Secult divulga Estudo de Impacto da Pandemia de Covid-19 na Economia da Cultura Cearense

29 de junho de 2020 - 17:48 # # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Economia da Cultura, divulga o relatório resultante de um estudo a respeito do impacto da Pandemia do Covid-19 na produção cultural cearense. O objetivo foi identificar as diferentes formas pelas quais a pandemia da Covid-19 interferiu na produção cultural cearense.

A pesquisa partiu tanto de uma demanda espontânea do setor cultural cearense quanto da necessidade de acompanhamento e monitoramento da Gestão da Secult. Foi realizada através de sua Coordenadoria de Economia da Cultura, sendo esta atividade a primeira realização do Observatório de Gestão e Políticas Culturais, que foi estruturado a partir da integração dos dos novos servidores da Secretaria.

O levantamento de informações nesta etapa conteve duas fases: a primeira ouviu artistas, profissionais, grupos e fazedores de cultura independentes; a segunda consultou gestores de equipamentos e espaços culturais, tanto vinculados à Secretaria da Cultura do Ceará, como do setor privado.

Tomou-se como referência o período entre 19/03/2020 e 19/04/2020. Esse recorte traduz o primeiro mês de vigência do Decreto Estadual Nº 33.519, que determinou o cancelamento temporário de eventos e estabelecimentos culturais, no Ceará, dentre outras medidas.

Confira o Relatório do Estudo de Impacto da Pandemia de Covid-19 no setor cultural do Ceará.