Portal Cultura Dendicasa: mais 50 conteúdos estão disponíveis nesta sexta, 12/6

12 de junho de 2020 - 13:57 # #

A cultura cearense a um click! A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará semanalmente vem disponibilizando conteúdos no Portal Cultura Dendicasa. São apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Acesse: https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br/

 

Seguindo um calendário semanal de postagens, a secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 12/6, mais 50 conteúdos artísticos-culturais no Portal Cultura Dendicasa (https://culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançada no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Nesta semana o portal atinge a marca de 150 conteúdos digitais cearenses já disponíveis. Eles foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa”, lançado em 23/5, é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Culture-se Dendicasa

O lançamento do portal Cultura Dendicasa veio junto ao anúncio da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a TV Ceará (TVC), para a exibição do programa “Culture-se” em versão especial, com uma mostra de projetos selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. O quarto episódio do “Culture-se Dendicasa” vai ao ar neste sábado, 13/6, às 22h30. O programa, com apresentação do jornalista Emanuel Bruno, reúne entrevistas e exibição dos conteúdos culturais cearenses.

Confira a lista dos 50 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

Quem nesses tempos tenta se comunicar comigo? (Artes integradas)

Procurar brechas, ranhuras, janelas, portas para novos ares, um impulso para a criação de um novo corpo. O campo está minado. A estrutura está muito bem armada e, nós, aos poucos criando outros braços, outras pernas, novos olhos. Como, então, pulsaremos juntos?

até que a palavra morar faça sentido (Artes integradas)

O vídeo é inspirado por poemas de Thiago Mattos e Ana Martins Marques, em que traço um percurso literário-visual na casa em que vivo, desde os seis anos, trazendo questões sobre os significados de moradia e suas memórias. O título vem de um poema de Ana Martins Marques, do livro “como se fosse a casa”, publicado pela Editora Relicário, em 2017.

ENCANTADOS (Artes integradas)

Zé Macambira, Jurema Flor e Maria Iéié são personagens encantados que vem de longe numa andança sem fim, trazendo na bagagem contos, brinquedos e brincadeiras populares. Vem contando e cantando as histórias inventadas, vividas ou aprendidas com os mais velhos e os mais novos, nos terreiros e reinos encantados.

Quando é difícil demais conseguir chorar (Artes visuais)

Eu queria conseguir chorar e não consigo. Existe um mundo de lágrimas guardadas aqui dentro e me pergunto se um dia tudo isso vai transbordar. Foi a partir disso que surgiu a obra “Quando é difícil demais conseguir chorar”. Dessa tentativa frequente, e sem sucesso, de botar esse choro para fora.

Produzindo Escultura em Cerâmica (Artes visuais)

No vídeo do escultor ceramista Bosco Lisboa o artista fala um pouco da sua trajetória artística e dá algumas dicas de iniciação à escultura com argila, com pouco recurso, e também apresenta fotos de algumas de suas obras mais importantes.

Centro de Gravidade (Artes visuais)

Uma ação que cria coletivamente e, à distância, elementos artísticos que sejam resposta. A união de corpos através de perguntas performativas. A transformação de linguagem escrita em movimento. Sempre serão inúmeras as formas de se conectar em quarentena e essa foi a nossa. Você consegue me responder? Quantas vezes seu centro de gravidade mudou?

Pintura Dendicasa – dicas para começar a pintar em casa (Artes visuais)

Neste vídeo o artista plástico Talvanes Moura ensina a você os primeiros passos para começar a pintar com óleo sobre tela, utilizando o mínimo de recurso, a partir da utilização de uma paleta reduzida, apenas com as cores primárias. Trata-se apenas de um elemento importante para quem deseja aprender a pintar com essas técnicas.

Quadro Vivo: cinema intervenção! (Audiovisual)

Quadro Vivo é uma experiência de cinema intervenção. São dispostas 12 imagens retiradas da internet que ocupam o espaço público da cidade de Juazeiro do Norte/CE. Pertencem aos registros históricos vindos do fotojornalismo e de pinturas clássicas. O projeto modifica as etapas do processo de realização de um documentário, para investigarmos as formas de participação dos espectadores, e o sentido das imagens históricas na produção de uma memória coletiva. Ao se deparar com as imagens, o espectador-participante é indagado com a pergunta: o que você vê?

MICI – Mostra Internética de Cinema Infantil (Audiovisual)

A MICI – Mostra Internética de Cinema Infantil surge como uma forma de trazer e divulgar obras infantis realizadas por estudantes cearenses, obras estas que passaram ao longo dos anos pela Mostra PERCURSOS (Mostra do curso de Cinema e Audiovisual da UFC). Instagram: @mostramici

Oficina de Confecção e Manipulação de material de circo com objetos recicláveis (Circo)

O Garajal pretende envolver crianças, adolescentes e pais na oficina de confecção e manipulação de objetos de malabares com material reciclável, a fim de propor, além do aprendizado e aprimoramento das habilidades artísticas e manuais nessa época de quarentena, uma troca de afeto entre pais e filhos.

CORDEL NA REDE – com Tião Simpatia (Cultura popular e tradicional)

O Projeto CORDEL NA REDE Com Tião Simpatia tem como objetivo principal o incentivo à leitura e difusão da Literatura de Cordel nas redes sociais, durante a Quarentena da Covid-19. O artista, músico e arte educador, Tião Simpatia, que foi alfabetizado aos 15 anos de idade, através do cordel, na Zona Rural de Granja-CE, e se destacou nacionalmente com “A Lei Maria da Penha em Cordel,” obra criada a partir dos principais artigos da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, agora aproveita o tempo livre para compartilhar com os internautas um antigo e saudável hábito de ler cordéis. Deitado numa rede, na varanda de sua residência, em Fortaleza, onde cumpre quarentena desde o dia 19 de março, o artista produz vídeos com leituras de cordéis para seu canal do YouTube e depois compartilha em suas redes sociais, daí o nome em duplo sentido “Cordel na Rede”. FICHA TÉCNICA: Apresentação: TIÃO SIMPATIA | Produção: NANÁ JUCÁ | Arte: KLÉVISSON VIANA | Trilhas Sonoras: TIÃO SIMPATIA.

Em tempos de quarentena, falar de Cordel não é problema (Cultura popular e tradicional)

A apresentação traz um pouco da história e algumas reflexões sobre a literatura de cordel, além de causos e versos famosos em todo o Ceará

REC (Dança)

Uma dança do colapso. Na tentativa de buscar o melhor ângulo, o corpo se esgota, se fragmenta, reconfigura-se em um glitch de existência. O pulso vital já não é mais batimentos cardíacos, mas as ondas de frequência que atravessam nosso campo magnético. E como o corpo, composto de carne, sangue, fluidos, volume, sintetiza-se em pixels, gráficos, RGB, bluetooth? REC se configura como reivindicação de posse da mulher em relação a sua imagem, um corpo que satura as formas de manipulação imagética atuantes sobre os corpos femininos. Monstrificação, fragmentação, retorção, edição. A apoteose da mulher contemporânea.

Manual de mainha e lembretes para minha filha (Dança)

É o experimento em isolamento, em quarentena, vivenciado por um artista, traduzindo no corpo que dança os anseios e incertezas, a instabilidade financeira, a busca pelo equilíbrio emocional e o fortalecimento de crenças e desejos, de criação de planos para a vida, do chamamento do amanhã e futuros caminhos na arte. Tem por objetivo não apenas documentar mas, principalmente, comunicar-se com quem também está convivendo com as experiências de separação social, levando para as casas um alento, um conforto de casulo com a certeza de que o tempo passa e que com sua passagem retornaremos mais fortalecidos, mais dignos de convivência com o outro e neste mundo que habitamos.

Fotografia arretada no seu celular (Fotografia)

Na aula “Fotografia arretada no seu celular”, a professora Tamara Lopes dá dicas de como melhorar aspectos estéticos da fotografia, além de fornecer tutoriais para realizar imagens divertidas e criativas, com um jeito “gaiato” que a maioria dos cearenses tem. @tamaralopesfotografia

Momento Culinário com Sucupira Machado (Humor e comédia)

Sucupira Machado tem um novo desafio em seu novo programa culinário. Ela escolherá a casa de um pobre para preparar um prato com o que encontrar na geladeira. E, nesse momento de quarentena, ela pretende usar seu talento culinário e muita criatividade. Assim, de forma cômica e descontraída, ela improvisa uma deliciosa farofa de ovo.

Duffina Botando Quente (Humor e comédia)

Everton Cássio em “POKINDEA NO L.M.A – LAVADORES DE MÃOS ANÔNIMOS” Pokindea faz um personagem “viciado” em lavar as mãos e passa a participar inclusive de um grupo de apoio, o Lavadores de Mãos Anônimos (LMA). Nele, Pokindeia passa pelas dificuldades que é largar o vício de lavar as mãos.

Zuleica, dendicasa nas ondas do rádio (Humor e comédia)

Zuleica, Dendicasa nas ondas do rádio é um Projeto do ator-humorista Dudé Torres que, através de sua maior criação, a empregada doméstica Zuleica, montou uma rádio em casa para ajudar as pessoas (através do bom-humor) a atravessar o período da quarentena. Apresentando textos criativos e engraçados em seu programa de rádio, ela diverte as pessoas que estão se guardando em casa, passando dicas importantíssimas para o combate à disseminação do Covid-19.

Produção, Edição e Lançamento do videoclipe de MELÔ DO DJAVAN no quintal de casa (Música)
.
Mateus Fazeno Rock lança o clipe da 6° faixa do seu disco de estreia, Rolê Nas Ruínas, intitulada Melô do Djavan; vídeo realizado no quintal de sua casa no bairro Sapiranga. Entre a noite e o amanhecer materializam esse universo de transformação e força de mudança presente na música. Feito no celular, pelo acaso e única condição estrutural possível de ser realizada, como no trecho que diz “faço como posso, quase que não posso, faço mesmo assim…”. Filmado e editado por Larissa Paiva.

Oigá (Música)

Oigá Festival DendiCasa – Neste projeto, o grupo quer mostrar como tem enfrentado o momento que a sociedade se encontra. Mostrando como se dá o processo musical que antes era feito de forma coletiva e presencial, e que agora se necessita fazer a distância, e enfrentando dificuldades como a limitação de recursos e equipamentos.

Cantos e cantigas (Música)

Essa apresentação no Cultura Dendicasa constitui-se de um apanhado de músicas, entre côcos, cantigas de rodas, reisados, músicas autorais que falam sobre a cultura popular, com ênfase em aspectos culturais e ambientais do Cariri Cearense. Fruto de pesquisas, lembranças e vivências.

Bruno Rass Sound System (Música)

“Bruno Rass Sound System” é um Pocket Show, onde o artista, Bruno Rass, apresenta oito músicas autorais. As canções misturam o Reggae e o Rap e é voltado para o Dub e a cultura Sound System. O formato permite que o artista cante suas canções com acompanhamento instrumental do DJ (a técnica é chamada de riddim).

Piano Regional (Música)

O projeto Piano Regional se dedica às músicas nordestinas e procura executá-las com a idiomática do piano. Foi feito um trabalho de adaptação para o arranjo musical de cada uma das músicas, respeitando suas características típicas. O projeto é apresentado pelo pianista Willames N. Rodrigues.

TODO SENTIMENTO (Música)

No show “” Todo Sentimento””, Carlinhos Patriolino interpreta vários temas a fim de aquecer os corações de quem está nesse momento difícil de isolamento. Entre eles destacam-se “”Smile”” e “”Misty””, trazendo sentimentos de paz e conforto no soar de cada doce melodia. O artista passeia também por temas brasileiros como “”Todo Sentimento”” e “”O Que Será, Que Será “”. Carlinhos compõe um show em que a fusão dos temas, desde clássicos universais às maravilhosas composições brasileiras, se unem completamente em harmonia. Aqui é possível encontrar músicas que nos trazem, inevitavelmente, uma reflexão. Dentro das condições limitadas do momento, sem os equipamentos de estúdio para captar som e imagem com melhor qualidade, Carlinhos elabora ,com todo o carinho, dentro das possibilidades encontradas em mãos, este show emocionante que pode ser apreciado por todos os públicos.”

GVARÁ live at Cariri Encantado (Música)

O projeto consiste em uma apresentação através da internet em que o artista mostra as sonoridades que ele traz como referência, utilizando da efervescência cultural que permeia o Brasil. O GVARÁ traz em seu set as principais tendências da produção eletrônica do país que cresce a cada dia, com músicas de artistas brasileiros e internacionais, com elementos sonoros da cultura latina e popular. A proposta tem como objetivo geral mostrar aos espectadores que o País está a cada dia se consolidando como um polo de produção de música eletrônica, tendo inclusive grandes produtores e DJs figurando boas colocações dos rankings mundiais de popularidade e em número de reproduções de suas músicas.

TOCANDO NA TOCA (Música)

O Projeto “Tocando na Toca” é um compilado de vídeos musicais que reúne artistas através da conexão virtual. Nascido das parcerias destes com a baixista Mirele Alencar como interlocutora e participante, são produzidas versões de músicas criadas dos cernes individuais da musicalidade de cada artista, objetivando criações espontâneas de sonoridades.

VIDEOAULA – CRIANDO E PRODUZINDO SUA MÚSICA VOCAL (Música)

A videoaula CRIANDO E PRODUZINDO SUA MÚSICA VOCAL ensina a construir uma música vocal, ministrada de uma forma dinâmica e de fácil entendimento. Os passos são explicados detalhadamente de forma bastante interativa e atraente, fazendo com que o aluno se sinta empolgado e capaz de criar uma música vocal.

João Lucas & Banda (Música)

O projeto João Lucas & Banda nasceu na cidade de Itapipoca em 2013 com a união de três amigos que tinham como paixão em comum a música. O que surgiu como um passatempo se tornou profissão no mesmo ano. Hoje, a banda leva alegria e entretenimento aos bares, restaurantes e eventos de Itapipoca e região, apresentando sempre um repertório eclético e animado, que agrada desde o público mais velho ao mais jovem, interpretando todos os hits que fizeram história tanto da mpb e do pop rock, como também do sertanejo, forró e axé.

LIBRAS com música (Música)

O LIBRAS com música leva até a comunidade ouvinte uma abordagem de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais através da interpretação de músicas. Dessa forma, o intuito é incentivar os ouvintes a aprenderem LIBRAS, promovendo uma maior inclusão através da comunicação, utilizando a LIBRAS.

Xirê na Laje (Música)

O Xirê na Laje é uma experiência desenvolvida por Cabocla durante a quarentena, gravada em formato de live. O projeto propõe promover uma imersão em busca do encontro da espiritualidade, ancestralidade, resgates histórico e a valorização da multiplicidade cultural promovida nas periferias.

As Interfaces do amor (Música)

As interfaces do amor é um pocket show autoral, à voz e violão, com canções e poesias que versa sobre estágios do amor, que se perpassam ao longo da relação afetiva; desde o instante primevo da paixão até a maturidade de quem já desistiu das idealizações, se apegou de bom grato ao que pôde ser.

Projeto Duo ZERD: Século XX no Som Contemporâneo (Música)

O Projeto DUO ZERD: Século XX no Som Contemporâneo é de autoria de dois jovens da cidade de Aquiraz/CE que sempre tiveram apreço pela música. Ambos tocam instrumentos de cordas: Rodrigo Rodrigues toca violino, e Eric, violão e violoncelo. Através de apresentações em hotéis, restaurantes e outros eventos, o DUO ZERD leva as músicas clássicas internacionais que marcaram o século XX, tais como: “My Way – Paul Anka”, “Can’t Help Falling Love – Hugo Peretti”, “Quizás Quizás Quizás – Osvaldo Farrés” e “Hey Jude” – The Beatles”, assim como de músicas brasileiras: “Eu Sei Que Vou Te Amar – Caetano Veloso”, “Oceano – Djavan”, “Tarde em Itapuã – Toquinho e Vinicius de Moraes”, Primavera – Sérgio Cassiano” e “Sampa – Caetano Veloso”.

Cantos da casa (Música)

Pedro Frota abre a intimidade do seu lar e de suas canções em uma jornada musical pelos “Cantos da casa”. Do acordar ao anoitecer, transita entre os cômodos fazendo música com a casa: explora as diferentes acústicas dos ambientes, utiliza utensílios domésticos como instrumentos musicais, interage com a televisão, o espelho e outros objetos. Quartos, banheiro, cozinha e sala servem de cenário para números musicais retratando situações rotineiras da vida e do fazer artístico do intérprete- criador.

COMPOSITORES VARZEALEGRENSES: DENDICASA PARA O MUNDO (Música)

Este projeto tem dentre os seus contributos a divulgação de obras e compositores varzealegrenses em um momento oportuno de quarentena, onde muito se busca conteúdos de interatividade por meios digitais. Difundir este tipo conteúdo específico é uma atividade de extrema significância não só no momento atual. Neste projeto as obras musicais apresentadas são de compositores de Várzea Alegre que, acredito, que mereçam maior projeção tanto de suas músicas, quanto de seus nomes.

Navire – Realidade Virtual (Música)

Navire – Realidade Virtual. Erivan Produtos do Morro apresenta Realidade Virtual, um show com letras leves e melódicas, de refrões marcantes e uma suavidade que contrasta com o peso da bateria e das guitarras orgânicas do seu trabalho anterior. Para lançar o projeto, o rapper traz seu alter ego Navire – Erivan ao contrário.

Toda Essa Alegria (Música)

A cantora e compositora cearense Lia Almeida apresenta o show “Toda Essa Alegria” composto por canções autorais, lançadas no seu primeiro EP, e releituras de canções covers. Suas influências são uma mesclagem entre os conceitos da MPB e influências internacionais, como, rock, pop, country e blues.

DuoSolo (Música)

O Projeto DuoSolo foi criado em 2015, com releituras instrumentais de sucessos nacionais e internacionais, nos mais variados estilos. Composto por Ed Barros no Saxofone/Flauta Transversal e Guitarra/Violão de Vinícius de Abreu. Complementados pelos arranjos em Teclado de Thiago Castro.

Além do Azul – Canções de Fausto Nilo (Música)

O projeto “”Além do Azul””, concebido pela intérprete Marina Cavalcante, traz um repertório composto pelas obras do grande compositor Fausto Nilo. Natural de Quixeramobim (CE), Fausto ganhou o mundo através de suas composições e parcerias, que abraçam tantos nomes consagrados da música popular brasileira. Nesta situação de pandemia, Marina resolveu juntar-se ao companheiro e também músico Raul Porfirio, e readaptar o show para o formato em duo registrando de forma caseira e afetiva algumas canções deste garimpo. Ambos cresceram escutando em casa, através dos pais, a obra do renomado compositor cearense. Delicadeza, beleza e profundidade podem expressar alguns dos sentimentos que os artistas procuram transmitir através desse trabalho.

Aprendendo Violão em Casa (Música)

A Oficina Aprendendo Violão tem como proposta possibilitar a introdução à prática instrumental no violão, de maneira prática e simplificada, com um conteúdo acessível à população no período de epidemia da COVID 19, onde as pessoas interessadas poderão acessar este conhecimento sem obstáculos, bem como experimentando os efeitos da arte musical.

Rayná canta Belchior (Música)

O projeto Rayná canta Belchior nasceu do amor e admiração pelo poeta maior, conterrâneo e revolucionário em suas canções. Consiste em interpretações e releituras minhas, cheia de gingado, muita verdade e sentimento. O objetivo é enaltecer esse artista ímpar e sempre eternizar suas memórias, pensamentos e canções em outros momentos e gerações.

Ensaio a̶b̶e̶r̶t̶o̶ Fechado – Destrinchando o primeiro encontro com o palco | Corpo em Crise (Música)

O ensaio aberto do Corpo em Crise, nossa primeira aparição pública, foi cancelado por conta da pandemia. Resolvemos, então, fazer um ensaio fechado e fazer registros desse momento. Aqui compartilhamos relatos da banda sobre as composições, processo criativo, e três das músicas gravadas nesse ensaio.

Não deixo o meu Cariri (Música)

“Não Deixo Meu Cariri” é uma produção radiofônica que reúne elementos que compõe a Paisagem Sonora da Chapada do Araripe. Promove um encontro de saberes da história da música na Região do Cariri cearense e sua diversidade cultural, por meio das influências primitivas, da cultura popular e sua contemporaneidade musical.

Duvalle para o mundo (Música)

O projeto Duvalle para o mundo, é um apanhado de canções de compositores natalícios do estado do Ceará. As canções escolhidas, são interpretadas pelo cantor Leandro Duvalle, filho de Limoeiro do Norte no Vale do Jaguaribe, Estado do Ceará, nisso a alusão do seu nome artístico com a região e com o título do projeto. O show foi realizado no dia 04 de Abril de 2020, no período de isolamento social por ocasião da pandemia da COVID-19, Contando com a participação do músico acompanhante Caetano do Prado. O projeto artístico intitulado por DUVALLE PARA O MUNDO, tem por objetivo evidenciar a contribuição artística e cultural em nível nacional de compositores oriundos do estado do Ceará e difusores do gênero musical forró, que é trazido em algumas de suas vertentes dentro do projeto, baião, xote, balada de acordeom e o arrasta-pé.

Dramaturgia e Existência: A Quarentena como Tragédia (Outra)

A palavra tragédia inunda o cotidiano. Mas de onde ela provém? O quê podemos aprender de suas origens? Por meio de um retorno ao teatro da Grécia Antiga, o podcast Dramaturgia e Existência procura expor um novo prisma sob o qual enxergar e interpretar o mundo a partir da dramaturgia.

Bastidores do São João: Entendendo a dinâmica do Casamento Matuto (Teatro)

Diante do momento vivido atualmente, com a COVID-19, preparamos um vídeo com o objetivo de repassar de forma didática e clara os quesitos avaliados no julgamento dos casamentos matutos, no estado do Ceará, por meio de experiências vividas durante toda a nossa trajetória junina.

AS BRINCADEIRAS DA MINHA INF NCIA (Teatro)

Com as mudanças por causa do Coronavírus, Lilica (Lia Elaly) que é apaixonada por brincadeiras antigas e contos de histórias vem mostrar nesse curta as brincadeiras que gostava quando era criança e provar que dá para se divertir mesmo com essa pandemia, junto do papai, mamãe e irmãos.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE ZILDA (Teatro)

Zilda está no mundo espiritual e é escolhida pelo plano espiritual para fazer uma grande live para o Planeta Terra, visto que a humanidade está passando por problemas, com uma pandemia que se alastrou pelo mundo. Zilda tenta lembrar de coisas que passou na vida quando ela vivia no Planeta Terra, fala um pouco das suas vivências e dos seus aprendizados e aproveita para deixar um grande recado para que a humanidade repense sua forma de encarar a vida.

MÁSCARAS E TEATRO DE RUA (Teatro)

Máscaras e Teatro de Rua tem como propósito o compartilhamento das experiências de Vanéssia Gomes no campo da pesquisa sobre máscaras. Um trabalho que busca revelar a relação do fazer teatral com as máscaras, e também destacar a importância do registro e difusão de materiais de pesquisa e criação.

MANIFESTO (InCasa) (Teatro)

MANIFESTO é um espetáculo teatral que lacera o pensamento de cinco mulheres sobre suas posições políticas, econômicas, sociais, existenciais, filosóficas e criativas enquanto artistas da cena, em fricção com discursos e ideais oriundos de manifestos vanguardistas, do século XX e XXI.

UniVerso – a poesia das coisas (Teatro)

“UniVerso – a poesia das coisas”, é uma narrativa digital que une versos, histórias e pessoas para um café a céu aberto em meio ao surto de saudade, decorrente da pandemia que afasta e mantém as pessoas distanciadas.