Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) lança programação de 06 a 12 de julho de 2020

6 de julho de 2020 - 10:38

 

Nesta segunda (6), Fortaleza avança para a 3ª etapa do Plano de Retomada do Governo do Estado do Ceará e após as medidas mais restritivas de isolamento social e lockdown, vivemos dias de queda da curva do pico de Covid, na capital. A programação do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar continua on-line e gratuita. Nesta semana, muita arte e cultura da periferia do Grande Bom Jardim e de artistas do Ceará irá movimentar o novo palco: as redes sociais do CCBJ.

O CCBJ, por meio de suas frentes, Ação Cultural (Programações culturais da Biblioteca, Cineclube, Estúdio de Áudio e Vídeo, Teatro e Praça Central), Núcleo de Atenção Técnica e Especializada (NArTE), com as atividades Psicossociais, Articulação Social e Cultura e Infância e, a Escola de Cultura e Artes, com os Programas de Música, Dança, Audiovisual, Teatro e Cultura Digital realizam as produções desta semana.

Temos destaque para as lives desta semana: sexta-feira (10) temos o TEATRO EM PAUTA com o Grupo Manada revisitando “Aquelas – Uma dieta para caber no mundo”, às 16h no Youtube do CCBJ.

Sábado (11) a curtição vem por conta do programa TODOS OS SONS, apresentando a banda Nós Somos Nós, em alusão ao Dia Mundial do Rock. A partir das 17h no Youtube da Banda Nós Somos Nós.

 

Domingo (12) a diversão vem com o É O BRINCA “Pedro Malasarte e a sopa de pedra” com Paula Yemanjá, transmissão às 16h, no Youtube CCBJ.

O CCBJ também integra as transmissões das propostas artísticas do Edital Cultura Dendicasa, incluindo, semanalmente, inúmeros projetos de música, teatro, dança, literatura em sua programação cultural. Nesta semana estará disponível:

Flowers to the Ground – Acoustic Dendicasa Sessions (Linguagem: Música / Tipo de Conteúdo: Espetáculo). Flowers To The Ground é uma banda de rock de Fortaleza/CE que possui forte influência do metal alternativo e metalcore dos anos 2000. Em suas composições, a FTTG aborda temas como decepção, angústia, raiva e como lidamos com esses sentimentos.

Assista em: https://youtu.be/0Gv9CmUzi1k

A programação cultural completa está disponível nas redes sociais CCBJ: Youtube, Instagram e FaceBook.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC37W8tTphfoxr0TF4GGdSXA

Instagram: https://www.instagram.com/

Facebook: https://www.facebook.com/

Então, confere aí a programação cultural voltada para todas as idades de 06 a 12 de junho:

 

Veja a programação detalhada:

 DIA 07/07 – TERÇA-FEIRA

 FORMAÇÃO EM PAUTA: ESCOLA DE CULTURA E ARTES CCBJ realiza CURSO TÉCNICO EM DANÇA 

Os alunos do Curso Técnico em Dança iniciam nesta terça-feira (07/07) um novo módulo “ Estudos da Performance”, com o profª. Isadora Ravena. As aulas continuam acontecendo, on-line e off-line, para os alunos já matriculados. Às terças e quintas são realizados os encontros on-line, a partir das 18h, pela plataforma  Google Meet e têm como objetivo o desenvolvimento do conteúdo. Nos outros dias, os alunos passam a ter acesso ao Google Sala de Aula e WhatsApp para ver os conteúdos postados, debater assuntos, enviar trabalhos solicitados e outras atividades interativas. Além desses dois ambientes, os alunos podem entrar em contato diretamente com a professora para tirar dúvidas, obter orientações ou conversar sobre algum conteúdo específico. As atividades formativas da Escola de Cultura e Artes do CCBJ continuam durante o período de isolamento social, sendo adaptadas ao contexto pandêmico. Em breve, a Escola de Cultura e Artes do CCBJ anunciará novidades quanto a forma de conduzir as aulas.

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA – AUDIOLIVROS

RELEASE: O Ciclo de Leitura dessa terça vem trazer uma variedade de audiolivros que estão disponíveis gratuitamente pela Amazon. Que tal dar uma passada lá e experimentar um pouco esse formato de leitura? Histórias ajudam. Elas entretêm e também ensinam. Trata-se de uma coleção incrível de histórias, que irá ajudar crianças, jovens e os não tão jovens a continuar sonhando e aprendendo. São clássicos da literatura brasileira, estrangeira e infantil. Ao total de 27 audiolivros, onde todas as histórias são gratuitas e podem ser ouvidas pelo computador, notebook, celular ou tablet.

Vem com a gente, acesse em:

https://stories.audible.com/discovery/enterprise-discovery-21164565011

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ESTÚDIO EM PAUTA – VINÍCIO COSTA APRESENTA “COMO FAZER LIVES COM MAIS QUALIDADE”

RELEASE: O técnico de áudio do Estúdio CCBJ, Vinício Costa apresenta mais um módulo do Estúdio em Pauta no Youtube do Centro. Em tempos de pandemia, muitos músicos e artistas estão passando por desafios ao propagar seus conteúdos e produções. Um dos formatos mais adotados é transmissão de vídeo em formato de lives. Pensando nessa alternativa, o Estúdio em Pauta traz a proposta de como fazer lives com mais qualidade, deixando seu público mais engajado com conteúdo de mais qualidade de áudio.

No Youtube do CCBJ. Se liga!

 

 

DIA 08/07 – QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – MOVIMENTO RECODE – 14 ANOS

RELEASE: Ei? É você mesmo ai! Dar só uma olhada nos cursos que o CCBJ estar ofertando através da Plataforma da ONG Recode. Ficou interessado? Então, se cadastra e começa a fazer eles agora! Não perca tempo, são cursos online e com certificação gratuita! Dar para fazer no computador, celular ou tablet! Cuida.

Acompanhe o passo a passo para você que quer ser NOSSO ALUNO:

Acesse: https://plataforma.recode.org.br/index.php/login

Clique em “Quero fazer os cursos”

Preencha com seus dados pessoais seu cadastro, com e-mail e senha (OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de preencher corretamente a opção “Como você pretende fazer o(s) curso(s) da Recode?” Selecionando “Farei em uma instituição”, para aparecer e poder selecionar a nossa instituição parceira da Recode: CENTRO CULTURAL GRANDE BOM JARDIM)

Clique em cadastrar, faça seu login e comece já! Descubra como a tecnologia pode transformar sua vida! Venha para o Movimento Recode, desperte seu talento e impulsione suas ideias!

Informações: biblioccbj@gmail.com

 

GALERIA EM PAUTA – SAN CRUZ APRESENTA EXPOSIÇÃO “FOTODANÇA” COM BATE PAPO SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO

RELEASE: FOTODANÇA – É uma investigação na “fronteira” entre duas linguagens, a Fotografia e a Dança com isso o fotógrafo trabalha a relação corpo e espaço para registrar a força desse corpo em relação ao meio em que vive e assim produzindo capturas de momentos muito particulares para cada um dos dançarinos (as) em suas performances.

 Live  às 19h no Youtube CCBJ

DIA 09/07 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA O FILME “EMMA” – 10 ANOS

RELEASE: Hoje tem filmeee. Ebaaa! Nossa indicação é o filme baseado no livro de Jane Austen, mesma autora de Razão e Sensibilidade, Emma foi publicado pela primeira vez em 1816, um ano antes da morte da escritora. Uma comédia romântica com muitas tiradas divertidas e uma conduta própria. Adaptado para o cinema pela primeira vez em 1996. Confere a sinopse: Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) é bonita, inteligente e rica. Ela vive confortavelmente na pequena cidade de Highbury, no interior da Inglaterra. Quando sua querida governanta Miss Taylor parte para se casar com seu vizinho, Mr. Weston, Emma sente um vazio em sua vida e um grande dilema: como ajudar as pessoas a terem uma vida tão perfeita quanto a sua. Ela decide se ocupar dando conselhos na vida sentimental das amigas. Mas, por trás da sua autoridade no assunto, se revela uma mulher que nunca se apaixonou.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=KGAI6t6pAmU

NARTE EM PAUTA – QUAL A COR DO SEU SONHO?

RELEASE: Hoje é dia do Sonhador, e quem é que não sonha nem um pouquinho que seja? Então hoje é o seu dia também e vamos comemorar fazendo um experimento artístico! Separe um pedacinho de algodão, tinta guache ou um corante alimentício e vamos sonhar, digo, vamos fazer arte juntos!

Acompanhe o vídeo nas redes sociais do CCBJ (Instagram e Facebook)

 

DIA 10/07 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – SEXTA MULTI – RPG

RELEASE: Sextooou! E hoje vamos trazer uma novidade para a nossa Sexta Multi do Programa Sombrinha Literária! Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. Nunca ouviu falar ou já sabe o que é? Inclusive, costuma jogar? Bom, se você já joga vai adorar, pois vamos disponibilizar um livro em pdf do jogo (na bio do Instagram) e indicar um aplicativo maneiro que ajuda você a criar personagens épicos.

Livro: https://bit.ly/EpicoRPG

Aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.epicorpg.ficha

NARTE EM PAUTA – 09 DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO DESARMAMENTO

RELEASE: O Brasil é um dos países que mais mata por arma de fogo. O dia do desarmamento foi criado com o intuito de diminuir as mortes, os feridos e a violência de um modo geral.  Campanhas de desarmamento é muito importante para diminuir as mortes, os feridos e a violência num geral.

Vídeo disponível nas redes sociais do CCBJ (Instagram e Facebook)

 

TEATRO EM PAUTA – GRUPO MANADA TEATRO REALIZA REVISITANDO “AQUELAS – UMA DIETA PARA CABER NO MUNDO.

RELEASE: Revisitando AQUELAS trata-se de um diálogo criado a partir de exibições de alguns trechos da obra, O espetáculo remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre-CE, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir, e até hoje é ícone de devoção do povo da região. No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Uma encenação delicada e cruel que apresenta, através de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista. Bom apetite!

Live, às 16h no Youtube CCBJ 

DIA 11/07 – SÁBADO

TODOS OS SONS – BANDA NÓS SOMOS NÓS – EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DO ROCK

RELEASE:  “Nós Somos Nós” é uma banda de pop rock nacional formada inicialmente pelos amigos Anderson Oliveira (baixista) e Diógenes Santos (vocalista) no ano 2000. A partir daí participou de várias atividades como FUTURE na edição de 2004 e 2005, Festival da Juventude em Quixadá em 2006, abertura do show do André Matos (ex-vocalista do Angra) e apresentações em clubes e festas particulares. Em 2013 a banda teve de dar um tempo, retornando com sua nova formação em agosto de 2017 tocando em eventos em Fortaleza e fora da capital como Conjunto Industrial, Pecém, Paracuru e Juazeiro do Norte, Aquiraz. Desde o princípio, a proposta foi de fazer uma homenagem a boa música, principalmente o rock nacional. A banda Nós Somos Nós tem o intuito de fazer shows únicos, e em suas apresentações atrai um público fiel, através de um repertório variado que conta com um completo cenário pop rock nacional 80/90. Nomes como: Legião Urbana, Capital Inicial, Lulu Santos, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso e tantos outros são figuras garantidas na apresentação que a banda prepara para cada ocasião. Além dos diferenciais como qualidade e compromisso para cada evento. Tocamos em Pubs, Barzinhos, Confraternizações, aniversários ou qualquer ocasião. Nas apresentações da banda “Nós Somos Nós”, você encontra um dos melhores atrativos para aquele momento em que o que mais importa é a diversão e boa música.

Live Todos os Sons com a Banda Nós Somos Nós, às 17h, no Youtube Nós Somos Nós.

DIA 12/07 – DOMINGO

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – É O BRINCA CONVIDA! –  “Pedro Malasarte e a sopa de pedra” com Paula Yemanjá

RELEASE: As aventuras de Pedro Malasarte são conhecidas em quase todas América do Sul. Pedro é aquele homem do povo que consegue sobreviver as adversidades devido a sua esperteza. Ele é tão esperto que dizem que é capaz até de fazer sopa de pedra.

Live com Paula Yemanjá, às 16h, no Youtube do CCBJ