MIS-CE lança projeto Memórias Compartilhadas nesta terça, 9/6

5 de junho de 2020 - 11:40 # #

Dialogando com o passado, presente e futuro, o projeto convida as pessoas a compartilharem fotografias, conteúdos audiovisuais e texto para lembrar o que fizemos e vamos fazer com imagens, que também são memórias.

 

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lança nesta terça-feira, 9/6, o projeto Memórias Compartilhadas, que convida as pessoas a compartilharem memórias por meio de texto e imagens. A ideia é formar um grande acervo coletivo de imagens feitas em casa, para ajudar a pensar o passado, o presente e o futuro da sociedade. A iniciativa integra as ações realizadas online pela Rede de Equipamentos Culturais da Secult, em tempo de enfrentamento da Covid-19. O lançamento acontece com um bate-papo ao vivo sobre o projeto, às 20h, na página de Youtube da Secult (@SecultCearaGov). Mais informações estão disponíveis no site: www.mis-ce.art.br.

“Olhe aquela caixa de sapatos, cheias de fotos; procure rever os álbuns e filmes. Envie e conte uma historinha compartilhando lembranças simples, pois a simplicidade é algo que precisamos valorizar. A memória é um substantivo feminino com a capacidade de criar, cuidar, recuperar, evocar sensações e sentimentos que não devemos esquecer” – este é o convite feito pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, a partir do projeto Memórias Compartilhadas.

A ideia fundamental para a elaboração do projeto partiu de uma pergunta que põe em xeque a democratização do acesso às novas tecnologias: que fotografia familiar você verá no futuro se você não for de um grupo hegemônico? O diretor do MIS, fotógrafo e professor Silas de Paula, destaca que a fotografia vernacular (amadora) é essencial para revisitar e compreender o mundo.

“Grande parte do que sabemos, sobre hábitos e costumes do passado recente, vem da fotografia vernacular (amadora). São álbuns de família, ou fotos do cotidiano guardadas em caixa de sapatos e revividas em reuniões familiares, mas eram imagens íntimas que circulavam somente entre parentes e amigos próximos. Historiadores, pesquisadores e artistas perceberam sua importância e deram a elas outra dimensão”, comenta o gestor do MIS.

As fotografias impressas em papel, as filmagens gravadas em fita, ou mesmo em CDs, DVDs e HDs em casa são passíveis de sumir, de ter um fim. Por isso, o projeto surge também como meio de preservar o conteúdo da memória coletiva. “Com os dispositivos tecnológicos atuais que imagens serão encontradas e vistas daqui há dez ou vinte anos? Por mais que se fale em democratização de acesso a esses dispositivos, a realidade é outra. Nos processos analógicos nunca precisamos de nada, além do olho humano, para ver a imagem – em papel ou película. Dos álbuns de família, que eram editados e possuíam uma narrativa da vida familiar criada pela mãe ou pai, passamos para um banco de dados no computador ou celular. Imagens virtuais que exigem um dispositivo tecnológico para vê-las, além de serem mais suscetíveis ao desaparecimento. Como arquivá-las para o futuro? Isso tem custo e a maioria das pessoas não pode pagar, ou não se interessam por isso, pois pensam nelas como algo efêmero disponibilizado em redes sociais”, ressalta Silas.

O projeto Memórias Compartilhadas também tem o propósito de refletir não só sobre as memórias e a tecnologia, mas sobre nossas próprias vidas. “A pandemia, o isolamento social, nos levou a pensar o passado e sonhar com um futuro melhor. As imagens e sons podem nos afetar e ajudar a encontrar o caminho”, frisa também o gestor.

O Novo MIS

O Projeto Memórias Compartilhadas acontece online enquanto o MIS-CE passa por ampliação do espaço e de seu conceito. O novo Museu da Imagem e do Som do Ceará será um novo equipamento cultural, capaz de receber exposições e armazenar mais de 160 mil itens do acervo formado por discos, fotos, filmes, VHS, DVDs, contemplando a cultura popular, o teatro, o artesanato, o cinema e a música. O Novo MIS abrigará também uma biblioteca, sala de pesquisa, auditório, salas multiuso, salas de pesquisa e um café. O total de investimento da obra do Novo MIS, e de reparo e manutenção da casa onde funciona o equipamento é de mais de R$15 milhões.

Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Projeto Memórias Compartilhadas
Acesse: www.mis-ce.art.br
Data de lançamento: Terça-feira, 9/6, às 20h, com bate-papo ao vivo no Youtube da Secult.
Participantes: Fabiano Piúba (secretário da Cultura do Estado do Ceará); Silas de Paula (Diretor do MIS-CE); Patrícia de Filippi (Consultora do MIS-CE)