Lei Aldir Blanc: Secult se reuniu com Câmara Setorial do Audiovisual do Ceará

3 de julho de 2020 - 17:18 # # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e a Câmara Setorial do Audiovisual (CSA) estiveram reunidas em ambiente remoto na tarde desta quinta-feira (2/7) para debater, dentre outras pautas, a Lei Aldir Blanc, as prospecções sobre suas linhas de acesso e seus possíveis prazos para execução.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, destacou ainda os esforços que vêm sendo empreendidos para o setor do audiovisual no estado: “Nós conseguimos com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) inserir a cultura no programa Ceará Veloz, em que há elementos da Economia da Cultura, mas também do desenvolvimento humano social e sustentável. A gente apresentou algumas linhas da economia criativa como o Hub Criativo, que vamos aproveitar para lançar no próximo ano, essa aceleradora e desenvolvedora de projetos onde atualmente funciona o Porto Dragão. Além disso, apresentamos a Ceará Filmes para que a Sedet colabore com suas iniciativas”, ressaltou.

Além destas pautas, foram debatidas ainda as ações do Plano Estadual de Cultura para o setor audiovisual, criação da Lei do Audiovisual, o Plano Plurianual e algumas perspectivas no campo das políticas públicas para o setor com a chegada dos novos servidores da Secult. Estiveram também presentes na reunião a Secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e a Coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi.

“Momentos como esse são de grande valia tanto para a Secult quanto para o setor do audiovisual cearense. Nestes encontros, a Secretaria tem a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas e o planejamento proposto de forma transparente, além de ouvir as demandas e reivindicações dos presentes. Além disso, construímos uma agenda de encaminhamentos em que há efetiva participação de ambas as partes. Convém destacar, por fim, que a Coordenadoria de Economia da Cultura que faz a gestão das políticas públicas para o audiovisual no âmbito da Secult, está em processo de reformulação de suas atividades, analisando todos os dados e números relacionados às ações desenvolvidas nos últimos anos, revisitando o acervo produzido e analisando dados com intuito de aprimorar e qualificar o planejamento das ações futuras”, afirmou a Coordenadora de Economia da Cultura da Secult, Laízi Fracalossi.