Dragão do Mar inicia curso on-line gratuito em educação museal, nesta terça (23)

22 de junho de 2020 - 16:35 # # # # #

Com mais de 270 pessoas candidatos às 30 vagas abertas ao público, curso ofertado pelo Museu da Cultura Cearense será transmitido ao vivo no canal do Dragão no YouTube e contará com tradução em LIBRAS.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense, inicia nesta terça (23) o curso on-line gratuito “Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal”, que será ministrado pela professora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, entre 23 e 25 de junho, das 15 às 17h, em conferência virtual na plataforma Google Meet. Os inscritos que não conseguirem vaga e interessados em geral poderão acompanhar as aulas por meio de transmissão ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Mais de 270 pessoas se candidataram às 30 vagas ofertadas, dos quais 131 classificados dentro do público-alvo (trabalhadores de museus, espaços de cultura e memória) e 141 oriundos de outros universos de atuação (professores do ensino regular e superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, artistas, produtores culturais, etc.) mas com interesses e afinidades com a educação museal. Desta forma, o Museu da Cultura Cearense fará uma seleção para a conferência fechada, tentando contemplar a diversidade de instituições e modalidades de atuações. O resultado será anunciado nesta segunda-feira (22), no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e os(as) selecionados(as) contactados(as) via e-mail ou WhatsApp.

O curso é voltado para profissionais de museus, no geral, com ênfase naqueles que desenvolvem programas de educação museal, e tem como objetivo a análise conceitual e operacional de projetos que mobilizam a ideia de diálogo, participação e colaboração dos públicos, desenvolvidos por museus – nacionais e internacionais. A formação visa desenvolver nos participantes a capacidade de elaborar projetos que sejam ética e politicamente orientados, quando se trata de atuar com e a partir dos diferentes públicos dos museus e instituições culturais. Nos encontros, serão abordados os temas “Diálogo, participação e colaboração nos museus – dimensões históricas e conceituais”, “Do problema do público à dimensão pública” e “Por uma abordagem ética das práticas de colaboração nos museus’.

Os matriculados terão acesso à sala de conferência virtual, onde serão realizados 3 encontros de 2h, com 1h reservada para a exposição do tema, seguida de 1 hora de debate com os participantes. O grupo receberá indicações de leituras e um dossiê sobre os projetos que servirão de base para as discussões, além de certificado digital.

Sobre a ministrante

Gleyce Kelly Heitor é educadora e pesquisadora. Graduada em História (UFPE), com mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast). Tem experiência com mediação cultural, educação e programas públicos, sobretudo em museus e instituições de arte. Foi coordenadora de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2019), professora substituta do Bacharelado em Museologia da UFG (2017 – 2018) e integrou a equipe de implementação da Escola do Olhar – MAR, onde foi assessora e coordenadora pedagógica (2012-2017). Realizou, ainda, estágio na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016), com bolsa do Programa IBRAM – Escola do Louvre. Atualmente, realiza doutorado em História Social da Cultura – PUC-RJ, onde desenvolve uma tese sobre museus comunitários e direito à moradia, nas cidades do Rio de Janeiro e do Recife. Entre os seus temas de pesquisa estão: as relações entre museus, arte contemporânea e educação; as interfaces entre museologia e pensamento social brasileiro e as relações entre museus e movimentos sociais.

Curso ao Vivo “Diálogo, participação e colaboração dos públicos em projetos de educação museal”, com Gleyce Kelly Heitor

De 23 a 25 de junho (de terça a quinta)

Horário: 15h às 17h

Local: Transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)