Edital Festival Cultura DendiCasa recebe mais de 1.700 inscrições

14 de abril de 2020 - 13:01 #

 

Com inscrições encerradas na última sexta-feira, 10/4, o Edital Festival Cultura DendiCasa, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebeu mais de 1.700 propostas oriundas de todo Estado. Selecionando 400 projetos, o Edital é uma ação que visa amenizar o impacto social e econômico do novo Coronavírus nas vidas e na programação de grupos e artistas. Os projetos com conteúdos artísticos selecionados irão compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais e meios de comunicação diversos. O edital conta com investimento do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de R$ 1 milhão.

Música, audiovisual, dança, teatro e literatura estiveram entre as linguagens artísticas com mais propostas enviadas. Aberto a conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, como apresentações, performances, seminários, aulas, intervenções, dentre outros, o edital irá se destinar a conteúdos de classificação etária Livre, para todos os públicos.

O Edital Festival Cultura DendiCasa atende a uma demanda dos fóruns de linguagens artísticas do Ceará e dos segmentos culturais. Anunciado e estabelecido pelo governador Camilo Santana, representa um incremento da economia da cultura, e irá gerar visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo Coronavírus e o Decreto nº 33.519 de 19 de março de 2020, que Intensifica as Medidas para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus que, dentre suas medidas, estabelecem o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados, interferindo diretamente na vida e no calendário artístico dos trabalhadores da cultura.

“Esta é uma ferramenta estratégica para fomentar a economia artística, criativa e cultural em nosso Estado. O processo de criação artística é algo perene que requer canais permanentes para a difusão. Se estamos com nossos teatros e centros culturais temporariamente fechados, podemos fomentar a circulação de conteúdos artísticos nas mais variadas plataformas digitais e canais de comunicação. A arte e o artista não param. Com esse edital, estamos fomentando a inventividade dos próprios artistas, agora, em suas redes sociais, relacionando-os com uma programação virtual dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, mas, sobretudo, conectando a criação dos artistas do Ceará com o mundo, a partir de suas casas”, enfatiza o secretário da Cultura, Fabiano Piúba.