Orquestras no Parque: apresentação acontece neste domingo, 1/12, no Parque do Cocó

25 de novembro de 2019 - 15:27 # # #

Música, natureza, a família reunida aos domingos para celebrar a cultura e o bem viver. Com alegria, O Governo do Ceará, por meio das Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), retomaram neste mês de novembro um projeto que foi sucesso em 2018, o “Orquestras no Parque”. Neste domingo, 1º de dezembro, às 17h, o Parque do Cocó traz ao público mais uma opção cultural, para todas as idades, voltada à difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, com o fortalecimento do Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará. O evento, gratuito e aberto ao público, traz na programação a Orquestra Estrelas da Serra, de  Croatá.

“Uma bela ação conjunta da Secretaria da Cultura e da Secretaria do Meio Ambiente com uma programação artística de projetos parceiros da Secult. Uma ação muito bonita com apresentações de muita qualidade. Um projeto que foi muito bem recebido em 2018 e que retoma com uma pauta de política de fomento às artes, de difusão, de circulação das orquestras”, convida Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Ceará.

“O Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de platéia em música instrumental, além de  estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental”, afirma o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno.

Sucesso em 2018

Em 2018, 6 orquestras da capital e do interior se apresentaram no Parque do Cocó demonstrando que existe uma cena de música instrumental forte e descentralizada no Ceará. As cidades de Fortaleza, Icapuí, Aquiraz, Orós  e Pindoretama foram representadas por suas orquestras na primeira temporada do projeto.

Orquestra Estrelas da Serra

A Filarmônica Estrelas da Serra, da cidade de Croatá na Serra da Ibiapaba, região noroeste do Ceará, teve seu início em 2009 através de aulas práticas em instrumentos de sopro e percussão. Atualmente é reconhecida uma das melhores do Ceará, tendo participado do projeto Férias no Ceará do Governo do Estado, onde fez aberturas dos concertos do famoso pianista Athur Moreira Lima em várias cidades cearenses no ano de 2011. Nos anos de 2008 e 2010 o projeto foi contemplado no Edital Procultura de Apoio às Bandas de Música e em 2011 também foi selecionado no programa Pontos de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

SERVIÇO: 

Orquestras no Parque, com a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, de Croatá
Dia 1/12, às 17h, no Anfiteatro do Parque do Cocó
Gratuito.