Novembro da Cultura – Governo convoca concursados da Secult no Dia Nacional da Cultura

5 de novembro de 2019 - 15:12

O Ceará celebrou o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, com a convocação dos concursados da Secretaria da Cultura do Estado e lançamento do Plano de Gestão 2019-2022 de Cultura, na manhã desta terça-feira, no Palácio da Abolição. Com grande presença de agentes culturais, o momento foi de comemorar a chegada de novos concursados, que foram cumprimentados pela vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana; pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; e pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

A vice-governadora Izolda Cela aproveitou o momento para saudar os concursados – são 102 vagas abertas neste que é o primeiro concurso da pasta, criada em 1966. “Desejo boa sorte e tenho percepção que o serviço público tem uma tarefa agregada que é o resgate da integridade, da seriedade perante a sociedade. Chegando à Secult, vocês irão agregar muito e vamos ver no Ceará muitas histórias felizes, com certeza”, comentou.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, reforçou o papel da cultura enquanto vetor estratégico para o desenvolvimento. “É preciso valorizar a cultura no âmbito da economia da criativa. Essa riqueza e prosperidade da cultura tem sido buscada nessa gestão do governador Camilo Santana, com uma série de ações, seja com a política de editais, com o fomento a projetos e novos empreendimentos. Nesse sentido, vamos inaugurar o primeiro grande centro de cultura no interior, que teremos na Cidade do Crato. contribuindo com o desenvolvimento da região do Cariri. Cultura é divertimento, é diversidade mas também é um momento de esperança. Através da Cultura podemos transformar a sociedade”, frisou.

Fabiano Piúba ressaltou que o concurso é um compromisso expresso no Plano de Governo 7 Cearás e estabelecido como meta 2 da lei que institui o Plano Estadual de Cultura do Ceará, sancionado pelo governador Camilo Santana em 2016. Sobre o Plano de Gestão “Ceará, estado da cultura” lançado, o gestor reforçou a política cultural que vem sendo feita no Estado. “Compreendo o Plano de Gestão como um plano de voo e de resistência de afirmação do direito à cultura e às artes como expressões da inventividade, imaginação, criatividade, produtividade, identidade, diversidade e como exercício pleno da democracia e da livre expressão. ‘Ceará, estado da cultura’ é uma manifestação desse direito. Um posicionamento político em tempos sombrios de posturas de criminalização das artes e de esvaziamento das políticas e dos órgãos culturais. Nesse contexto nacional, como já afirmamos, o Ceará é uma luz acessa no e para o Brasil, encarnando a alma e o espírito crítico e livre que só as artes e as culturas são capazes de transgredir, transcender e transformar espaços, tempos, economias, realidades e vidas.”, ressaltou.

Concurso Público

Passos importantes foram dados, com a realização do primeiro Concurso Público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em cumprimento à lei do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016. Os 102 aprovados no primeiro concurso público da história da Secult foram convocados, conforme anunciou o governador Camilo Santana, em setembro deste ano, durante bate-papo com a população pelo Facebook e Instagram. O edital de convocação do concurso já está disponível no site da Secult (www.secult.ce.gov.br).

Nos seus 53 anos de existência, esse foi o primeiro concurso público realizado pela Secult para a contratação de servidores de carreira. “A Secretaria da Cultura do Estado é a mais antiga do Brasil, nunca teve um concurso e eu assumi o compromisso de fazer o concurso público e fizemos. São 102 profissionais e por sugestão do próprio secretário (da Cultura) Fabiano Piúba, a gente vai aproveitar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para poder convocar os nossos primeiros concursados da Secretaria da Cultura do Estado”, comunicou o governador Camilo durante o bate-papo com a população pela internet.

Com a convocação, a Secult ganha o aporte de 55 analistas de cultura, 17 bibliotecários, 10 historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.

Plano de Gestão 2019-2022 da Secult

Novos equipamentos – a Estação das Artes, em Fortaleza, e o Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato -, criação de novos editais, entre outras ações estão previstas no Plano de Gestão 2019-2022 da Secult, que foi lançado nesta terça-feira, 5 de novembro e está disponível no link: https://www.secult.ce.gov.br/ceara-estado-da-cultura-plano-de-gestao-2019-2022/.

“Estamos falando do presente, mas mirando o futuro na perspectiva da cultura do planejamento. Um tema tão recorrente nas falas do Governador Camilo Santana e uma diretriz dada diretamente por ele no sentido de consolidarmos no Ceará um processo de política de estado a partir do diálogo participativo, da gestão inovadora e da implementação da cultura de planejamento de longo prazo. O Ceará 2050 é uma tradução concreta desse princípio e diretriz. O Ceará é uma escola de gestão pública, sempre procurou aprimorar os processos administrativos e estratégicos da formulação e execução das políticas públicas. No Governo Camilo Santana essa pauta da governança ganhou mais relevo, ocupando centralidade na arquitetura estrutural das políticas públicas, visando ações mais assertivas e resultados mais consistentes”, comenta o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

Programação do Novembro da Cultura

O Dia Nacional da Cultura também será comemorado durante o mês com programações especiais nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz. Muitas atividades contam com entrada franca. A programação pode ser conferida no site da Secult: https://www.secult.ce.gov.br/.