Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar realiza mediação poética virtual de acervo nesta terça-feira (2)

2 de junho de 2020 - 15:43

Atividade mensal contará com interpretação em LIBRAS

A fim de ampliar o acesso ao seu acervo, o Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC) iniciará uma série de mediações poéticas virtuais de suas obras. A Live Mediação Poética em LIBRAS traz, nesta terça-feira (2) a partir das 18h, no canal do Dragão no YouTube (www.youtube/dragaodomarcentro), a professora e poeta Renata Freitas. Na atividade mediada por Vinícius Scheffer, assistente de acessibilidade do MAC, Renata será desafiada a criar uma poesia ou performance visual vernacular, forma de expressão corporal comum na literatura surda, que expresse termos e sentimentos alusivos às obras apresentadas.

Após a apresentação do projeto Mediações Poéticas em Libras por Vinícius, a convidada conhecerá um pouco do artista proposto e verá, ao vivo, a obra lançada pelo mediador e que deverá ser trabalhada poeticamente no improviso. Segundo Vinícius, as mediações poéticas virtuais serão mensais e contarão com diferentes convidados a cada edição. Após a atividade, os espectadores da live poderão fazer perguntas sobre a ação.

De acordo com Cecília Bedê, gerente do MAC, a iniciativa faz parte de um esforço para tornar o acervo acessível ao público mesmo que de forma virtual. “A mediação poética em LIBRAS, aproxima a comunidade surda das obras de forma sensível, abre o caminho da fruição para além de descrições formais. Traz à tona o que tem nas entrelinhas, aquilo que é sempre muito particular da relação do indivíduo com as obras de arte no momento do encontro e tornam elas muito mais do que apenas objetos expostos. Mesmo não estando no espaço expositivo, queremos continuar permitindo essa experiência”, afirma a gestora.

Sobre a convidada
Renata Freitas é formada em Letras – LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará, onde atualmente é professora de Linguística Aplicada. Tem uma forte ligação com moda e desenho e desenvolve trabalhos com poesia em LIBRAS nas redes sociais (@renata_freitas_libras).

Serviço: Live Mediação Poética em LIBRAS, com Renata Freitas

Data: 02/06/20

Horário: 18h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Acesse o site www.dragaodomar.org.br

www.youtube.com/dragaodomarcentro

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

@dragaodomar

FB/dragaodomar

TT: @dragaodomar_