Portal Cultura Dendicasa: mais 40 conteúdos estão disponíveis nesta sexta, 3/7

3 de julho de 2020 - 16:36 #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa. São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

Seguindo um calendário semanal de postagens, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 3/7, mais 40 conteúdos que estão a um click da população cearense no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Os conteúdos disponibilizados on-line e gratuitamente pela Secult foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Até o momentos são 340 conteúdos já listados no site. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Confira a lista dos 40 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

Coletivo Bota O Teu (Artes integradas)

Já não bastasse o impacto ambiental que as indústrias causam na vida de quem cresce aqui, Maracanaú (polo industrial do Ceará) é apontado em 2019 pelo ATLAS da violência como a cidade mais violenta do País. Ainda sob realidades interioranas de coronéis que continuam detendo todo o poder da cidade, resultando numa política excludente e desigual pra juventude de periferia e gerando toda a onda de violência que cada vez mais cresce. Em meio a tudo isso, na praça do restaurante popular da cidade, um grupo de artistas Se reúnem dando início a um movimento de resistência cultural chamado “Bote o Teu”, que virá se tornar um grande espaço de expressão artística, formação e lazer da juventude.

EXPERIMENTO Histórias Dubairro – Estratégias escreviventes de teatrar e literalizar autoficções dentro de Casa na Periferia (Artes integradas)

Qual o significado da palavra “família”? Que peso essa pequena palavra de sete letras tem para você? Em tempos de pandemia e isolamento social, nossa socialização se dá principalmente com aqueles que nos conhecem antes mesmo de nascermos. O experimento “Histórias Dubairro” apresenta um outro olhar sob os afetos e a relação de uma família periférica durante o período de quarentena em Fortaleza, pois nesse momento somos convidados a repensar novos moldes não só das relações, como também a maneira que enxergamos o outro. A saudade dos velhos tempos, as lembranças que se transformam em textos e frutas que remetem memórias afetivas. Possibilidade de criação, escrevivências, poemas e nostalgia estão contidas bem aqui. É só dar “play” no vídeo.

Conte outra vez (Artes integradas)

O projeto “Conte Outra Vez” mostra o livro “O tratado da aranha e da rã”, de Arlene Holanda, com o objetivo de preservar a arte de contar histórias, incentivar a leitura e estimular o debate com as crianças acerca de valores como: a empatia, a tolerância, e a cooperação.

Poéticas Transversais – Sarau à distância (Artes integradas)

A canção brasileira conserva em si uma profunda afinidade com a Poesia. Pela reunião entre música e palavra, Lorena Nunes, Bruno Rafael e Daniel Medina se encontram à distância. Os três nomes apresentam faces poéticas inéditas de seus trabalhos e de suas trajetórias.

Negra em Rastros: conversAções entre danças e processos (Artes integradas)

“Este projeto é uma transposição vídeo caseira da ação “”Negra em rastros: conversações entre danças e processos””, um convite para um encontro, para uma aproximação experimental, proposto por Tieta Macau, para conversar/dançar suas experiências e criações.Uma conversa/prática sobre rastros, uma conversa em processo. Com abertura para leituras dramatizadas, estanques verborrágicos. Um encontro sobre processos e criações afro-orientadas. Esta prática é uma das ações da pesquisa/criação Ancés, que se aproxima da ideia de work in process, mas que prefiro chamar de criação em rastros.”

VIDA MARIA com LIBRAS (Audiovisual)

“VIDA MARIA é um projeto premiado no “”3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO””, realizado pelo Governo do Estado do Ceará. Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Agora acessível em LIBRAS.”

Casa Ceará (Audiovisual)

CASA CEARÁ é um projeto audiovisual, feito em Stop Motion, que é a técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. O filme busca mostrar os diversos segmentos da arte e da cultura cearense que podem estar dentro de uma casa, como pinturas, gravuras, fotografias, objetos decorativos, vestimentas e acessório, entre outros. A música entra como destaque, guiando com sua melodia todos esses objetos que compõe a CASA CEARÁ. Foram usadas obras do acervo pessoal do diretor e sons da Casa Ceará, dentre essas obras de vários artistas cearenses como: Celso Oliveira, Marcos Montenegro (fotografia), Espedito Seleiro (moda), Belchior (música) e outros artistas plásticos, fotógrafos e artesãos do estado.

“FicaemCasa” com Dona Zefinha (Audiovisual)

No programa #FicaemCasa com Dona Zefinha, o Palhaço Pafim mostra um pouco de sua rotina durante o isolamento social, exercitando-se, tocando instrumento, dançando, brincando com origami. Músicas, coreografias, dicas e tutoriais de como ocupar a mente e o corpo de forma saudável e criativa.

Gambiarra Ostentação (reviews de uma vida em tentativa) (Circo)

Em “Gambiarra Ostentação” há uma proposta de visitação a trabalhos artísticos realizados pelo artista Batuta em parceria com outros artistas ao longo dos últimos anos, utilizando-os como disparadores de procura de um novo corpo, nova voz, novas formas. Um olhar para trás caminhando para frente.

Reciclando Com Malabares – Sacos plásticos em ação (Circo)

Reciclando com Malabares – Sacos Plásticos em Ação! Visto a situação que fomos acometidos, de isolamento social, o ócio se torna um grande vilão, gerando reações indesejadas como ansiedade e sentimentos depressivos, no qual o corpo tem sido campo para a somatização desses sentimentos. Com o intuito de amenizar esse quadro e ajudar no bem-estar dessa nova rotina, proponho uma imersão lúdica ao universo malabarístico, utilizando-se de algo que todos temos em demasia em nossas casas: sacos plásticos.

Um Tiquim de Cada Coisa (Cultura popular e tradicional)

Um Tiquim de Cada Coisa é um espetáculo de contação de histórias que busca incentivar a leitura, difundir a cultura popular nordestina e OS autores cearenses. Aqui propomos uma mostra do ensaio aberto, onde o público poderá acompanhar, através das redes sociais, os artistas em ação. Aqui, experimentações de cenas do espetáculo mostrarão um pouco do processo de criação e possíveis combinações entre a cena e o estudo da mesma.

7 histórias à sombra do cajueiro (Cultura popular e tradicional)

Sete Histórias à Sombra do Cajueiro é um breve filme documentário que partilha a jornada de um grupo de jovens em um processo de busca, preparo e partilha de histórias orais, guardadas na memória dos moradores mais antigos de uma comunidade remanescente de quilombo, no litoral do estado do Ceará.

conectados pela dança (Dança)

O processo de criação deste projeto digital se deu, principalmente, da necessidade de mostrar a cultura da dança viva, mesmo em meio ao isolamento social causado pelo novo coronavírus, a COVID-19. Mostrando que os dançarinos da Cia de Dança Rastro de Quixadá não pararam e não deixaram de movimentar seus corpos como forma de se expressar diante de tanta dor, sofrimento e solidão, em tempos tão difíceis e de futuro quase incerto pra muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Janne Ruth 50 anos de história na dança (Dança)

O projeto conta parte da história de vida de Janne Ruth e sua trajetória dentro da dança. Em 2019, Janne Ruth (diretora e fundadora da Cia. de Dança Janne Ruth) assistente social, professora e coreógrafa completou 53 anos de Dança (1966 -2019). Desde a data do cinqüentenário (2016), nasceu a ideia de desenvolver uma pesquisa que pudesse resgatar toda história de sua vida em relação à dança e, por dois anos, foi realizada uma minuciosa busca de seus trabalhos coreográficos. A partir dos resultados obtidos dessa pesquisa nasceu a obra chamada “Pedaços de Mim”.

ExpoFoto #quarentena (2ª Edição) (Fotografia)

O Coletivo Perigrafia lança a segunda edição da ExpoFoto #quarentena, que conta com uma exposição online e catálogo digital, resultado de uma convocatória que tem como proposta pensar as relações afetivas, sociais e cotidianas durante esse período de isolamento, refletindo em nossas subjetividades.

CABORÉ (Humor e comédia)

Com experiência de mais de 20 anos de humor, inquieto e antenado com as tendências e acontecimentos na sociedade, Gil Soares entende que este momento, mais do que nunca, o povo precisa de bom humor e alegria para superar o estresse, o sofrimentos e as aflições causados pela pandemia COVID-19. Com o objetivo de aliviar as tensões e as tristezas, Gil traz sua personagem mais conhecida, o Caboré, que contará pequenas histórias ou piadas curtas com uma breve mensagem no final, uma espécie de “fica a dica”. Este é o projeto Caboré “Côuty” – Humor Dendicasa que vem carregado de termos, expressões populares e muitos trejeitos (popularmente conhecidos por mungangos). Este projeto é a mais pura expressão da molecagem cearense adaptado para linguagem audiovisual.

Versejando com Jota Batista – Miscigenação (Literatura)

“Poeta, compositor, cordelista e cantor, o eclético artista Jota Batista, autor de grandes sucessos como “Miscigenação”, mostra um pouco de sua poesia e de seu repertório musical nesse encontro de encher os olhos de lembranças e esperança!

Contos Espaciais (Literatura)
O livro é uma reunião de contos que narram o ponto de vista de vários personagens que permanecem presos dentro de suas casas e observam o mundo que existe dentro delas. Os personagens passam por várias reflexões e acontecimentos inusitados, criando assim uma narrativa fantástica e dando novos olhares ao leitor sobre o isolamento social.

Contei.wav (Literatura)

“O Contei.wav é uma minicoletânea de áudiocontos, em formato de podcast que pretende, sobretudo, tornar a literatura mais acessível. Em cada episódio você poderá ouvir a narração de um conto e conhecer um pouco da história de seu autor.”

Música DendiCasa Família Braga (Música)

O vídeo apresenta os artistas da família Braga tocando os sucessos mais pedidos nos seus shows. É com muito alegria que apresentamos por meio do Cultura Dendicasa o nosso trabalho para todos vocês.

Como Fazer e Tocar Pife (Música)

O projeto “Como Fazer e Tocar Pife” tem como proposta ministrar uma oficina através de vídeo, para que, de modo prático, o público tenha acesso a esse instrumento regional tão rico em sua história. A aula será dividida em três momentos, onde ensinarei o passo a passo da construção do pife; posições e exercícios de embocadura e também o momento em que demonstrarei melodias nordestinas.

A GRAVAÇÃO SONORA NO BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (Música)

Este trabalho mostra o pesquisador Miguel Angelo de Azevedo, conhecido por Nirez, contando como se iniciaram as gravações sonoras no Brasil, quais as gravadoras, quais as fábricas, o curso da evolução durante a primeira metade do Século XX, da gravação mecânica à elétrica.

Sol Maior – A Música na Cena (Música)

Eliel Carvalho apresenta “Sol Maior – A Música na Cena”, uma live com bate-papo e playlists tocadas ao vivo, juntamente com parceiros/artistas que compuseram essas trilhas para espetáculos de teatro do grupo Pavilhão da Magnólia e de novos projetos em parceria.

Flowers to the Ground – Acoustic Dendicasa Sessions (Música)

“Flowers To The Ground é uma banda de rock de Fortaleza/CE que possui forte influência do metal alternativo e metalcore dos anos 2000. Iniciou suas atividades em maio de 2019, em um quinteto formado pela vocalista Shelda Viana, Emerson de Oliveira e Lucas Mesquita nas guitarras, o baterista Paulo Aguiar e no baixo e sintetizadores Lucas Santiago. Em suas composições, a FTTG aborda temas como decepção, angústia, raiva e como lidamos com esses sentimentos. A banda possui dois singles com videoclipes lançados: “”Just a Theory”” e “”The Death”” que fazem parte do álbum de estréia da banda que se chama “”Burn it All””, previsto para agosto de 2020.”

Onírico (Música)

O projeto Onírico apresenta quatro composições autorais de Giuliano Eriston, que trazem ao espectador uma experiência de imersão em um universo sereno, harmônico, repleto de elementos da natureza que trazem reconforto, alento para os dias difíceis de isolamento.

Selvagens à Procura de Lei – Dendicasa Session (Música)

Com a pausa da Tour Paraíso Portátil, a banda Selvagens à Procura de Lei, formada por Gabriel Aragão (voz, piano e guitarra), Rafael Martins (Voz e guitarra), Caio Evangelista (Voz e Baixo) e Nicholas Magalhães (Voz e bateria) apresenta o Selvagens Dendicasa Sessions, onde executa, com os integrantes à distância, as faixas Sem Você Eu Não Presto, Intuição, Sede Ao Pote e Deja Vu, que fazem parte do quarto disco intitulado Paraíso Portátil, produzido por Paul Ralphes e lançado em novembro de 2019.

Se Isole e Rebole (Música)

Em uma realidade de uma pandemia global que está atingindo todas as classes sociais, a Covid-19 vem deixando um rastro de dor e perdas em todo o mundo. Como ainda não foi encontrada a cura, uma das formas de combater esse vírus é se manter isolado em casa, e uma das estratégias de resistir a esse momento é com arte e cultura. Nesse contexto, o projeto “Se isole e rebole”, contemplado no I Edital Cultura Dendicasa da Secut-ce, tem como objetivo levar música e entretenimento para as pessoas confinadas durante esse período. Por meio de vídeos, o DJ Piájay poderá estar nas suas casas, levando os ritmos, afro beat, funk, dancehall e bass music, na perspectiva de incentivar o isolamento social e contribuir com o bem estar das pessoas em seus lares. Piájay convida a se isolar e rebolar em seu set ritmado.

Ana e João Forró das Antigas (Música)

Ana Amélia e João Filho trazem uma seleção de músicas que marcaram a história de várias bandas de forró e que hoje fazem parte de um movimento conhecido como, Forró das Antigas. O casal de intérpretes apresenta aqui, parte desse trabalho que, antes da pandemia, era apresentado em barzinhos e festas particulares no interior do estado do Ceará.

Ligando histórias musicais (Música)

“Ligando Histórias Musicais” são canções de Glauber Nocrato na “Casa da Lua” (Um lugar criativo de luz e mistério). O espectador é conduzido pelo clima e reflexão. Caminho sonoro onde as histórias são de paz, amor, amizade e sincero desejo de que cada um encontre seu dom de ser feliz “dendicasa”.

Projeto Iniciação Musical Maestro Lazaro Freire (Música)

“O projeto iniciação musical Lázaro Freire foi iniciado em 25 março 2019, com alunos da rede municipal, onde os mesmo têm aula de iniciação musical e aprendem a ler partituras musicais, a tocar instrumentos como flautas doces, violão e percussão. Hoje estamos com um total de 70 alunos já alfabetizados musicalmente.”

Carlinhos Nação (Música)

Carlinhos Nação, notório regueiro cearense, oferece a todos um aperitivo musical de seu show Carlinhos Nação ao Vivo. Praticando o isolamento social em casa, devido à quarentena, Carlinhos abraça sua viola a apresenta, em 23 minutos, cinco músicas de seu repertórios, que vem embalando a vida de muitos casais pelo país, incluindo o mega sucesso “Sentimento Bom”, já disponível em todas as plataformas digitais e em forma de clipe, no seu canal no Youtube.

Meu piano, minhas músicas (Música)

O projeto “Meu piano e minhas músicas” consiste em uma apresentação musical no formato piano solo na qual, em 30 minutos, o pianista e compositor Helicleiton executa oito peças de sua autoria. O principal objetivo do projeto “Meu piano e minhas músicas” é disseminar a riqueza e diversidade da música instrumental brasileira com ênfase no choro, baião, bossa e balada.

Para manter a loucura estável Dendicasa (Música)

O vídeo traz canções do disco “Para Manter a Loucura Estável”, do projeto Vitoriano e Seu Conjunto, ligadas ao tema da saúde mental. Vitoriano interpreta o repertório sozinho, tocando guitarra e teclado, cantando músicas que no disco foram gravadas por vários intérpretes. A apresentação foi realizada em abril de 2020, na praia do Morro Branco (Ceará), durante o período de isolamento social, devido à pandemia de COVID-19.

Abril Subterrâneo – Stop Motion Dendicasa (Música)
Ana Azeredo, Klaus Sena e Victor Bluhm, parceiros de moradia e quarentena, trazem nessa animação imagens bem humoradas e despretensiosas, integradas a uma musicalidade urbana e atual. Inteiramente produzido durante o período de isolamento social, vídeo e música revelam aspectos da moradia, a integração dos três componentes do projeto e sua rotina artística. Abril Subterrâneo é o resultado de um processo orgânico de cocriação.

Mathias do Acordeon e Coisas do Sertão (Música)

Resgatando o autêntico Forró Pé de Serra e homenageando o principal responsável pela propagação do forró no mundo, o Rei Luiz Gonzaga.

Harmonia em música em casa (Música)

Aula em que abordamos os princípios básicos da harmonia funcional. Nesta aula são abordados os campos harmônicos maiores e menores, com exercícios de transpor para outros tons. Praticamos exercícios com sequências harmônicas como II, V, I, ou II, V, I, VI. Também são abordas as funções harmônicas com exercícios usando os acordes dominantes e a aplicação em música com análise dos acordes em graus.

Vamos aprender sobre Flauta Doce! (Música)

O vídeo Vamos aprender sobre Flauta Doce! é uma breve aula sobre o histórico da flauta doce, desde os primórdios, passando pela idade média e chegando ao seu uso hoje. E ainda temos uma palinha, aprendendo o básico para tocar uma música bem fácil de um grande compositor cearense.

Música e História 01 – Pingo de Fortaleza (Música)

“Nessa série o cantor e compositor Pingo de Fortaleza faz uma narrativa das circunstâncias de seus processos criativos. No Música e História – Pingo de Fortaleza 01, o artista desvenda os segredos de sua inspiração para criar a composição Solencanto, em 1994, no polo norte sueco.”

O Cearense é assim (Produção cultural)

Entrevistas com artistas cearenses notáveis de diversas linguagens: Cinema, Teatro, Música, Dança, Humor, Literatura, partilhando sua formação artística, experiências e processos de criação. Convidados da 1ª temporada: Edmilson Filho e Amadeu Maya.

WEBDOC “ENTRE O CORTE E A MEMÓRIA: MARGARIDA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO” (Teatro)

O webdoc “Entre o corte e a memória: Margarida em processo de criação” aborda o processo de construção do espetáculo “Margarida Contra Tanques” do Coletivo Inflamável, espetáculo livremente inspirado na história de Margarida Maria Alves, líder sindical dos trabalhadores do canavial da usina Tanques.