Teatro Carlos Câmara inicia nova programação. Mostra Audiovisual começa nesta quarta.

20 de janeiro de 2020 - 16:43 # #

Até maio de 2020, o Teatro contará com programação especial em diversas linguagens, com artistas caririenses e convidados especiais para intercâmbio nas artes cênicas. O Teatro Carlos Câmara se torna a casa da cultura do Cariri em Fortaleza. Nesta quarta-feira, 22/1, começa a Mostra Audiovisual. No sábado, 25/1, tem Pré-Carnaval do TCC, com o Bloco A Turma do Mamão

O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com nova programação, diversificada e gratuita, a partir deste mês de Janeiro: espetáculos, oficinas e intercâmbios culturais com a “Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza”.

O projeto, com produção da Associação Movimentos, seguirá até o mês de maio, com o objetivo de fomentar e dinamizar o fazer cênico, estabelecendo conexões entre o erudito e o popular. Uma experiência bonita de encontros da cultura popular com outros olhares e vivências no campo artístico. O Teatro Carlos Câmara de portas abertas para receber, em 2020, o público em uma experiência cênica com formação, teatro, dança, música. As atividades ocorrerão de terça a sábado, sempre com entrada franca.

Destaque, na programação desta semana, para a “Mostra de Audiovisual “O Cariri no Cinema”. A mostra acontece nos dias 22, 23 e 24, sempre às 17h, com entrada franca e direção de Ythallo Rodrigues, trazendo um pouco da história da produção cinematográfica do Cariri e promovendo debates logo após a exibição dos filmes de cada dia do evento.

Programação da Mostra Audiovisual

Nesta quarta-feira, 22/1, a partir das 17h, serão exibidos os filmes “Dona Ciça do Barro Cru” (1979), de Jefferson Albuquerque Jr., e Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, de Rosemberg Cariry (1986).

Na quinta-feira, 23/1, também a partir das 17h, o público poderá conferir “Visão de Juazeiro” (1970), de Eduardo Escorel, “Os Romeiros do Padre Cícero” (1994), de Eduardo Coutinho, “Também Sou Teu Povo”, de Franklin Lacerda e  Eduardo Pereira, filme de 2006, além de “Candeias” (2017), filme de Reginaldo Farias e do curador Ythallo Rodrigues.

Fechando a mostra, na sexta-feira, 24/1, no mesmo horário, serão exibidos os filmes “Cerca” (2006), de Glauco Vieira, “Corpos Sagrados” (2006), de Mariana Porto, “A Curva” (2007), de Salomão Santana, “Couro Tecido” (2012), de Adriana Botelho, “Onde Vivem os Monstros” (2015), de Ythallo Rodrigues, e “Aos de Ontem, aos de Sempre”, de Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Lívia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho, de 2018.

Pré-carnaval do Teatro Carlos Câmara acontece sábado

O pré-carnaval do Teatro Carlos Câmara acontece neste sábado, 25/1, a partir das 16h, com o Bloco A Turma do Mamão. Um chamamento para ocupar o teatro, com descontração e alegria, somando-se ao forte movimento do pré-carnaval de Fortaleza. A entrada é franca, como em toda a programação do TCC.

Show com Marcus Caffé dia 31/1

Outros destaques importantes para a programação no Teatro Carlos Câmara são o Pré-Carnaval, no dia 25, integrando a programação momina de Fortaleza, e o show de canto popular, “Na Base da Chinela”, com Marcus Caffé, apresentado durante o réveillon de Fortaleza, e no último Festival Música da Ibiapaba. O show acontece no Teatro Carlos Câmara, na sexta-feira, 31/1, às 18h, com entrada franca. Marcus Caffé cantará acompanhado do virtuoso acordeonista Nonato Lima e do aplaudido percussionista Rossano Cavalcante.

Mais sobre a Ocupação Tradição – Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais.

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.

Programação dia a dia

De 22 a 24 de janeiro