Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar promove mais uma edição do debate virtual da série sobre acessibilidade nos museus nesta quarta (8)

8 de julho de 2020 - 09:46

Ex-educadoras do Museu que participaram da gestão, formação e mediação do projeto Acesso, no período de 2008 a 2013, se reencontram para refletirem sobre suas experiências e as práticas vividas no campo da acessibilidade e inclusão. A conversa será transmitida ao vivo e contará com tradução em LIBRAS.

Dando sequência a uma série de discussões sobre acessibilidade nos museus, o Centro Dragão do Mar (equipamento da Secult Ceará), por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza, nesta quarta-feira (8), a partir das 16h, no canal do centro de arte e cultura (www.youtube.com/dragaodomarcentro), mais uma edição de debates ao vivo sobre Narrativas sobre Acessibilidade a Museus. As educadoras Bárbara Cunha, Natália Maranhão e Sara Nina, que integraram o Projeto Acesso, entre 2008 e 2013, compartilharão suas experiências e abordarão o tema “Projeto Acesso: formações, práticas e educação”.

A iniciativa de promover o reencontro entre as ex-educadoras do MCC Bárbara Cunha, Natália Maranhão e Sara Nina visa promover uma reflexão sobre como suas experiências com o projeto Acesso resultaram em pesquisas acadêmicas e práticas no campo da acessibilidade e inclusão, o que poderá ampliar os debates atuais e fecundos sobre museus para o desenvolvimento humano e social. A acessibilização do bate-papo em Libras ficará por conta dos intérpretes Tyson Guilherme e Maria Coelho.

Sobre as participantes:

Bárbara Cunha

Licenciada em História (UECE), especialista em Educação Inclusiva (UECE) e no Ensino de Libras (FIAR), Mestre em Educação (UFOPA). Foi educadora museal e Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC).

Natália Maranhão

Licenciada em História e especialista em Gestão Cultural. Há 12 anos desenvolve projetos para museus e espaços culturais nos setores de Ação Educativa e de Gestão. Atuou durante 6 anos como educadora museal, produtora e depois gestora do Sobrado Dr. José Lourenço e em vários Editais da Secretaria de Cultura do Ceará, como parecerista e responsável pela produção de instrumental de pesquisa, formação e capacitação de pesquisadores e avaliadores em ciclos tradicionais da Cultura Cearense, como o Carnavalesco e o Natalino.  No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, atuou Museu da Cultura Cearense (MCC), como educadora museal, mediadora cultural, assistente do Projeto Acesso e assistente do Projeto Comida. Atualmente, integra o Programa Educativo Gente Arteira, como orientadora pedagógica, na Caixa Cultural Fortaleza.

Sara Nina

Nasceu em Fortaleza, é formada em Artes Plásticas e Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE, especialista em Educação Inclusiva pela UECE e mestre em Artes Visuais pela UFPB, com pesquisas que giram em torno da mediação inclusiva em espaços expositivos. Foi estagiária do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre 2009 e 2011, tendo trabalhado diretamente com o Projeto Acesso e ações de inclusão nos dois museus do CDMAC.

Márcia Bitu Moreno

Graduada em Ciências Sociais pela UFC e especialista em Gestão Pública pela UECE. Máster em Educación y Museos: Patrimonio, Identidad y Mediación Sociocultural (Universidade de Murcia, Espanha). Tem experiência na gestão de projetos socioculturais para jovens moradores de bairros em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza. Criadora de ações sociomuseológicas que integram o Núcleo de Mediação Sociocultural do Museu da Cultura Cearense, tais como Projeto Acesso, Projeto Museu e Cidadania Cultural e Museu Patrimônio de Todos. Atualmente, é gerente do Museu da Cultura Cearense e coordena ações do projeto Acesso para inclusão de pessoas com deficiência.

Serviço: “Live Narrativas sobre Acessibilidade a Museus – Projeto Acesso: formações, práticas e educação.”

Data: 8 de julho de 2020 (quarta-feira)

Horário: 16h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesso gratuito e livre | Acessível em Libras

Acesse o site www.dragaodomar.org.br

www.youtube.com/dragaodomarcentro