Pós-carnaval no Teatro Carlos Câmara tem forró, canto popular e muito samba

26 de fevereiro de 2020 - 13:31 # #

 

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), segue com programação diversa e gratuita nesta semana: Tertúlia, show de Marcus Caffé e um sábado inteirinho dedicado ao samba com os grupos Samba Delas, de Fortaleza, e Quinteto do Samba, do Cariri.

Abrindo a programação pós carnavalesca, na quinta-feira (27/02), o Terreiro do Seu Carlos abre espaço para o forró pé de serra na Tertúlia, festa de muitos ritmos que tem como objetivo receber os transeuntes do entorno para adentrar o espaço do teatro e se reapropriar do equipamento. A partir das 18h a festa promete agitar o Centro da Cidade, comandada pelo sanfoneiro Júnior Lobo.

Nasexta-feira (28/02), Marcus Caffé traz o show de canto popular, “Na Base da Chinela”. Acompanhado do virtuoso acordeonista Nonato Lima e do aplaudido percussionista Rossano Cavalcante, o show decorre de outros trabalhos temáticos do artista, que prima pela pesquisa e execussão de projetos sobre personagens ou estéticas brasileiras. Com mais de 30 anos de carreira, Marcus Caffé é considerado pelos especialistas a referência de expressão e técnica do canto popular. O artista é autor de três discos solo (Digital, Matiz e Deja Vu) onde prestigia compositores e obras de seus conterrâneos. 

Nosábado (29/02),o samba toma conta do teatro com ritmos de norte a sul do estado na voz de grandes intérpretes cearenses, recebendo O Samba Delas, de Fortaleza, e o Quinteto do Samba, do Cariri. Formada só por mulheres, o Samba Delas tem como norte pensar e discutir o papel da mulher no samba. Há três anos o grupo se reconhece como “uma casa” que acolhe as sambistas da cidade com rodas próprias e apresentações nos espaços da Capital Alencarina. Resgatam músicas autorais e interpretadas por grandes nomes femininos. O Quinteto do Samba surgiu ainda na década de 90, sempre defendendo a bandeira do ritmo na região do Cariri. O grupo é composto por cinco integrantes que trabalham no cavaquinho, violãom surdo e pandeiro. 

Mais sobre a Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais. 

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.

Programação Teatro Carlos Câmara, de 27 a 29 de fevereiro

 

Dia 27 de fevereiro

18h 

Tertúlia Pé de Serra

 

Dia 28 de fevereiro

Canto Popular – Na Base da Chinale, com Marcus Caffé

18h

Música – Teatro

 

Dia 29 de fevereiro

16h 

Samba Delas

Quinteto do Samba

Terreiro do Seu Carlos