Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura | Manifestação do Fórum relativa à entrevista da Secretária Especial de Cultura Regina Duarte concedida à CNN Brasil

8 de maio de 2020 - 17:20

 

Fórum Nacional dos Secretários e Dirigente Estaduais de Cultura

Manifestação do Fórum relativa à entrevista da Secretária Especial de Cultura Regina Duarte concedida à CNN Brasil

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigente Estaduais de Cultura lamenta com profundo estarrecimento as declarações da Secretária Especial de Cultura, Regina Duarte, durante uma entrevista à CNN Brasil, nesta quinta-feira (7).

Os membros deste Fórum repudiam a forma como a Secretária Regina Duarte se referiu ao período da ditadura militar, que torturou e censurou a imprensa e toda a classe artística no Brasil. Também esclarecemos que, no entendimento deste Colegiado, a Fundação Palmares está ligada diretamente à  Secretaria Especial de Cultura e tem como missão a preservação dos valores culturais, econômicos e sociais decorrentes da influência do povo negro na formação da identidade brasileira.

Seguimos aguardando respostas sobre a liberação do  Fundo Nacional de Cultura, que tem cerca de 900 milhões de reais apontados no orçamento de 2020, e sobre o conjunto de proposições apresentadas em  reunião realizada há mais de 1 mês com a Secretária Regina e sua equipe. As propostas têm por objetivo o apoio à classe artística e à imensa rede de trabalhadores da cultura e da arte, durante a crise da Covid-19 no Brasil.

Nós nos solidarizamos com os jornalistas Daniela Lima, Reinaldo Gottino e Daniel Adjunto, pelo comportamento de Regina, que também promoveu um ato de censura, ao se negar a responder a algumas perguntas durante a condução da entrevista.