Secretários da Cultura Fabiano Piúba e Luisa Cela participam nesta quinta e sexta, 3 e 4/10, em Pernambuco, do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste

4 de outubro de 2019 - 13:24

Cobertura: @culturape

A reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste ocorre nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/10), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), com a presença dos secretários Fabiano Piúba e Luisa Cela, do Ceará,  e dos secretários de Cultura da região NE, entre eles, a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, que preside a entidade.  A partir de uma articulação da Secult-PE, o encontro contou no primeiro dia de ativida, com convidados excepcionais de oito países, representados por seus consulados: Japão, França, Eslovênia, Malta, Britânico, EUA, Argentina e Alemanha (Instituto Goethe).

O principal ponto a ser tratado no encontro será a discussão sobre a entrada das pautas da Cultura, que podem ser comuns a todos os Estados, no Consórcio Nordeste. “Com a existência do Consórcio Nordeste, há a oportunidade de se fazer cooperação entre os governos consorciados com instituições de países amigos interessados em comprar conosco. Isso coloca Recife numa em situação política e geografia estratégica, porque nós somos a centralidade dos consulados do Nordeste. Isso nos coloca numa posição ímpar de discutir políticas integradas, regional, com o corpo consular que se representa aqui e a governança do Consórcio Nordeste, que começou como um consórcio de compras mas está adquirindo uma condição de representatividade territorial e política interessante. O primeiro contato será nessa reunião, iniciando um diálogo. A partir daí, pretendemos criar estratégia única ou compartilhar estratégias dentro da própria estrutura de representatividade do Consórcio”, destacou o o secretário de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

O primeiro dia de evento contou com palestras de Rainier Michael, cônsul da Eslovênia, e Vinícius Rego, executivo da consultoria Price Waterhouse Coopers (PWC), sobre o Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Institucionais e Diplomacia (IPERID) e cenários econômicos nacionais e globais. Além da Palestra, a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula teve uma participação na reunião, em momento importante de diálogo com os secretários, realizado após as falas dos consulados.

Nesta sexta-feira (4), durante o segundo dia da Reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste, entram na pauta informes e encaminhamentos sobre questões como: censura às artes e cultura, atuação da gestão de Cultura no Legislativo e programas federais como Cultura Viva e Ancine.

A cobertura completa do evento pode ser conferida no: @culturape.