TJA recebe no “Sala de Concerto” o violonista Maithan Knabach

4 de fevereiro de 2020 - 16:31 # # #

O violonista e compositor gaúcho Maithan Knabach apresenta concerto com repertório quase inteiramente autoral na série Sala de Concerto, que acontece no Foyer do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Suas criações dialogam principalmente com os universos da música instrumental brasileira e latino-americana, explorando diferentes ritmos e sonoridades em uma linguagem própria para o violão de 7 cordas solo. Maithan traz também composições do violonista argentino Carlos Moscardini, mostrando um pouco mais das sonoridades que habitam o frio e atravessam as fronteiras entre o Rio Grande do Sul e os países vizinhos.

O concerto terá ainda a participação especial do músico de Fortaleza Pedro Madeira, fundador da Orquestra Popular do Nordeste e do Madeira Trio.

Sobre Maithan Knabach

Nascido em Canguçu/RS, graduou-se Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas em 2012. Durante a graduação integrou o Quinteto Guitarreria, grupo de música instrumental coordenado pelo professor Thiago Colombo.

Participou em arranjos e gravações dos discos Lama e Sexta-feira do compositor Juliano Guerra.

Através do edital do Programa Mais Cultura nas Escolas (MEC/MINC) desenvolveu o projeto de apreciação musical Descobrindo a Música do Brasil na Escola Maria Moraes Medeiros em Canguçu/RS.

Criou trilha sonora para os espetáculos Aos Sãos (direção de Thais Andrade), vencedor da categoria Revelação do Prêmio Açorianos de Teatro (Porto Alegre) em 2016, como melhor espetáculo, melhor direção e melhor espetáculo pelo júri popular; A História das Cores (direção de Thais Andrade); e Próximo (direção de Magda Schiavon).

Recentemente, sua composição Raíza foi selecionada no Concurso Novas 4, um importante concurso de composições para violão solo, que tem como jurados alguns dos maiores nomes do violão brasileiro: Elodie Bouny, Fábio Zanon, Marco Pereira, Paulo Aragão e Sérgio Assad.

Sobre Pedro Madeira

Pedro Madeira, natural de Fortaleza, é compositor, professor, pesquisador e multi-instrumentista, tendo o bandolim como principal instrumento. Em 2017, graduou-se Bacharelado em Composição Musical na Universidade Estadual do Ceará. É fundador e diretor da Orquestra Popular do Nordeste e do Madeira Trio. Participou como bolsista do grupo de pesquisa de choro da UECE. Em 2016 participou como arranjador do show: 100 anos do Dr do Baião, homenagem da Orquestra Sinfônica da UECE a Humberto Teixeira. Começou seus estudos na Orquestra Acordes Terra do Sol, projeto que era do Instituto Grupo Pão de Acúcar, em seguida, teve aulas com Tarcísio Sardinha e Carlinhos Patriolino. Como compositor é influenciado pela rica música popular brasileira, especialmente a música instrumental. Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Guinga e Hamilton de Holanda são algumas das referências preferidas pelo músico. Já teve suas músicas tocadas com a OSUECE, Orquestra Sinfônica da UECE e Orquestra Transversal, grupo dirigido pelo prof. Heriberto Porto, Grupo Murmurando, que ganhou o 3° lugar no Festival de Música da Rádio Universitária com a música Influência( Pedro Madeira, Sardinha e Samuel Rocha) e o grupo Flor Amorosa.

Serviço: Maithan Knabach (RS) no Sala de Concerto
Dia: 09 de fevereiro
Local: Foyer do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525)
Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia-entrada)