Documentário sobre quadrinhos no Ceará é destaque na programação do São Luiz

24 de junho de 2020 - 10:52 # #

 

“História das HQ’s no Ceará” é um documentário de Roberto Santos estreado no ano de 2017 sobre a trajetória dos quadrinhos no Estado. Entre movimentos e conquistas do segmento até os dias atuais, a obra resgata grandes personalidades locais do setor. O filme estreia na programação online do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), nesta quinta-feira (25/06), às 20h, através do site do Cineteatro ou em seu canal no YouTube.

Entrevistas até então inéditas com quadrinistas, ilustradores e jornalistas cearenses também fazem parte do filme em que há, segundo Raymundo Netto, responsável pela pesquisa, roteiro e coordenação do mesmo, uma contextualização dos quadrinhos no Ceará em uma linha do tempo do que estava acontecendo no Brasil, desde o século XX.

Nesse momento de pandemia mundial, o Cineteatro São Luiz vem modificando sua programação, trazendo-a para os canais digitais. A faixa de programação “Semana do Audiovisual Cearense”, que coloca em cartaz filmes cearenses todas as quintas-feiras às 20h, já divulgou quatro filmes, são eles: “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro” de Helder Martins de Moraes, “Padre Cícero, o Filme” de Raymundo Netto, “Trem da Alegria” de Francis Vale e “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses” de Roberto Bonfim. Todos os filmes, após a estreia, ficam disponíveis nos canais do equipamento.

A “Semana do Audiovisual Cearense” constitui-se como um espaço privilegiado para lançamentos de filmes, editais de fomento, mostras retrospectivas e debates em torno do cinema feito no Ceará. Teve sua primeira edição no Cineteatro São Luiz em 2015 e, ano após ano, consolida sua programação tendo por referência o Dia do Audiovisual Cearense, 15 de outubro, data em que foi exibido o primeiro filme feito por um realizador natural do Estado, Adhemar Albuquerque, em 1924.

Serviço

Exibição do documentário “História das HQ’s no Ceará”

25/06 (quinta-feira) às 20h

No site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense ou no canal no YouTube https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube .

Direção de Roberto Santos | Documentário | Brasil | 2017 | 1h23

Sinopse: O filme conta a trajetória dos quadrinhos no Estado, expondo os movimentos e conquistas do segmento até os dias atuais, além de resgatar a história de grandes personalidades locais do setor.