Audiência Pública debate a salvaguarda da Festa do Pau da Bandeira

4 de março de 2020 - 21:43 #

O coordenador de Patrimônio e Memória da Secult-CE, Alênio Carlos, e a coordenadora do Escritório Regional da Secult-CE no Cariri, Dane de Jade, participaram, na noite desta quarta-feira, 4/3, de Audiência Pública sobre a Festa de Santo Antônio de Barbalha, na Câmara Municipal de Barbalha. A audiência contou também com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Odair Jose de Matos; do presidente da ESBA, o professor Josier Ferreira; da pesquisadora Aline Lima, representando o Museu da Indústria/Sistema Fiec; do secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Rômulo Araújo; do vereador Rildo Teles; do professor Patrício Melo, representando o GeoPark Araripe; do professor Océlio Teixeira, da URCA; dentre outros representantes da cultura local.

“Estamos aqui para retomar essa festa na sua potência, tendo em vista o que ela representa para as famílias de toda região do Cariri. Hoje devemos trilhar um caminho para a existência do Conselho da Salvaguarda da Festa e, além disso, dar um pontapé inicial para criar a lei municipal de salvaguarda da Festa. Temos um cenário em que a indústria cultural tem tomado as festas populares tradicionais. E isso deve ser levado em cosideração”, destacou a coordenadora do Escritório Regional da Secult-CE no Cariri, Dane de Jade.

Já o coordenador de Patrimônio da Secult, Alênio Carlos, ressaltou a importância do debate aberto ao público.  “A Câmara Municipal é um espaço essencial para debater também cultura e patrimônio. Quando se trata de patrimônio, temos um dever que se resume em três palavras: reconhecer, valorizar e proteger”, frisou.

Por sua vez, o presidente da ESBA, Josier Ferreira, apresentou sua preocupação quanto à preservação da tradição da Festa. “Temos que ter a consciência de que a Festa de anos atrás não é mais a mesma. Talvez a padronização da cultura de massa, a mecanização das nossas ações, tenham modificado essa Festa.  Estamos aqui pra debater não a Festa de Santo Antônio que está na minha cabeça, ou na cabeça de alguém que esteja aqui. Temos que ter a sensibilidade de tentar fazer a Festa como ela sempre existiu e saber como queremos fazer. Temos que ter responsabilidade com isso porque a Festa é nossa maior vitrine, do Turismo, da Cultura. Temos que fazer uma reflexão”, pontuou.

Entre os encaminhamentos da Audiência Pública estiveram: a criação de um espaço cultural permanente de salvaguarda da Festa do Pau da Bandeira; a criação de um conselho de salvaguarda; e a articulação interinstitucional para a realização da Festa. Uma nova audiência sobre o tema deverá acontecer em 17 de abril.