Dia do Ceará foi comemorado em Aquiraz

20 de janeiro de 2020 - 16:27 #

O Dia do Ceará foi comemorado, nesta sexta-feira, 17/1, em Aquiraz, primeira capital do Estado, com teatro, música e novidades no campo da cultura. Com o Teatro da Tapera das Artes lotado, o público conferiu o espetáculo de humor “Tita e Nic” e acompanhou a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Prefeitura de Aquiraz, para ações no campo das artes cênicas e do patrimônio cultural.

O momento foi marcado também pela adesão do Teatro da Tapera das artes ao Sistema Estadual de Teatros e pelo show de David Valente. O Dia do Ceará foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, contando com a presença do secretário da C

ultura do Ceará, Fabiano Piúba; do secretário de cultura de Aquiraz, William Mendonça; da idealizadora da Tapera das Artes, Ritelza Cabral; da coordenadora técnica do Museu Sacro São José de Ribamar, Aureniza Silva; e do diretor do Theatro José de Alencar, Pedro Domingues.

“O governador Camilo Santana estabeleceu algumas diretrizes importantes para a política cultural e uma delas passa pela requalificação e ampliação dos equipamentos culturais. Esperamos que a partir de 2020, possamos dinamizar a programação e ações de equipamentos como o Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar, aqui em Aquiraz, em articulação com a prefeitura e a Tapera das Artes”, destacou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, durante a cerimônia de abertura do evento.

“O termo assinando com a prefeitura de Aquiraz vem pra fortalecer a política de artes cênicas, mas também de patrimônio, considerando que aqui é a terra da Cacique Pequena, Mestra da Cultura, ela que é defensora de sua etnia. Quando ela faz essa defesa, defende a nossa cultura e o Brasil”, acrescentou.

A assinatura do Termo de Cooperação marca a interiorização da política cultural, com a inauguração do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) em Aquiraz, para formação de jovens em artes cênicas.

Na ocasião, o secretário Fabiano Piúba também parabenizou a companhia aérea Azul, pela mais nova parceria com a Tapera das Artes, que foi anunciada, com a presença da representante da empresa, Ivana Carvalho. Outra novidade: a Tapera das Artes deverá ganhar ainda uma modernização, fruto de projeto com apoio da Secult e Ministério do Turismo em breve.

“O direito à cultura é um direito humano. A gente está na verdade celebrando essa humanidade, para que a gente possa ampliar nossos horizontes, capacidades e competências, para transformar o mundo. Acho que esse é o papel verdadeiro da arte e da cultura”, finalizou o gestor da Secult.