea e a Crítica dos Processos Criativos”

Horário: 15h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

MAC Dragão traz Cecília Almeida Salles para palestrar sobre crítica de processo criativo em arte contemporânea, nesta quinta-feira (16)

Renomada pesquisadora e autora de inúmeras publicações sobre o tema, convidada ministrará conferência virtual no canal do Dragão do Mar no YouTube.

A fim de ampliar sua atuação para além da difusão e se consolidar como espaço de experimentação da produção e de produção de conhecimento, o Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar convida a pesquisadora Dra. Cecília Almeida Salles (SP) para ministrar fala sobre “Arte Contemporânea e a Crítica dos Processos Criativos”, nesta quinta-feira (16), a partir das 15h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). A conferência, que será acessível para surdos, com interpretação em Libras, será seguida de debate com Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão.

A professora compartilhará as percepções e os conceitos elaborados ao longo da sua trajetória de pesquisa voltada à crítica dos processos de criação em múltiplas artes, destacando questões pertinentes à arte contemporânea e provocando uma reflexão sobre o atual panorama. Cecília retoma o lugar da crítica que trabalha dentro dos processos, não gera julgamento de obras fechadas e abre espaço para as singularidades existentes entre artista e obra em momentos de produção.

Sobre a palestrante

Cecilia Almeida Salles é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Sobre a mediadora

Cecília Bedê é curadora e pesquisadora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação nas mídias, e especialista em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Graduada em Artes Visuais pela FGF/CE, tem experiências profissionais nas áreas da arte-educação, gerenciamento de acervos, produção, curadoria de exposições e no campo editorial das artes visuais.