Cultura Dendicasa: Secult disponibiliza mais 30 conteúdos culturais nesta sexta, 29/5

29 de maio de 2020 - 14:10 # #

Após lançamento do Portal Cultura Dendicasa, semanalmente serão disponibilizadas apresentações, aulas, podcasts e publicações de arte e cultura que foram apoiadas pela Secult, por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”.

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publica nesta sexta-feira, 29/5, mais 30 conteúdos artísticos-culturais no Portal Cultura Dendicasa (www.culturadendicasa.secult.ce.gov.br). Lançado no dia 23/5, a plataforma surge para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos.

Na primeira semana de lançamento do portal foram disponibilizados 40 conteúdos digitais cearenses selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Atualizado semanalmente, nesta sexta-feira, 29/5, a plataforma contará com mais 30 conteúdos. O portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Mais sobre o Portal Cultura Dendica

O Portal “Cultura Dendicasa” é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde. Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Culture-se Dendicasa

O lançamento do portal, no último dia 23, veio junto ao anúncio da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a TV Ceará (TVC), para a exibição do programa “Culture-se” em versão especial, com uma mostra de projetos selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. O segundo episódio do “Culture-se Dendicasa” vai ao ar neste sábado, 30/5, às 22h30. O programa, com duração de 1h e apresentação do jornalista Emanuel Bruno, irá reunir entrevistas com artistas, produtores, entre outros trabalhadores da cultura, exibindo também os conteúdos culturais cearenses que foram selecionados por meio do Edital.

 

Confira a lista dos 30 projetos apresentados nesta semana no Portal Cultura Dendicasa

evidente precipício (Circo)

A frustração dos porquês é mais potente que o próprio trauma. A parte mais previsível da queda dura apenas um instante, o trauma ti faz usar os porquês. Um registro de ações para dimensionar uma realidade, uma proposição em circo, para outros modos de subjetividade. O aparelho se ajeita, se acomoda de maneira onde o trânsito flui ou empaca. Essa circulação ainda que dissonante, traz vislumbres do que possivelmente seja gerado a partir dessa teoria em queda.

@Lgoritmo (Música)

Algoritmo é um trabalho de música instrumental gravado no quarto de desenhos, colorido de múltiplos sons que acontecem como uma utopia dentro de um “GPS” artístico, que guia o ouvinte bem como o artista em cena. Todas as músicas e os textos são de autoria de Thiago Almeida, que passeia livre por teclados, percussões e cordas para abordar de forma poética algumas questões pertinentes no atual “isolamento social” de 2020.

Cicatrizes (Artes Visuais)

A obra consiste na prática do Kintsugi, a arte japonesa de consertar coisas quebradas. Trabalhando o valor das cicatrizes. Vem da necessidade de quebrar o que me quebrou. Quebrar ao invés de me quebrar. Busca resgatar o que precisa permanecer e deixar em pedaços o que não deve ser reconstruído.

Celso Oliveira: 40 anos de Ceará (Fotografia)

Documentário sobre a relação do fotógrafo carioca Celso Oliveira com o Ceará, estado que escolheu para morar desde 1980. Gravado em período de quarentena, de enfrentamento da Covid-19, a partir de entrevista com o próprio fotógrafo e depoimentos de outros profissionais e admiradores de seu trabalho, o vídeo desvenda a história, a memória e o afeto de um verdadeiro artista.

Mucuripe – Linhas a Pescar Histórias (Patrimônio material e imaterial)

Mucuripe – Linhas a Pescar Histórias” nasce da pesquisa para o espetáculo “Histórias de Pescadores”, uma imersão nas narrativas e memórias dos moradores do Mucuripe que, além do espetáculo, resultou em uma série de oficinas e aulas voltadas a esse bairro tradicional da cidade de Fortaleza.

Chá Fabular (Literatura)

Esse vídeo compõe o programa Chá Fabular, uma iniciativa da narradora e sommelière de chá Júlia Barros. O projeto foi selecionado pelo Edital Cultura Dendicasa: Festival de Arte de Casa para o mundo, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A narradora conta a história “O Bode Ioiô” do escritor Almir Mota, harmonizada com um suchá de rooibos com laranja. Acompanhada de um suchá Júlia Barros nos contar as aventuras do famoso bode Ioiô que vivia no centro de Fortaleza por volta de 1915.

João, a plantação de feijão e a bicicleta: uma investigação da narrativa teatral (Teatro)

Confabulando saberes e práticas do Ator, o trabalho se inspira nas práxis do Tradutor/Intérprete de Libras (TILS), a saber visual-espacial, sob diferentes olhares, mas em especial nas expressões faciais, que conseguem traduzir sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz.

Ensaio Aberto – A Idade da Terra (Teatro)

Com encenação lúdica que faz conviver no palco atores, músicos e a “brincadeira” da natureza em evolução, “A Idade da Terra”, com ensaios suspensos devido a pandemia, vem ser uma experiência edificada por teatro, música, conhecimento e criatividade.

Brevíssima introdução à Trilha Sonora no Teatro e Dança (Música)

Qual caminho tomar ao iniciar o processo de seleção, ou criação, de uma trilha sonora para espetáculos de Teatro e Dança? Muitos são os pontos a se analisar, criar, mas por onde começar? A formação “Brevíssima Introdução à Trilha Sonora no Teatro e Dança” apresenta pontos iniciais para quem não possui compreensão no campo da trilha sonora, ou para quem já trabalha na área e quer rever a forma de trabalhar, abordando breves indicações do que se evitar, escolher e utilizar.

Criação de bonecos de pano artísticos com retalhos (Artes Visuais)

Apresento essa oficina que pode ser realizada pelas famílias, por crianças e também por adultos. Aqui no vídeo estou produzindo, junto da minha filha com quem tenho dividido a vida e a quarentena, uma estrutura para criação dos bonecos artísticos que desenvolvi nas minhas oficinas presenciais nos últimos anos. A partir dessa estrutura apresentada cada um poderá realizar sua criação a partir da criatividade, desejos e materiais que dispõe.

House In The House (Dança)

House In The House é uma vídeo-aula com o foco maior em estudos práticos e técnicos acerca do estilo de dança House Dance, que será reunida em uma série de 10 passos, além de trazer indicações de referências bibliográficas que abordam estudos teóricos sócio-histórico-culturais sobre essa dança.

Coisas de Tempo e Vento – Poemas Isolados (Literatura)

Coisas de Tempo e Vento – Poemas Isolados traz questões sociais, poéticas e existenciais, que se tornam ainda mais evidentes em meio à pandemia da Covid–19. Nasce da necessidade de um corpo de permanecer existindo. Um corpo de mulher que, antes do isolamento forçado, já era isolado socialmente.

Show Palavra (Música)

O espetáculo Palavra surge do disco homônimo e prioriza composições baseadas em letras do baterista e arte-educador, Carlinhos Perdigão, publicadas no seu primeiro livro, Fragmentos: poemas e ensaios. Nesta apresentação ele é acompanhado por Marcelo Justa, David Aragão e Rafael de Souza Lima.

Magia em Cena, um ato de amor! (Humor e comédia)

Magia em Cena, um ato de amor! Pensado na família, Ciro Santos traz para o Edital DENDICASA “Magia em cena, um ato de amor!” que irá mostrar ao espectador os bastidores, o camarim, o espetáculo e suas nuances, os anseios e alma do artista e, principalmente, como a arte transforma, como é grande o poder social e transformador da arte. O intuito é que o espectador perceba que, com a arte, a vida se torna mais suave apesar de todas as mazelas sociais. Um alento em tempos de coronavírus, inspirado e baseado no teatro de revista.

O galo peregrino (Literatura)

O audiolivro O Galo Peregrino, escrito por Almir Mota e com ilustrações do Eduardo Azevedo, é indicado para crianças de todas as idades. Divertido e animado para a família assistir junta. A história se passa no interior de Portugal, precisamente no Caminho de Santiago de Compostela, na cidade de Barcelos. Um dia, um galo que sempre observava as pessoas passarem, é convidado por um peregrino a seguir com ele até Santiago de Compostela, na Galícia. No caminho, essa dupla encontra os amigos para seguir até a cidade do santo apóstolo.

Feed (Arte e cultura digital)

Feed, é um diário de quarentena, a partir do instagram @lobolaloba, do ator Bruno Lobo. Acompanha o início do isolamento da pandemia do vírus covid-19 a partir do seu último rolê em Fortaleza, em uma sexta feira 13. Com narração audiodescritiva, o artista revela suas inquietações brincando com a comunicação, seja através da legenda, ou até mesmo pela ausência de imagem.

Cante lá, que eu canto cá (Cultura popular e tradicional)

O projeto tem como objetivo fomentar e enaltecer a cultura da viola no Ceará. Justifico o projeto como forma de salvaguarda e preservação da arte da cantoria e do repente, de forma on-line, onde a maioria dos jovens internautas desconhecem essa arte milenar. Como objetivos específicos destacamos o acesso e a apreciação dessa arte, bem como, proporcionar o encanto pela cultura popular da viola. Ressalto que o vídeo gravado será veiculado nas mídias sociais durante a quarentena e consta de uma apresentação de repente e cantoria, com 15 minutos de duração. É assistir e vivenciar o sabor da viola.

Quintal Sonoro (Artes integradas)

Quintal Sonoro processo de criação sonora em quarentena. Esse vídeo parte da pesquisa sobre músicacênica, as sonoridades urbanas como dramaturgias da cena, a imagem estática que todos os dias é vivenciada e agora observada cria seus sons singulares, a metamorfose do carrinho de geladeira que agora é guiada pelo catador como se andasse a 80km por hora, vira a esquerda, vira à direita, para no centro. Por agora feixes de luzes da cidade como lembranças.

Oficina INÚMERAS – Redes de criação transcentradas como enfrentamento à Crise e prenúncios do Fim do Mundo (Artes visuais)

A Oficina “INÚMERAS – Redes de criação transcentradas como enfrentamento à Crise e prenúncios do Fim do Mundo”, desenvolvida pelo projeto-projétil Inúmeras, tem como objetivos apresentar o processo de criação de Inúmeras enquanto obra de artes visuais-design e luta social, dissertar sobre o processo de criação artística de três Inúmeras pintadas no projeto, bem como indicar possíveis maneiras de apoiar-atuar em conjunto a pessoas trans nesse período de crise.

Podcast Cordel de Mulher – Voz e gritos poéticos (Cultura popular e tradicional)

No podcast “Cordel de mulher”, ecoando com alegria e em nuances diversas, reunimos quatro mulheres que representam milhares, num bate-papo descontraído em que contam suas trajetórias na literatura de cordel, e claro, declamando poemas e espalhando resistência para os dias mais cinzas.

Own Voices: Literatura das Minorias (Literatura)

O “Own Voices – Literatura das Minorias” trata-se de um movimento literário que está chegando ao Brasil com o intuito de dar voz a escritores que estão inseridos nas minorias. Refere-se a trabalhos em que o autor e o protagonista compartilham de uma identidade marginalizada.

Mulheres no Fim de um Mundo (Música)

A oficina de percussão “Mulheres no fim de um mundo”, sob o comando da percussionista Flávia Soledade pretende apresentar um conceito de música acessível. A proposta é demonstrar que a música pode ser produzida por qualquer pessoa com o que se tem a mão. A música “A mulher do fim do mundo”, no ritmo Salsa Baiana, é executada com utensílios domésticos, no contexto do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19.

Faça Seu Cordel! Minioficina com noções básicas para iniciantes (Literatura)

Nesta mini-oficina você conhecerá as técnicas básicas de composição de um cordel, a partir de exemplos práticos, declamações e toda a vivência de mais de 30 anos de carreira do poeta Rouxinol do Rinaré. Certamente, uma oportunidade para estimular a criatividade e reacender a sua veia poética.

Mágica Dendicasa (Circo)

O especial “Mágica Dendicasa” adapta para os meio eletrônicos o espetáculo “Entre o coelho e a cartola”, propondo ao público a imersão no universo da mágica, um universo encantador de possibilidades, onde o real e a ilusão se encontram para criar uma narrativa fantástica.

Samba da Theresa (Música)

“Samba da Theresa” é um projeto da cantora e violonista Theresa Rachel, fruto de inspirações e pesquisas ligadas ao mundo do samba. Presente em bares e casas noturnas de Fortaleza desde 2018, o repertório da roda passeia por clássicos do gênero e algumas composições de artistas cearenses. Desta vez, por conta da quarentena, Theresa conta com a presença de seu irmão Lauro Viana, cavaquinista, e o playback de percussão dos músicos Felipe de Paula e Arthurzinho de Sousa. Tudo no sofá de casa. A arte nos abraça.

Livro Livre Curió – O Início (Artes integradas)

O livro Livre Curió é uma Biblioteca Comunitária que redesenhou a imagem da comunidade através do acesso ao conhecimento e à leitura. Neste vídeo, Talles Azigon e Rita de Cássia narram os possíveis inícios e caminhos para o início de um sonho coletivo.

Pretarau apresenta: Em casa também tem Sarau das Pretas! (Cultura Afro-brasileira)

Vídeo-performance protagonizado pela Pretarau, coletiva de mulheres pretas de Fortaleza, que expressam a poesia e resistência das mulheres pretas nos territórios periféricos da cidade, além de denunciar os mecanismos pelos quais o racismo e o machismo operam na sociedade.

Lápis de colorir o céu do Ceará (Artes visuais)

Esta é uma aula demonstrativa, em que aprenderemos técnicas de uso do lápis de cor: texturas, criação de gradientes e preenchimentos uniformes. Como exercício, vamos colorir um pôr do sol do Ceará, fazendo uma releitura em lápis de cor a partir de uma fotografia.

Coisas de Viado: Cartografias de Corpos que Resistem (Artes visuais)

“Coisas de Viado: Cartografias de Corpos que Resistem” se trata de um Catálogo ilustrado, resultado de um expurgo de sentimentos reprimidos por Jão, sobre negações e obrigações para adaptar-se em diversos contextos sociais. O intuito é, a partir dessas feridas, colaborar na transformação, visibilidade e empoderamento da comunidade LGBTQIA+.

Sons da minha janela (Música)

Este projeto consiste numa série de vídeos gravados da minha janela, os quais eu utilizo três tipos de flauta: transversal, baixo e pife. Cada uma com suas características marcantes que despertam diferentes sentimentos para quem as escutam. Um pouco de conforto em forma de melodia.