Portal Cultura Dendicasa: novos conteúdos estão disponíveis nesta sexta, 19/6

19 de junho de 2020 - 20:22 #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa. São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

Seguindo um calendário semanal de postagens, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 19/6, mais 70 conteúdos artísticos-culturais no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Com as novas postagens, são 220 conteúdos digitais cearenses já disponíveis. Eles foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Culture-se Dendicasa

O lançamento do portal Cultura Dendicasa veio junto ao anúncio da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a TV Ceará (TVC), para a exibição do programa “Culture-se” em versão especial, com uma mostra de projetos selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. O quinto e último episódio do “Culture-se Dendicasa” vai ao ar neste sábado, 20/6, às 22h30. O programa, com apresentação do jornalista Emanuel Bruno, reúne entrevistas e exibição dos conteúdos culturais cearenses.

Confira a lista dos 70 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

Balanço da História (Arte e cultura digital)

O projeto Balanço da História é uma construção coletiva de Jovens do Grupo de Teatro ASAS – Artes e Sonhos do Assentamento Santana, que se propuseram a fazer arte de suas casas para o mundo. São contadas três histórias infantis: “O galo Gripado”, “Uma princesa diferente?” e “Os três porquinhos e o lobo esportista”, essas histórias trazem aos seus espectadores mensagens importantes de cunho educativo, lúdico e preventivo e ao final das contações são dadas dicas de prevenção ao COVID-19.
Passeio Literal (Artes integradas)

Passeio Literal é uma sequência de resenhas de livros escritos por autores cearenses. Uma forma de passear pela nossas histórias, histórias de nossos autores e, mesmo sem sair de casa, desfrutar de um passeio literário. O projeto apresenta resenhas bem elaboradas e todos os livros são analisados em 7 categorias, O Autor, A Publicação, Circunstâncias, O Livro, Importância do Livro, Insights, Melhores Momentos. De leitura fácil e através de um canal moderno como um site, as resenhas podem ser lidas on-line e também serem impressas.

Imperfeito – Um diálogo entre as artes (Artes integradas)

““Imperfeito: Um diálogo entre artes” é um projeto idealizado pelo escritor de 18 anos Caio Galeno em parceria com a bailarina Ingrid Queiroz, a designer Keila Rocha e o JR Estúdio. Tem o propósito de explorar as diferentes relações que se estabelecem entre a música e a dança com a literatura, gerando uma experiência dinâmica e inovadora de apresentação para os espectadores. Se desenvolve através de um vídeo, gravado no contexto do distanciamento social, onde a coreografia dialoga não apenas com a música, mas com a leitura de um poema da Coletânea Imperfeito, a primeira do jovem escritor e lançada online pelo instagram @escritorcaiogaleno durante o período de quarentena.

Avança Maré (Artes integradas)

O mar ensina que a vida é feita de expansão e recolhimento. “Avança Maré” invoca essa reflexão sobre os movimentos de criação e desconstrução necessárias para reinventar nosso estar no mundo. O clipoema, com poesia e cantiga de Jadiel Lima, tem a participação de Ray Lima, Regina Lima e Alivre Lima.

Mulheres da rua 23 (Artes visuais)

Mulheres da Rua 23 é o encontro entre a artista Thamila Santos e suas vizinhas, dezenove mulheres que habitam a mesma rua. É uma obra de conversação, memória e afeto sobre as narrativas de mulheres que habitam o mesmo território, mas que pouco sabem sobre suas histórias. Uma obra que borra as linguagens da fotografia documental e da literatura.

Aquarela, técnicas básicas (Artes visuais)

Aprenda as técnicas da pintura em aquarela sem sair de casa! Ideal para os iniciantes e para aqueles que já pintam e querem tirar suas dúvidas. Aquarela é uma técnica milenar e uma arte que encanta aos apaixonados por arte, pois suas características únicas de sobreposição de camadas, transparência e técnicas de luz e sombra enchem o olhar dos admiradores. Aproveite para aprender alguns segredos de manipulação e controle da tinta e da água, sobre o papel, e desvendar os métodos, ao alcance de todos, mesmo para quem nunca pintou antes!

Esconjurando demônios ativando o sistema límbico e historiando ficções (Artes visuais)

Esconjurando demônios, ativando o sistema límbico e historiando ficções. É o que me resta. Reinventar possibilidades de passados e exorcizar todos os demônios que me perseguiram durante toda a minha vida, e das minhas ancestrais. Um aglomerado de memórias reais e fictícias, partindo do álbum da família e com minha avó de protagonista.

Cinema com as coisas do lar (Audiovisual)

“Cinema com as coisas do lar” é um projeto audiovisual composto por quatro curtas-metragens, sendo que em um deles os realizadores revelam o processo de criação inteiramente dentro de casa. Esses curtas abordam temas contemporâneos, inspirados em eventos reais, misturando fantasia, ficção científica, comédia e horror, de uma forma bastante divertida e criativa.

Ensaio de um quarentena (Audiovisual)

“Ensaio de uma Quarentena” narra o confinamento de um dos diretores da obra em torno da pandemia global da COVID-19. O personagem guia seu fluxo de consciência em um off, seguido por melodias de Franz Liszt. Filosofia, política, subjetividades conectam-se à trama num recorte dos tempos atuais.

Nebulosa (Audiovisual)

Durante um isolamento de emergência, uma mulher convive com uma fantasma. Um dia, ela descobre uma rota alternativa: Xz23- amb.recP 11 mil 207+symb

Performance Maria João (Audiovisual)

A performance MARIA JOÃO vem do desejo de gerar discussões e reflexões sobre a responsabilidade afetiva por parte dos familiares de LGBTTTIQ+. Sobre o papel da religião na diversidade social. Sobre o retrocesso nas falas de alguns líderes políticos, diminuindo nossas lutas. Enfatizar também o desejo de resistir às atitudes opressoras e se expressar em busca de respeito. Vem do meu desejo, como artista gay, de usar o meu corpo e a minha voz para enfrentar a ignorância e o machismo que tanto me silenciaram, que tanto ditaram minha maneira de estar no mundo. Vem do desejo de unir forças com os que se rebelam, como eu, e buscam reconhecimento e querem espalhar amor.

Curta Aquele Tempo que Eu Decidi ficar Dendicasa (Audiovisual)

“AQUELE TEMPO QUE EU DECIDI FICAR DENDICASA” é sobre vivência. Sobrevivência, uma palavra não tão usada, mas muito vivida por tantos jovens de periferia do Ceará.

Processos de Criação Audiovisual em Pacatuba (CE) em meio a Pandemia (Audiovisual)

Em dezembro de 2019 foi iniciado um curso de audiovisual, em Pacatuba (CE), de um ano de duração. Ao final do curso, um curta-metragem de ficção será produzido pelos alunos. Com a situação da Pandemia, como fica essa produção? Uma conversa sobre os impactos da pandemia na produção artística, e as possibilidades que a tecnologia nos oferece para diminuir o distanciamento.

Pontos, linhas e nós: uma abordagem feminista no bordado (Audiovisual)

Pontos, linhas e nós: uma abordagem feminista no bordado é um curta metragem que busca refletir os aspectos do ser mulher nessa sociedade, sobretudo no tocante à maternidade. Dessa maneira, expõe a necessária relação com o feminismo, que se coloca como um campo de resistência também na arte e aqui de forma mais evidente no bordado.

Poetizando o Campo (Audiovisual)

Em uma narrativa encenada, jovens de reforma agrária poetizam a beleza e a vida do homem e da mulher do campo, apropriando-se dos valores culturais e da cultura viva que resiste pelas mãos do grupo de teatro brilho do sol. Uma história a ser contada nos palcos da vida, realidade encenada.

Karnaúba – “reinvento – me no telhado de casa e meu estúdio é um celular” (Audiovisual)

“Desburocratizando conhecimentos — como a produção audiovisual caseira possibilita a autonomia e a formação de trabalhos para um artista em tempos de pandemia?! Curso/bate-papo sobre produção musical independente por meio do celular. É necessário se reinventar nos espaços limitados de casa e poder construir um ambiente criativo. Um celular. Fone de ouvido. Estudo. E, não menos importante, sua forma de enxergar o som e a imagem como arte.”

Omolu nos dê licença (Audiovisual)

“Omolu, nos dê licença”, vem contar uma história, dos mais velhos para os mais novos, de um tempo contemporâneo ao nosso, de dor e sofrimento, onde a tristeza parece que vai reinar em todos os cantos da Terra. Nele Omolu, com sua energia protetora, vem e nos protege, nos dá saúde para a mente e para o corpo. Atotô, meu Obaluaê!

Memórias do Circo Cearense (Circo)

“Pensando em dar visibilidade a circos de pequeno e médio porte, abordando como o circo aparece no estado do Ceará e como se organiza nos dias de hoje, Reginaldo propõe este projeto “Memórias do Circo Cearense”, com compromisso de estar a frente da Apaece, associação criada por ele e outros circenses em 2006.

Lorena Lyse (Cultura afro-brasileira)
O show “Pra Elas”, da cantora cearense Lorena Lyse, nasce do anseio em homenagear e saudar, através das cantigas dos terreiros das religiões de matriz africana, as entidades que configuram o sagrado feminino. Em tempos difíceis como os que estamos vivendo por causa da pandemia da COVID-19, em que é extremamente necessário o isolamento social para evitar a proliferação do mesmo, surge a ideia de produzir algo em referência ao que nos fortalece, espiritualmente, mostrando a força das divindades femininas em diálogo com as questões da valorização do papel da mulher dentro do contexto das religiões de matriz africana que, na sua grande maioria, tem mulheres enquanto lideranças espirituais. O show tem como cenário a própria Casa de Santo em que a cantora se fortalece, onde também é a casa da sua sogra, Dona Maria, Zeladora de Santo (mais popularmente conhecida como Mãe de Santo) e local onde está cumprindo o isolamento social, com o esposo Wellington Nascimento (pesquisador e diretor musical), juntamente com o restante da família, os cunhados e músicos que, normalmente, já acompanham a cantora em sua trajetória musical. O objetivo central da proposta é mostrar a força do feminino e apresentar a influência das religiões de matriz africana na música brasileira, através de pontos (cânticos) de louvação às entidades femininas da Umbanda como Pombo Gira e as Pretas Velhas, e aos Orixás femininos do Candomblé, como Nanã, Iemanjá, Oxum e Iansã, trazendo muito tambor e muita ancestralidade.

Além-Mar: Ensaios de uma memória expandida (Cultura afro-brasileira)

O projeto “Além-mar: Ensaios de uma memória expandida” é uma proposição do coletivo NEGRADA, em parceria com a produtora e realizadora cineasta Luly Pinheiro, de vídeo-performances criadas a partir de pesquisas sobre a importância da documentação da

TERRA CHÃO: DANÇA E ARTE (Cultura afro-brasileira)

O projeto TERRA CHÃO – DANÇA E ARTE é a produção cultural de um vídeo com dança do coco e maneiro-pau, tendo como estrela a Mestra Maria de Tiê. Este projeto visa oferecer entretenimento, conhecimento e lazer, proporcionando o fortalecimento, valorização das manifestações culturais e tradições populares.

Mestre Seu Nenem – Dança Maneiro Pau e Reisado (Cultura popular e tradicional)

“Há exatamente seis décadas, o Mestre de Danças Tradicionais Seu Nenem desenvolve, no município de Cedro (Região Centro-sul do Ceará), a tradição das Danças Populares, Maneiro Pau e Reisado, partilhando e formando grupos com crianças, jovens e adultos, para a manutenção desta cultura popular. Aqui, uma pequena apresentação do Mestre Seu Nenem e alguns brincantes do Maneiro Pau e do Reisado, produzido no dia 13 abril de 2020, na Fazenda Novo Horizonte, zonal rural próximo à Sede do município de Cedro.”

@cocodoiguapemestreraimundocabral (Cultura popular e tradicional)

A seguir apresentaremos a história do surgimento do Côco de praia do Iguape. Como surgiu? Através de quem? Como tornou-se preservado até os dias de hoje? Respostas para essas perguntas e muito mais sobre uma dança de tradição, que já completou 105 anos de tradição passada de pai para filho.

CASAMENTO MATUTO, teatro sertanejo (Cultura popular e tradicional)

Casamento Matuto, teatro sertanejo é um trabalho desenvolvido com o objetivo de compartilhar a pesquisa e a vivência prática de uma quadrilha que já faz parte do movimento junino há mais de 40 anos. O objetivo principal da produção desse conteúdo é poder mais uma vez contribuir com o fazer junino, dessa vez tendo como foco o casamento matuto.

Vagamundear (Dança)

Vagamundear é sobre repensar o próprio espaço, descobrindo novos fazeres, novas vidas possíveis. Invadido por silêncios, por barulhos, por momentos de impotência, de possibilidades potentes, de escuta sobre o que nos invade, o que nos espera e sobre o que é possível viver esteticamente no presente.

Contingente de um só (Dança)

Desvelamento de um corpo atravessado de inquietações e incertezas. Resposta ímpar do corpo-dançante perante o só. Sujeito e suas contingências, necessidades, ansiedades, exigência coletiva de responsabilidade ditatória. Estou só porque aceito, escolho, sofro, abraço, eu vivo, salvo e me salvo.

A Mulher Com a Marreta na Mão (Dança)

Em cada casa uma mulher. Em cada mulher um canteiro de obras, com pedaços de perguntas desse corpo de mulher aos pedaços. Em cada casa uma obra em desconstrução, construção, destruição. Em cada mulher uma dança. Em cada mão uma faca, uma vassoura, uma marreta. Toda dança com a marreta é um canteiro de obras de perguntas sobre esse corpo de mulher aos pedaços. Aqui, agora, dentro da obra, dentro de casa, dentro do corpo, dentro da mulher muitas perguntas, muitas danças.

Dança Étnica Contemporânea – Tribal Fusion Bellydance (Dança)

O tribal é um estilo de dança que mistura dança étnica, como indiana, flamenco, dança do ventre e danças ciganas de diversas regiões, com danças urbanas, ballet, burlesco, contemporâneo e até danças populares brasileiras. Tribal Fusion possibilita ao praticante uma melhoria no senso cognitivo, além de beneficiar o sistema motor e ajudar com questões de ansiedade e baixa auto-estima. Além disso, ajuda no resgate da ancestralidade e conexão feminina e melhora a capacidade física, prevenindo tensões, estresse e aliviando dores crônicas, ativando as musculaturas internas e externas e melhorando a consciência corporal.

Lucy Dança todas as cores – voz do corpo (Dança)
Lucy Monteiro dança todas as cores – performance a voz do corpo tem como objetivo a produção de material audiovisual, durante a quarentena. Em uma performance que evidencia a dança não só como uma forma de expressão de arte, como também de promoção de saúde, através da criatividade uma agente promotora de mudanças e deslocamento.

Forró Dendicasa (Dança)

Forró Dendicasa é uma proposta de aula de Forró, mais especificamente de seu subgênero, o Arrasta pé (quadrilha/ marcha junina). Neste vídeo temos como objetivo principal criar novas estratégias de atuação em Dança, mesmo em um cenário adverso de Isolamento Social, devido à pandemia da COVID-19.

Esperança (Dança)

A proposta é apresentar a união de duas áreas: literatura e arte. Iniciamos o vídeo com um texto reflexivo, em alusão a pandemia da COVID-19. Em seguida, uma amostra de dança, tendo como público classificação livre e tradutor de libras. A Dança visa conhecer seu corpo e descobrir seus limites.

Experimento Para Habitar a Terra (Dança)

Experimentar a terra para resgatar o que me conecta a mim mesma. Restaurar as bases do que me faz permanecer viva. Regenerar. Suspender a queda para me fortificar na rocha. Corpo enquanto rocha, corpo enquanto ecossistema. A crosta terrestre sente a vibração das corpas que silenciam, das que gritam pelo direito de existir. Sou ecossistema pulsante de vida. Somos.

Causos e Cordéis (Humor e comédia)

O projeto “Causos e Cordéis” consiste em propiciar ao povo brasileiro, em especial aos cearenses, um momento de descontração em tempos de quarentena e ajudar todos a ficarem em casa de olhos grudados nos artistas cearenses. É esse o objetivo do humorista Henrique Vidal: mostrar um pouco do seu humor num contexto descontraído. Sendo esse humor uma característica do povo brasileiro, o trabalho vem para assegurar o acesso à cultura, de forma inovadora, criativa e inclusiva, e para amenizar o impacto advindo das medidas necessárias adotadas para enfrentamento do novo coronavírus, notadamente a necessidade de isolamento e distanciamento social. Contando causos do cotidiano e em versos de cordéis, Henrique Vidal tem como proposta levar para famílias um pouco do humor cearense contribuindo para amenizar os impactos dessa pandemia que estamos vivenciando.

Suricate Contra o Coronavirus (Humor e comédia)

“Suricate contra o Coronavirus” é uma série de vídeos que falam de maneira bem humorada sobre a quarentena que todos nós cearenses estamos vivendo. Todos os vídeos foram feitos durante o isolamento, respeitando todos os cuidados necessários para a não propagação do vírus. Hoje, o Suricate é formado por Leo e Dudu (dois irmãos) que acreditam muito no potencial da cultura popular na internet. Suricate Seboso é a representação da dona de casa, do ‘fuleragi’, da criança da periferia, da adolescente, do sertanejo, da família, e de todos aqueles amam a cultura nordestina. Nossa missão é fortalecer essas raízes usando a internet como fio condutor e levar através de tirinhas humorísticas, séries, vídeos, apps, games, streaming e live streaming o nosso linguajar regional, exaltar quão bom é ser nordestino, combater o preconceito e ainda “matar” um pouco a saudade do nosso povo que está fora da nossa região.

Oficina de Comédia: Como fazer graça – o jeito moleque de ser (Humor e comédia)

O Ceará é mundialmente conhecido como a terra do humor, o estado de graça, povo alegre, moleque e acolhedor. É com esse pensamento que o ator/humorista Leo di Oliveira traz uma oficina expositiva, utilizando uma linguagem simples e despojada para facilitar ao público em geral a compreensão da arte de fazer rir.

Pokindea em Dose Dupla na Quarentena: “L.M.A – Lavadores de Mãos Anônimos” + paródia “Coronavírus” (Humor e comédia)

“Vídeo 1 – Everton Cássio em “Pokindea no L.M.A – Lavadores de Mãos Anônimos”: Pokindea faz um personagem “viciado” em lavar as mãos e passa a participar inclusive de um grupo de apoio, o Lavadores de Mãos Anônimos (LMA). Nele, Pokindea passa pelas dificuldades que é largar o vício de lavar as mãos. Vídeo 2 – Everton Cássio – Paródia “Coronavírus”: Paródia da música Te Prometo de Dennise MC Don Juan, onde Everton fala sobre as paqueras em meio à pandemia do coronavírus e como se virar em meio a esse caos.”

Colorau e Ronaldo, Tempero do Riso (Humor e comédia)

Do circo pra rua e da rua pra casa se pôde construir uma encenação que provocará risos e, ao mesmo tempo, a informação mais importante pro momento irá prevalecer. De dendicasa, a dupla Colorau e Ronaldo se propôs a levar às pessoas arte e entusiasmo, acrescentando o que o cearense tem de melhor, pro mais confortável ambiente para todos, então… por nos depararmos com o desenvolvimento do surto e a necessidade do isolamento, a preocupação veio à tona, mas a solução chegou com mais rapidez. Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, pudemos nos entregar a esta tão valorosa proposta, que resultou no que verão.

Dragão, menino do mar (Literatura)

“Ainda se houve sua história contar: esse menino, aqui do Ceará, contra a escravatura lutou com a bravura de um Dragão do Mar!” Histórias estimulam a imaginação, a memória, e contá-las é um ato de resistência. Este vídeo apresenta uma contação de história com música do livro “Dragão, Menino do Mar”.

Fantasias Marginais – Revista Digital (Literatura)

Fantasias Marginais, a Revista Digital compila, numa edição especial em PDF, os principais contos Terror, Fantasia e Ficção Científica escritos pelo autor e fanzineiro Oziel Herbert no período de 2016 a 2020. Os contos se passam numa Grande Fortaleza habitada por monstros, espaçonaves e zumbis.

Vozes Mulheres Leitura de poemas escritos por mulheres negras (Literatura)

Este projeto parte de uma necessidade de ler e ouvir mulheres negras, historicamente silenciadas pelo racismo estrutural. Traz como título um poema de Conceição Evaristo, Vozes mulheres. Reuni poemas-lutas de mulheres escritoras e artistas, principalmente do estado do Ceará. Este projeto é uma espécie de vídeo-ensaio experimental, gravado dentro de casa, de peito aberto e a vontade de compartilhar esse processo de afirmação da identidade negra.

MiniDoc Cinco Inscrições da Mortalidade (Literatura)

“Cinco inscrições da mortalidade, livro editado e lançado pela LuAzul edições, em novembro de 2018, reúne a poética de cinco autores cearenses com trabalhos publicados ao longo desta década (2010-20): Alan Mendonça, Bruno Paulino, Dércio Braúna, Mailson Furtado e Renato Pessoa; todos com vozes bem particulares, que quando juntos, se costuram e se complementam (esta, uma das descobertas deste trabalho). A obra mapeia um recorte da produção literária cearense deste começo de século, que para além de todo o seu porquê literário, traz o papel político de dizer e mostrar a literatura cearense produzida na periferia, seja no interior do estado, seja na periferia de sua capital. Em dois anos, o livro oportunizou aos autores um grande circuitos de eventos, ao longo de todo o Ceará, e também fora do país, como em Évora/Portugal, em um congresso de literatura que conversava sobre as poéticas do Alentejo e o Ceará. Todos esses encontros estreitaram os laços de afeto entre os poetas, e levou o livro muito além de um só trabalho artístico, e daí este documentário a narrar um tanto disso. Este minidoc, gravado e editado ao longo desses dias de quarentena em combate ao coronavírus, reúne dizeres sobre o livro, sobre estas inscrições da mortalidade, sua poética, seus cinco autores e suas ligações afetivas estreitadas e inscritas na poesia dos dias, e traz por objetivo o difundir da literatura, da arte, da vida, nesses dias tão distantes e tão próximos para todos nós.”

Eu Lírico Ceará (Literatura)

Ciclo de leituras dramáticas com poemas cearenses falando da sua relação consigo ou com o outro. No caso, o outro pode ser ele mesmo, o ser amado, o tempo, a natureza e muitas vezes a própria escrita poética, o ofício do poeta. Os poemas mostram uma forma de ver e entender a si mesmo.

Manifesto de quintal – Toda casa é um Sarau (Literatura)

Manifesto de Quintal – Toda casa é um Sarau: conecta as poesias que vivem nas residências. O encontro é feito pelas palavras, procurando um ponto verde na casa de cada atuante, um local onde exista o vento livre e o verde das plantas: o quintal, o jardim ou um espaço afetivo que exista na casa.

Performance Poética Bilíngue ( Libras e Língua Portuguesa) (Literatura)

Tendo em vista o valor cultural da Comunidade Surda e a união que a literatura proporciona, a performance bilíngue da crônica “Ameaças” tem como objetivo expor os sentimentos de estrangeiros em uma Comunidade Cultural e como as diferenças culturais em uma Comunidade são manifestadas nesse sujeito estrangeiro.

Quintal de Histórias (Literatura)

“Quintal de histórias” é um canal lúdico e educativo para abordar histórias de cunho infantil que falem sobre proteção e garantia dos direitos das crianças e que busca estabelecer um diálogo seguro e interativo com as crianças.

Tradições nordestinas: cordel e suas histórias (Literatura)

O cordel conta histórias que a história já conta. Será? De certo, ele se aproxima da linguagem do nosso povo. E é através dessa linguagem e de um texto de teor social e histórico que se buscou aflorar a criação do senso crítico tão necessário para o estabelecimento do nordestino como povo de valor.

Sertão em Quadrinhos (Literatura)

Na palestra “Sertão em Quadrinhos”, o escritor e roteirista de histórias em quadrinhos Zé Wellington fala sobre criar histórias em quadrinhos utilizando elementos da cultura nordestina, em especial sua experiência na criação de “Cangaço Overdrive”, história em quadrinhos semifinalista do Prêmio Jabuti. O livro, uma ficção científica com elementos regionais, conta a história de Cotiara, cangaceiro que é transportado para um Ceará distópico futurista, apresentando paralelos entre as piores secas do passado e o período político atual. Outras obras de escritores e quadrinistas cearenses são apresentadas a partir desta reflexão inicial, buscando aproximar os leitores do rico universo das tradições nordestinas, além de promover debates sobre a difícil convivência do nordestino com a seca.

A metamorfose da fotografia em um texto criativo (Literatura)

Esta oficina constitui-se de duas aulas introdutórias sobre fotografia e criação literária de forma interligada, a fim de dar instruções técnicas e artísticas para a produção de fotografias, com o celular ou uma câmera digital, e textos literários a partir das fotografias realizadas dentro de casa.

Momento cordel com Elizangela Soares (Literatura)
O Projeto Momento Cordel com Elizangela Soares buscou expor, através dos cordéis, que são uma forma de expressão popular, a temática do isolamento social que estamos vivendo, com cordéis que visam informar, emocionar e entreter as pessoas durante este período de pandemia, de forma lúdica, criativa e literária. Os cordéis foram produzidos pela cordelista Elizangela Soares, que tem buscado, neste gênero literário, espaço para interagir com a sociedade, levando a arte para a casa das pessoas.

Criação de figurinos com Dami Cruz (Moda)

“A videoaula promove o desenvolvimento de olhares para a construção de figurinos em obras cênicas e audiovisuais. O público entrará em contato com o trabalho da figurinista cearense Dami Cruz, que compartilha seus processos de criação com base em sua experiência de concepção e execução de figurinos.”

Iago Vital ao vivo na sala de estar: Sessões de Quarentena (Música)

Apresentação ao vivo das Sessões de Quarentena do músico Iago Vital, em formato acústico, gravada da sala de estar de sua casa para o mundo, no festival Ceará Dendicasa.

GUITARRADA LÁ EM CASA (Música)

Apresentação voltada à música instrumental brasileira, em especial a GUITARRADA, gênero musical paraense que teve seu ápice nas décadas de 80 e 90. Tem como seus maiores expoentes Mestre Vieira e Aldo Sena. Um SET LIST com homenagens aos mestres e também repleto de temas autorais.

Video Clipe Triplo Paulo Kalu (Música)

O projeto “Vídeo Clipe Triplo – Paulo Kalu” foi gravado e editado durante o período da quarentena, entre os dias 3 e 9 de abril de 2020. As composições são autorais e foram gravadas dentro de casa com um celular, apenas pelo artista cearense Paulo Kalu, compositor e músico, e pela produtora Natália Rocha, filmagem e edição, parceiros de trabalho e vida a mais de 9 anos. As músicas falam da solidão, de momentos em que é preciso estar só, de momentos em que nada foi fácil na vida, mas que mesmo assim é preciso caminhar e que com certeza chegaremos em um lugar melhor com flores perfumando o ar.

Um Canto Nordes-Piano (Música)

A cantora Stefanie Pontes e o pianista Ibbertson Nobre apresentam a proposta artística/musical UM CANTO NORDES-PIANO, no I FESTIVAL CULTURA DENDICASA, realizado pela SECULT-CE. Nele fazem releituras de compositores nordestinos, com ênfase nos processos criativos de execução e/ou improvisação.

Tobias e a fantástica aventura de um dia comum (Música)

Tobias é uma criança curiosa que transforma tudo em aventuras. Entre histórias e canções, o seu dia se torna extraordinariamente comum! Tobias em sua jornada enfrenta vários medos, perdas e sentimentos. E todos esses obstáculos lhe ajudam a aprender a encarar as aventuras do dia a dia!

Apresentação artística de Chiquinho do Vanerão (Música)

“CHIQUINHO DO VANERÃO é apaixonado pelos clássicos do forró desde criança. A partir de 2003, com a BANDA FORROZÃO PAULÊRA, passou a levar a regionalidade de seu forró pelo Vale Jaguaribe. Diante das medidas de enfrentamento ao Covid-19, ele levará o melhor do forró pé de serra de DENDICASA PARA O MUNDO!

Arquelano – OQTQDM (Música)

O cantor, produtor musical e compositor cearense Arquelano convida a ouvir o seu novo single, nascido durante esse período de afastamento social: OQTQDM (lê-se “o que tu quer de mim”). A canção foi escrita por ele em colaboração com Emília Schramm.

Viver a Vida (Música)

Mesmo em meio a situação em que estamos vivendo, precisamos continuar a viver a vida bem e intensamente, amando e sendo amados. Essa música foi criada na quarentena e expressa o meu sentimento por quem eu amo, a saudade, mas ao mesmo tempo o amor, vamos Viver a Vida!

Rabeca, o Som da Resistência (Música)

A Cultura Popular é riquíssima, é exuberante e é, sem dúvida, resistente. A cultura da rabeca vem ganhando espaço e reconhecimento em Umari e na região. Faço apresentações em vários lugares, em escolas, universidades, festas religiosas, festas juninas, festivais de cultura popular, entre outros. Em 2019, ganhei o Prêmio Culturas Populares da Secretaria Especial da Cultura. Com esse prêmio estou montando a Escola de Música Ana da Rabeca.

Viramundo Acústico Dendicasa (Música)

Acústico Viramundo é um projeto produzido no momento da quarentena, apresentando quatro canções autorais presentes em seu recente EP, Fortalezas. Gravado em casa, o projeto explora arranjos e imagens, mostrando vertentes multi-instrumentistas do artista.

Minha Sanfona Brasileira (Música)

Minha Sanfona Brasileira traz instrumentais compostos por grandes maestros e músicos brasileiros, como Zequinha de Abreu, Dominguinhos e Sivuca. Visto a necessidade de preservar a cultura brasileira, esse projeto é uma forma de homenagear os grandes músicos e agregar conteúdo para o público.

Acordes, não durma sem escutar… (Música)

Compositor e músico (contra-baixista; violonista e arranjador), filho do maestro “Chico do Piston”, natural de cidade de Senador Pompeu-Ce, João Ferreira Neto passou por várias bandas de baile, como Banda Nova, Black Banda, Banda Magazine. Sendo “freelance” tocou ao lado de músicos como Cleivan Paiva, Dihelson Mendonça, Hugo Linard, Zé do Norte, Tarcísio Sardinha, Adelson Viana entre outros. Hoje atua como professor de violão e contrabaixo.

Composições com Emoções (Música)

“Este vídeo faz parte do meu projeto submetido ao Edital “”Cultura Dendicasa”” da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (2020). Sou Elion Silva Compositor, e neste vídeo eu interpreto 12 músicas de minhas autoria (algumas delas somente minhas, outras são parcerias com colegas compositores e tem ainda duas que são versões de canções internacionais). O tema que é transversal a todas 12 canções é o AMOR em suas múltiplas facetas e possibilidades. Espero que todos gostem!
Créditos – Voz: Elion Silva/Violão: Fábio Santos/Sonorização: Júnior Dias (Digital Áudio Studio)”

Sundogs – Rock In Casa (Música)

O projeto “Sundogs – Rock In Casa” é uma iniciativa da banda sobralense Sundogs, trio sobralense que apresenta canções durante o distanciamento social, cada componente em sua casa respeitando e disseminando a importância das orientações do combate à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). A ação busca a utilização de tecnologias da comunicação no território digital em favor do fazer música autoral, proporcionando o acesso ao público consumidor do rock n’ roll.

Navegando dendicasa (Teatro)

Navegando Dendicasa é um bate-papo sobre o espetáculo infantil “O Regresso dum Barquinho de Papel”, com a atriz e produtora Gabi Gomes e o ator e diretor Luis Carlos Shinoda. O trabalho é uma montagem do Cangaias Coletivo Teatral, grupo de Maracanaú com 10 anos de trajetória, a partir do livro “O Braço do Pai”, do dramaturgo Rafael Barbosa.

Ato de Escrever (Teatro)

O projeto “Ato de Escrever” tem como objetivo apresentar um acervo de vídeos autorais do ator cearense Paulo Téspis, em parceria com a atriz Bia Cavalcante. Por meio de declamações de textos e poesias, a finalidade é fazer o espectador sentir dentro de si uma vontade de começar a escrever.

Tio Marcelino Conta e Canta (Outra)

“Tio Marcelino Conta e Canta” apresenta três histórias que resgatam nossas cantigas populares: “O Menino e a Lua”, um garoto e seu sonho de chegar à Lua, usando recortes de papel; depois vem “Desenhos e Brinquedos”, uma perfeita interação entre um bloco de rabiscos, bonecos e boas cantigas, tais como “A canoa virou”, “Pintinho Amarelinho”, “Cachorrinho” e “Sabiá”; por fim “Cantando no Sofá”, que transforma o móvel em palco, papelão em janela, caixa de doce em trem e par de meias em minhocas.

CHÁ DAS SEIS: ZONA FRONTEIRIÇA ENTRE ARTE TEATRAL E VIDEOGRÁFICA (Teatro)

O medo da solidão coloca Gertrude e Efigênia numa roda viva, onde o mesmo ritual se repete num ciclo interminável. Presas a um passado construído de amor e ódio, de vida e morte, elas vivem ligadas por um destino que elas mesmas construíram. Encontram-se todas as quintas-feiras com a finalidade de tomarem o chá das seis. Esposa e amante, chave de um mesmo segredo, se revelam na necessidade de permanecerem juntas, como um mal necessário.

EMBRENHADA (Teatro)

“Duas mulheres inquietas com a vida conversam sobre memórias, silêncio e o tempo. Juntas, elas rememoram momentos da vida, retomando o passado para se fortalecer no futuro. Aprendem vagarosamente que o silêncio também é tempo e que ele carrega uma imensa sabedoria.

Ensaio para ouvir vozes além de quatro paredes

Maria Beatriz (figura fictícia), que se diz remanescente do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, narra a história do Povoado, por meio de memórias, compartilhando lembranças e experiências da comunidade fundada pelo líder beato José Lourenço na cidade do Crato, Ceará, que surgiu em 1926 e foi destruída em 1936.