Artistas e pesquisadores discutem formação em artes visuais e virtualidade em série de encontros online

9 de julho de 2020 - 13:59

O encontro “Poéticas de Coexistência – Artes Visuais & Fotopoéticas” acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho, com lives pelo Youtube e Facebook

A fim de pensar os desafios impostos à formação em artes visuais neste cenário desenhado pela pandemia e seus possíveis desdobramentos, o Porto Iracema das Artes promove, na próxima semana, o encontro Poéticas de Coexistência – Artes Visuais & Fotopoéticas: Exercícios experimentais da liberdade. Serão três dias de debates, de 14 a 16 de julho, com artistas e pesquisadores das artes visuais de várias partes do País, que trarão diferentes olhares sobre a temática. As discussões serão transmitidas pelo canal do Youtube e pelo Facebook da Escola, simultaneamente, sempre às 15h.

Partindo do tema norteador para o ano de 2020 na Escola, os encontros estão sendo realizados a partir das linguagens artísticas que integram as esferas formativas do Porto Iracema. A ideia é promover um processo de reflexão sobre a formação em artes, com o objetivo de levantar questões que possam nortear a elaboração de um projeto público de plataforma de formação virtual, a partir da experiência vivenciada e compartilhada pelos convidados e participantes.

A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, acentua a importância dos debates. “O ambiente da pandemia jogou nossa existência pública para o mundo virtual, desencadeando um processo de exacerbação de conteúdos variados. No entanto, no que se refere à educação, o Brasil vive um verdadeiro apagão. Assim, uma das agendas mais urgentes é pensar a formação artística a partir do que estamos vivendo e, daí, seguirmos para a construção de um ambiente de formação qualificada”, observa a professora.

PROGRAMAÇÃO 

Para abrir os diálogos, na terça-feira, dia 14, a primeira mesa discute desafios cotidianos de artistas e professores que vão refletir sobre a urgência da inserção de temas como raça, gênero, religião, sexualidade etc na formação em arte. A partir do tema “Arte como invenção, afirmação e cuidado de si e do mundo – Formação e questões urgentes”, participam a historiadora e coordenadora de Educação do Instituto Moreira Salles (IMS), Renata Bittencourt, a artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Giselle Beiguelman, e o artista visual e professor Claudio Bueno. A mediação será do artista e professor Wellington Jr., da Universidade Federal do Ceará.

Na quarta-feira (15), segundo dia de encontro, a mesa tem como foco discutir o fazer artístico e seus deslimites tendo a arte como esse lugar de liberdade, tanto para a criação como para a formação, e como cada uma dessas ações só funciona em diálogo com a outra. As convidadas para a conversa “O fazer artístico e seus deslimites – Formação na criação, criação na formação” são a fotógrafa, artista visual, curadora e articuladora pernambucana Ana Lira, a pintora, ilustradora, muralista e terapeuta transpessoal Kaliane Dassi e a cuiabana Naine Terena, doutora em educação pela PUC-SP, indígena da etnia Terena e ativista. A escritora, artista visual e educadora Fernanda Meireles é quem mediará o debate.

Na terceira e última mesa do encontro, quinta-feira (16), a discussão será sobre o lugar do virtual nas artes para além das tecnologias digitais. Pensar as relações que a liberdade da arte nos impõe ao considerar todo o contexto, todo o entorno do qual estamos inseridos para acessar qualquer conteúdo. A partir do tema “O museu é o mundo, a rede, a casa – O virtual nas tecnologias digitais e além”, participarão da conversa o artista visual, professor e pesquisador Alexandre Sequeira, a professora e pesquisadora Renata Felinto e a educadora e pesquisadora pernambucana Gleyce Kelly HeitorValquíria Prates, curadora, pesquisadora e educadora, vai mediar o encerramento desta edição.

  • Confira a programação detalhada

>>> 14 de julho (terça-feira) – 15h

Arte como invenção, afirmação e cuidado de si e do mundo – Formação e questões urgentes

Com Renata Bittencourt (IMS-SP), Giselle Beiguelman (FAU-USP) e Claudio Bueno (SP)
Mediação – Wellington Jr. (UFC)

>>> 15 de julho (quarta-feira) – 15h

O fazer artístico e seus deslimites – Formação na criação, criação na formação

Com Ana Lira (PE), Kaliani Dassi (Campinas – SP) e Naine Terena (PUC-MT)
Mediação – Fernanda Meireles (UFC)

>>> 16 de julho (quinta-feira) – 15h

O museu é o mundo, a rede, a casa – O virtual nas tecnologias digitais e além

Com Renata Felinto (URCA), Alexandre Sequeira (UFPA) e Gleyce Kelly Heitor (PE)
Mediação – Valquíria Prates (Unesp)

Os currículos de todos os convidados e mediadores estão em nosso site e no PDF em anexo. 

Sobre o tema do ano 2020

Como coexistir em tempos de intolerâncias e autoritarismos? Como viver com e ser afetado pelo outro num tempo em as diferenças de ideias, de visões de mundo, de convicções políticas, de classe social, facilmente se transfiguram em extrema violência simbólica e física? Neste ano de 2020, a escola Porto Iracema das Artes propõe o tema Poéticas de Coexistência justamente para fomentar o debate sobre a convivência com as diferenças. Não se trata, certamente, de anular o conflito, o embate, pois esses são necessários para a mobilização das lutas sociais e a produção de conquistas e avanços, sobretudo em sociedades marcadas por profundas desigualdades como é o caso do Brasil. Trata-se, sim, de indagar, a partir da arte, sobre a possibilidade de coexistência conflituosa e democrática, desestabilizadora e produtiva, autoafirmativa e coletiva. Com a pandemia, o tema norteador dos debates em 2020 ganhou potência. O confinamento impôs novos desafios de COEXISTÊNCIA. Como existirmos num contexto tão complexo?

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Poéticas de Coexistência – Artes Visuais e Fotopoéticas”
Quando: 14, 15 e 16 de julho, sempre às 15h
Onde acessar: YouTube Facebook do Porto Iracema das Artes