V Mostra Itinerante de Cinema circula pelo Cariri até 29 de novembro

22 de novembro de 2019 - 18:24 # #

A atividade inclui exibições gratuitas de longas e curtas-metragens cearenses, e oficinas de Stop Motion / Animação e Cineclubismo.

 

Levando a sétima arte ao interior do Estado do Ceará, a V Mostra Itinerante de Cinema vai chegando ao fim, com seu último roteiro, até 29 de novembro, beneficiando os municípios de Jati, Abaiara, Jardim e Barbalha. Para este período, serão exibidos longas-metragens, curtas-metragens, além de realizadas as oficinas de Stop Motion/Animação e Cineclubismo em escolas estaduais.

No decorrer desta edição foram exibidas sete produções. Entre elas está “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, filme de 1976, assinado por Helder Martins, além de seis documentários. “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha; “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho; e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza; “Céu Limpo”, de Marcley de Aquino e Duarte Dias; e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias.

Com a curadoria da mostra e direção da programação de Duarte Dias e produção de Adriano Lima, a V Mostra Itinerante tem a Coordenação da Coordenadoria de Artes e Cidadania (CODAC) é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), para a Certificação para os participantes das oficinas. Ao longo do processo, 30 (trinta) municípios cearenses receberão gratuitamente 02 (dois) dias de programação gratuita com exibição de 01 (um ) filme de longa-metragem e 02 (dois) filmes de curta-metragem de temática nordestina, e ainda 01 (uma) oficina de animação, stop motion ou cineclubismo com carga horária de 24h/aula.

Ao final desta edição, a V Mostra Itinerante de Cinema 2018/2019 terá passado pelos municípios de Guaiúba, Barreira, Redenção, Aracati (distrito Quixaba), Pindoretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Quixeré, Banabuiú, Ibicuitinga, Quixadá, Iguatu, Umari, Abaiara, Altaneira, Caririaçu, Crato, Jati , Potengi, Tarrafas, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Hidrolândia, Pentecoste, Barbalha e Forquilha.

O objetivo é garantir que os espectadores tenham a sensação de estarem em um cinema. Deste modo será usada uma tela com dimensão de 8×6 metros.

V Mostra em números

Nos roteiros anteriores, a mostra contemplou ao todo 234 exibições de curtas metragens, 30 exibições de longas metragem, 06 (seis) Rodas de Conversa sobre Cinema Cearense com Professores da Rede Pública de Ensino, que compõe uma atividade extra idealizada pela Secult com objetivo de divulgar a produção audiovisual cearense e estimular o uso do cinema como recurso pedagógico, por meio de reflexões e comentários sobre a sinopse dos filmes da programação da Mostra, a partir da abordagem temática-pedagógica como proposta a ser discutida em sala de aula com alunos.

Garantindo o envolvimento com a comunidade escolar, familiar e pontos de cultura locais, o evento já alcançou um público de aproximadamente 13.370 pessoas, com a exibição dos filmes de curtas e longas metragens. Além disso, outras 666 pessoas foram beneficiadas com as atividades de formação.

 

V Mostra Itinerante de Cinema – Locais das exibições gratuitas

Abaiara – 21 e 22 de Novembro

Local: Praça Miguel Arruda (Praça da Brinquedopraça)

Horário: 19h às 21h

 

Barbalha – 23 e 24 de Novembro

Local: Bairro Santo André, Rua T, 23

Horário: 19h às 21h

 

Jardim – 26 e 27 de Novembro

Local: Praça do SAAEJ

Horário: 19h às 21h

 

Jati – 28 e 29 de Novembro

Local: Praça do Calçadão

Horário: 19h às 21h