Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará | Secult divulga nesta sexta-feira (26/6) o Resultado Final do Prêmio

26 de junho de 2020 - 18:20

 

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) tornou público nesta sexta-feira (26/6) o Resultado Final do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará. Confira aqui.

Sobre o Prêmio

O Prêmio é um reconhecimento e valorização dos saberes, práticas culturais, celebrações e formas de expressão realizadas ou em andamento dos coletivos culturais negros, das comunidades quilombolas e das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras, que é uma instância consultiva e deliberativa, de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social promoveu a chamada pública para selecionar 32 (trinta e duas) iniciativas das expressões culturais afro-brasileiras que preveem o fortalecimento em território estadual, como atividades, ações coletivas, formas e modos próprios de existência.

Ao todo foram 15 (quinze) prêmios para os coletivos culturais negros, 07 (sete) prêmios para as comunidades quilombolas e 10 (dez) para as comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira.

O Ceará é referência pela diversidade e pluralidade da cultura tradicional, das manifestações culturais afro-brasileiras, dentre os contemplados temos a capoeira, maracatu, afoxé, manifestações culturais de comunidades quilombolas, manifestações culturais das comunidades tradicionais de matriz africana e religiões afro-brasileira e tantas outras manifestações.