XIII Encontro Mestres do Mundo chega ao fim em Sobral, com grande festa entre os mestres da cultura

8 de dezembro de 2019 - 16:13 # # #

Mais de 70 mestres da cultura, grupos e coletividades estiveram reunidos no encontro que durou quatro dias, em vários espaços de Sobral e recebendo mais de 18 mil pessoas, com uma programação inteiramente gratuita. Dona Onete fez o show de encerramento do Encontro, na noite deste sábado, 7/12.

A cultura cearense se ilumina. As apresentações das mais diversas manifestações da cultura popular, como o reisado, bumba-meu-boi e o coco; as rodas de repasse de saberes e fazeres do mestres e mestras da cultura do Ceará; e a demonstração de resistência de grupos que mantêm viva a cultura no interior do Estado, marcaram os 4 dias do XIII Encontro Mestres do Mundo em Sobral, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio Secretaria da Cultura (Secult). Momentos especiais fortaleceram o objetivo do encontro: a fala do povo Wajãpi, do Amapá, sobre a preservação da terra e da cultura indígena; a homenagem ao mestre Antonio feita por seu Reisado dos Irmãos e sua filha; e as rodas de saber entre mestres, jovens e crianças.

Reunindo 74 guadiões da cultura cearense, o encontro foi palco também da diplomação de 11 novos mestres, além de dois grupos e uma coletividade, selecionados por meio de Edital “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará, lançado em 2018. Junto ao diploma, os novos mestres receberam o Título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em articulação com a Secult.

Foram dias de aulas-espetáculo, oficinas com estudantes da rede pública de ensino, apresentações com grupos de cultura popular locais e de outros cantos do Brasil, como o povo Wajãpi, e do mundo, com o grupo Fuocco di Strada, do México, além de feira de artesanato, exposições e seminário. O evento estruturante da Secult e parte integrante da política de patrimônio imaterial da pasta recebeu mais de 18 mil pessoas.

“É uma alegria estarmos nessa festa, nessa culminância e momento de encerramento festivo. Eu trago aqui os cumprimentos do governador Camilo Santana. Ele me incumbiu de trazer a todos vocês o abraço dele. Como vocês sabem, ele é um governador que vem procurando fortalecer essa política que a Secretaria da Cultura vem fazendo. Eu vejo que essa política dos mestres – e o governador também acha isso – é uma das mais vigoras e importantes da Secretaria. Acho que o Encontro trouxe uma chama da cultura para a cidade. E a cidade de Sobral também recebeu muito bem o evento. Os Mestres trazem saberes e conhecimentos que têm a ver com a nossa identidade e nossa história. Isso é muito importante e devemos valorizar nossas raízes. Agradeço a cada Mestre pela disposição que eles têm de compartilhar e de encantar as pessoas com suas vivências”, declarou a vice-governadora Izolda Cela, na cerimônia de encerramento do XIII Encontro Mestres do Mundo.

“Aqui é um lugar de muito amor e muita ternura. O tema dessa edição do Encontro é ‘Construindo Resistência Entre Girassóis e Mandacarus’. Nós recebemos aqui nesses dias o povo Wajãpi, que está sob ameaça. Estamos defendendo aqui seus direitos enquanto povos originários. Encontramos com eles e com os Mestres da cultura indígena do Ceará, porque estamos também nessa defesa de todos os povos indígenas. Aqui é um lugar de encontro, para celebrar nossa cultura, mas também é lugar de reinvenção”, destacou, por sua vez, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

O gestor também ressaltou a importância de se realizar o Encontro pela primeira vez em Sobral. “Não é à toa que essa edição acontece em Sobral. Neste ano são comemorados os 20 anos do tombamento do centro histórico da cidade. Dessa forma, a gente juntou o patrimônio material e o imaterial para celebrar a cultura do Brasil no Ceará. Quando acontece o Encontro, eu digo que aqui se encontra a fogueira mais acessa e mais bonita do planeta”, finalizou.

O XIII Encontro Mestres do Mundo foi realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com produção do Instituto Assum Preto, parceria da Secretaria do Turismo do Ceará, Prefeitura de Sobral e das secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.