Secult empossa os 40 novos Conselheiros do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC)

9 de março de 2020 - 18:16 # #

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza nesta quarta-feira (11/3), às 9h, na Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secult, a cerimônia de Posse dos novos Conselheiros do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) Biênio 2020-2021, juntamente com os representantes do Poder Público.

O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) é um órgão colegiado permanente, de caráter normativo, deliberativo, fiscalizador e consultivo, de composição majoritária da sociedade civil, integrante do Sistema Estadual de Cultura. É composto por 40 membros, dos quais 19 foram escolhidos por meio de Edital Público, no Mapa Cultural e, a partir desta data, os novos conselheiros passam a representar oficialmente as linguagens artísticas culturais da sociedade. Sua eleição se dá, portanto, por meio de um processo democrático eleitoral para os membros da sociedade civil.

“As principais agendas em torno da construção da política cultural passam pelo Conselho. Ele é a principal instância de participação e controle social. O que torna essa instância forte é a participação ativa desses conselheiros e conselheiras”, afirma o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“O CEPC é lugar por excelência do debate de ideias para definição das ações da Secult, portanto é fundamental que estes novos conselheiros que estarão durante o próximo biênio caminhando lado a lado com a gestão, servindo de guias, de críticos e de parceiros, iniciem suas atividades tendo a total compreensão de suas ações para a Cultura do Estado”, destaca a Coordenadora de Artes e Diversidade Cultura da Secult, Valéria Cordeiro.