Fortaleza vira música no 3º Festival Acordes do Amanhã

26 de novembro de 2019 - 15:09

No dia 29 de novembro 435 instrumentistas e cantores se espalham em 66 apresentações pela Capital, levando boa música aos ouvidos de todxs* – O Festival conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult)

Do Siqueira ao Papicu; do Mercado dos Peixes ao Hospital Infantil Albert Sabin; por todos os lados, das 7h da manhã até às 8h da noite, a população de Fortaleza vai ser abraçada pela música no dia 29 de novembro (sexta-feira). É o 3º Festival Acordes do Amanhã, que encerra em grande estilo esta edição, que desde o dia 8 deste mês circula pelo Ceará, envolvendo 11 cidades. Além de Fortaleza, no encerramento também haverá programação em Guaraciaba do Norte, São Gonçalo do Amarante e Aquiraz. O acesso é gratuito.

Praças, terminais, mercados, escolas e hospitais serão embalados por apresentações de grupos profissionais e de instituições voltadas ao ensino de música e prática orquestral e coral para crianças a partir de oito anos de idade. Os participantes fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã, projeto parceiro do Festival Acordes do Amanhã. Caucaia, Guaramiranga, Paracuru, Itapajé, Sobral, Pindoretama e Croatá são as outras sete cidades que sediam a terceira edição do Festival.

O 3º Festival Acordes do Amanhã agradece a Enel Distribuição Ceará, Plataforma Sinfonia do Amanhã e Governo do Estado do Ceará. O Festival conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da lei de incentivo à cultura, com o apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), do Centro Cultural Belchior e do Instituto Cultural Iracema. A produção do Festival é desenvolvida pela Cinco Elementos Produções e a realização é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR Arte, contando também com a produção executiva da Marco Zero.

Em 2017, na primeira edição, o Festival teve como tema “Sons que Transformam”, evidenciando o impacto da arte na vida de artistas e do público. Em 2018, o tema “Somos música” foi um manifesto a pensar a musicalidade integrada à cidade. Agora, na terceira edição, o Acordes do Amanhã faz uma celebração entre a arte e a pluralidade, levantando a bandeira da democratização do acesso à cultura. O tema escolhido foi “Música para todxs”, reforçando que é tempo de abrir ainda mais espaços para as diversidades.

EM FORTALEZA

Manhã – Na Capital, os primeiros sons do Festival Acordes do Amanhã no dia 29 começam às 7 horas nos terminais do Papicu, Messejana, Siqueira, Parangaba, Conjunto Ceará e Antônio Bezerra. Também às 7h terá música no Mercado São Sebastião e na Escola José Ramos Torres de Melo. Ainda pela manhã, o Festival leva programação a duas rotas do metrô, aos hospitais Instituto do Câncer, Centro Pediátrico do Câncer, Albert Sabin, Hospital da Mulher e Hospital Escola Assis Chateaubriand. E mais, à Escola Estado do Paraná, Escola Professora Telina Barbosa da Costa, Escola Paróquia da Paz, à Praça do Ferreira e ao meio-dia ao Mercado Central.

Tarde/Noite – À tarde, tem mais música nos terminais, na Praça do Ferreira, na Praia de Iracema, no Mercado dos Peixes, no Instituto dos Cegos, no Hospital Walter Cantídio, nas escolas Presidente Roosevelt, Antônio Sales, Professora Diva Cabral, Tecla Ferreira e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e também no Hall da Enel.

Entre as atrações, grupos de violões, de flautas, cordas, sax, acordeon, cantores, bandas de música, de pífanos, corais, duos de voz e violão, guitarra e flauta, trombone e guitarra. São as mais diversas formações com um único propósito: reverenciar os múltiplos contextos sociais e culturais, descentralizando os sons e as histórias de vida envolvidas com arte.

NO INTERIOR

No dia 29, data do encerramento, o 3º Festival Sinfonia do Amanhã estará também em três cidades do interior cearense: Em Guaraciaba do Norte será às 8h na Escola Dep. José Maria Melo com a Filarmônica Estrela da Serra; em São Gonçalo do Amarante acontece às 9h na Escola Walter Ramos de Araújo com a Orquestra Municipal da cidade; e em Aquiraz será às 18h na Praça Mais Infância com apresentação do Instrumental Orff.

SERVIÇO

Festival Acordes do Amanhã – Música para todxs: Em Fortaleza no dia 29 de novembro, das 7h às 20h em diversos espaços, todos com acesso gratuito. A programação completa pode ser consultada no site:  https://www.festivalacordesdoamanha.com.br/. Mais informações: (85) 3235-4063.

* Todxs: Neologismo contemporâneo surgido nas redes sociais utilizada por aqueles que defendem a diversidade.