Secult e Seas levam programação até Centros Socioeducativos do Ceará

30 de abril de 2020 - 16:39 #

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão e a Coordenadoria de Diretrizes Socioeducativas da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, por meio do Eixo de Arte e Cultura, firmaram parceria em torno da disponibilização de uma programação cultural devidamente adaptada às normas e  protocolos de saúde impostos pelo Covid-19 e às atividades dos jovens que cumprem medidas nos centros socioeducativos do Estado. Também são parceiros do projeto: a Rede Cuca, da Secretaria da Juventude de Fortaleza, e a Rádio Universitária, da Universidade Federal do Ceará.

Intitulada “Com vida, Arte e Cultura”, a iniciativa visa ajudar os jovens dos centros socioeducativos a atravessar o período de quarentena por meio do compartilhamento de produtos educacionais, culturais e artísticos, resguardados todos os cuidados exigidos neste período, como a formação de pequenos grupos para cada programação, que ocorrerá nos períodos da manhã e tarde.

Com curadoria de Duarte Dias e contando com obras do acervo do Cineteatro São Luiz e da Secult, a parceria marca o início do projeto “São Luiz Itinerante”, que visa a criação de uma rede cearense de difusão audiovisual composta por escolas da rede pública e privada de ensino fundamental e médio, universidades, cineclubes, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior do Estado.  Nesse primeiro momento serão disponibilizados, para cada centro socioeducativo do Estado, 5 programas de exibição, cada um deles composto por videoclipes de artistas e bandas locais, além de filmes de curta e longa metragem cearenses e brasileiros, com tempo médio de duração de 1h30 por programa.

A programação também contará com a exibição da série de TV “Porto Dragão Sessions”, que recentemente foi disponibilizada integralmente no canal do YouTube do Porto Dragão, equipamento da Secult. O programa reúne 15 artistas e bandas cearenses mostrando um panorama da nova cena musical do Ceará em 8 episódios. Participam da série: Procurando Kalu, Lorena Nunes, LPO, Ilya, Astronauta Marinho, Selvagens à Procura de Lei, Danchá, Daniel Groove, Casa de Velho, Erivan Produtos do Morro, Otogris, Soledad, Projeto Rivera, Jonnata Doll e os Garotos Solventes e a banda Máquinas.