Cineteatro São Luiz exibe online nesta quinta (04), às 20h, o documentário “Padre Cícero, o Filme” de Raymundo Netto

2 de junho de 2020 - 17:26 # #

 

O segundo filme a compor a mostra “Semana do Audiovisual Cearense” que vai ao ar nesta quinta-feira (04/06), às 20h, é um documentário de Raymundo Netto gravado em 2018: “Padre Cícero, o Filme”. A exibição ocorre através do site e do canal do youtube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e tem acesso gratuito.

O documentário desta quinta desvenda, por meio do depoimento de personalidades, atores e figurantes, além da análise de registros da época e pesquisa historiográfica, os bastidores de produção do controverso filme “Padre Cícero – Os Milagres de Juazeiro” (1976), de Hélder Martins de Moraes, primeiro longa-metragem colorido produzido no Ceará e disponibilizado online pelo São Luiz na última semana.

De acordo com Duarte Dias, curador e programador do Cineteatro, “Padre Cícero – O Filme” joga luz em um período pouco evidenciado da história do audiovisual do Ceará, os anos de 1970, em que houve um significativo esforço em busca da construção de uma cinematografia local, alicerçada sobre uma estrutura de produção permanente e de forte valorização de elementos regionais. Duarte complementa: “Com depoimentos que incluem o do diretor Helder Martins e da produtora executiva Elvira Sá de Morais, além de Ana Miranda, Haroldo Serra, Ricardo Guilherme, Nirton Venâncio e Rosemberg Cariri, entre outros, o documentário cumpre com louvor o seu papel ao registrar um dos mais importantes acontecimentos da história do cinema e do audiovisual cearense, concedendo, ao público de hoje e de amanhã, a oportunidade de reviver o sonho de uma geração que pensou o Ceará como parte de um projeto nacional de cultura que tinha na arte cinematográfica o seu principal instrumento de ação.

Semana do Audiovisual Cearense

Constituindo-se como um espaço privilegiado para lançamentos de filmes, editais de fomento, mostras retrospectivas e debates em torno do cinema feito no Estado, a Semana do Audiovisual Cearense teve sua primeira edição no Cineteatro São Luiz em 2015 e, ano após ano, vem consolidando sua programação tendo por referência o Dia do Audiovisual Cearense, 15 de outubro, data em que foi exibido o primeiro filme feito por um realizador natural do Estado, Adhemar Albuquerque, em 1924.

No total serão disponibilizados 10 títulos, um a cada semana (sempre às quintas-feiras às 20h), sendo 5 longas, 2 médias e 3 curtas. Os filmes, mesmo após a estreia continuarão disponíveis no site e youtube do Cineteatro.

Serviço

[Semana do Audiovisual Cearense] “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto

Data: 04/06 (quinta-feira), às 20h

Onde: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense

Direção: Raymundo Netto | Documentário | Brasil | 2018 | 38’34”
Sinopse: O documentário desvenda, por meio do depoimento de personalidades, atores e figurantes, além da análise de registros da época e pesquisa historiográfica, os bastidores de produção do controverso filme Padre Cícero – Os Milagres de Juazeiro (1976), de Hélder Martins de Moraes, primeiro longa-metragem colorido produzido no Ceará.