Dragão do Mar | Canais de comunicação e programação do Dragão do Mar são ocupados com celebração à arte preta no Ceará

3 de julho de 2020 - 17:38

Com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro, projeto “Siará Quilombo” trará, às segundas de julho, ações de promoção do protagonismo preto nas artes do Ceará.

Em meio a um contexto nacional e internacional de sucessivos casos de racismo noticiados pela imprensa e viralizados nas redes sociais, o debate sobre as questões raciais ganhou particular força, nos últimos meses, impulsionando protestos nas ruas e mobilizações virtuais. Mais do que um centro de arte e cultura, o Dragão do Mar é também espaço de conhecimento, por isso, traz como destaque, neste mês de julho, o Siará Quilombo, um projeto que celebrará a força e a potência dos artistas pretos do Ceará. A fim de promover o pensamento crítico e contribuir na ressonância das vozes que compõem o mosaico da cena preta cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para ocupar os canais de comunicação e programação do Dragão do Mar e conduzir, a cada semana, ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas de múltiplas linguagens. A programação, que será iniciada no dia 6 de julho, homenageia Thina Rodrigues, co fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que faleceu na última semana.

A programação será iniciada, na segunda-feira, 6 de julho, às 21h, com o programa de web tv ao vivo “Siará Quilombo”. A sátira, apresentada pelo ator e comunicador social Henrique Gonzaga e pela atriz e produtora Kelly Enne Saldanha, introduzirá o conceito curatorial da programação semanal, além de exibir quadros musicais com a participação de Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores pretes da cidade.

Outras ações estão programadas nos meios de comunicação, onde o Nóis de Teatro propõe ações nos stories e feed do Instagram, além do site e canal do youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, habitando não somente as criações em lives, mas contribuindo também para o debate sobre comunicação e protagonismo preto online.

Segundo Natasha Faria, superintendente do CDMAC, a iniciativa parte da importância do centro de arte e cultura assumir o dever e a responsabilidade de ampliar a discussão de enfrentamento ao racismo e fazer coro a um “Ceará sem Racismo”, campanha já iniciada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. “O Dragão do Mar sempre foi um espaço plural e democrático, mas com a mobilização em torno do racismo e da violência policial que muitas vezes o acompanha, achamos que seria importante dar uma visibilidade ainda maior aos artistas e pensadorxs negrxs do nosso estado. Convidamos o grupo Nóis de Teatro para pensar essa programação, partindo do princípio que nós também fazemos parte dessa sociedade e que precisamos também aprender”, afirma a gestora.