Nota – Secult Ceará celebra filmes cearense premiados no Festival Aruanda

7 de dezembro de 2019 - 09:30

Para celebrar o cinema cearense, a nossa arte e cultura que ganham o mundo. Com alegria, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) parabeniza filmes cearenses premiados no  Festival Aruanda.

Destaque para O Cineasta Wolney Oliveira que venceu seis prêmios no encerramento do 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na dia 4 de dezembro, em João Pessoa. O filme “Soldados da Borracha” conquistou os prêmios na Mostra Competitiva de Longas Metragens “Sob o Céu Nordestino”. A obra resgata a missão dada aos cerca de 60 mil soldados, em grande maioria nordestinos, que foram enviados à região amazônica durante a Segunda Guerra Mundial para extrair látex dos seringais e destiná-lo à indústria norte-americana de armamentos. A eles, foi prometido o retorno para casa no fim da guerra.

Destaque também para o Filme “Currais” que levou 4 prêmios no 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa. Uma mescla de passado e presente, ficção e documentário. Assim é Currais, longa-metragem produzido com o apoio da Secult Ceará. Dirigido e roteirizado por David Aguiar e Sabina Colares, o filme narra a história de Romeu (interpretado por Rômulo Braga), personagem que viaja de carro pelo sertão em busca de respostas e vestígios sobre os campos de concentração no Ceará, nos quais milhares de flagelados da seca de 1932 foram aprisionados em troca de sobrevivência.

A Secult Ceará parabeniza as duas produções cearenses, celebra a qualidade do nosso cinema, festeja com os realizadores e deseja muito mais sucesso. Parabéns, vida longa!

Secult Ceará
7 de dezembro de 2019