Show com Barbatuques, oficina para bebês e jogos recreativos fazem parte da programação “A incrível viagem pelo mundo das artes”

24 de setembro de 2019 - 11:18 # # #

“A incrível viagem pelo mundo das artes”, programação especial para o mês das crianças do Centro Dragão do Mar, reúne diversas atividades culturais gratuitas

Oficinas para bebês e de origamis, festival internacional de teatro infantil (TIC) com show do grupo paulista Barbatuques são destaques da programação infantil em outubro

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, instituição dirigida pelo Instituto Dragão do Mar sob contrato de gestão com a Secretaria da Cultura, oferece uma intensa programação infantil gratuita neste mês das crianças. São mais de 30 programações entre oficinas, peças de teatro, circo, sessões de cinema, contação de história, show de mágica e atividades recreativas realizadas ao longo do mês de outubro. A superintendente do Centro Dragão do Mar, Natasha Faria, destaca que o contato com as artes ajuda a criança a refletir sobre o mundo e sobre as relações ao seu redor. “Nesse nosso tempo de imaterialidade, em que os estímulos visuais ligados à tecnologia sequestraram a motricidade infantil, nós no Dragão do Mar queremos ir na contramão dessa tendência, propondo um mês especial. Nossa programação utiliza todos os recursos visuais, sonoros e táteis disponíveis para aguçar a curiosidade, a sensibilidade e a interatividade entre as crianças”, explica.

No primeiro sábado do mês (dia 05/10), o Museu de Arte Contemporânea realiza uma oficina gratuita especialmente desenvolvidas para bebês de 06 a 24 meses e para crianças. A oficina Bebê Dadá tem como objetivo promover experiências multissensoriais no museu para a primeira infância. Já no domingo (dia 06/10), será realizada a oficina Brinquedos de Papel – Origamis, que tem como objetivo estimular a criatividade, desenvolver as habilidades motoras e a percepção das formas geométrica por parte das crianças. Além disso, ao desenvolver seu próprio brinquedo, barquinhos, aviões e bichinhos, a criança está também desenvolvendo sua afetividade e sua interação com os pais ou cuidadores.

Também a partir de 05 de outubro, o Teatro do Dragão e o Cinema do Dragão recebem a programação da nona edição do TIC-  Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O Festival apresenta sessões de filmes de curta-metragem infantis de diversos países, além de peças e números de circo do Ceará, Bélgica e São Paulo. No dia 12 de Outubro, dia das Crianças, o TIC leva à Praça Verde do Dragão do Mar o espetáculo Só + um pouquinho do grupo Barbatuques (SP).

Confira a programação completa abaixo!

Dragão das Crianças “A incrível viagem pelo mundo das artes”- De 04 a 20 de outubro

► [ARTES VISUAIS]  Brinquedos de Papel – Oficina de Origamis

Realização: Educativo Museu de Arte Contemporânea

Com mediação de Jennifer Vieira, a oficina busca proporcionar às crianças um momento divertido  em contato com o artesanato em papel, além de exercitar a coordenação motora. Serão confeccionados barquinhos, aviões e bichos com materiais de fácil acesso, como papel colorido.

Dia; 05 de outubro; Horário; 16h; Local; Museu de Arte Contemporânea; Ingressos; Gratuito; Classificação; Livre

► [ARTES VISUAIS] Bebê Dadá- Experimentações sonoras

Realização: Educativo Museu de Arte Contemporânea

Com mediação de Carlos Costa, todo primeiro domingo de cada mês o educativo MAC promove oficinas de experimentações artísticas voltadas para bebês de 0 a 24 meses acompanhados de seus cuidadores. Vamos experimentar os sons!

Dia 06 de Outubro; Horário: 16h; Local; Museu de Arte Contemporânea; Ingressos; Gratuito; Classificação; bebês de 6 a 24 meses acompanhados de seus cuidadores

 

►[Circo] Um Tiquinho de Nada (Clown)

Realização: Dragão das Crianças

A palhaça Nada perambula pelas ruas em mais um dia de labuta. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows. Até que então, no derradeiro tempo, tudo para para que, finalmente, Nada faça seu espetáculo! Terminado, Nada vê a noite vindo e ela brinca com as sacolas vadias, reluzentes ao luar, abandonadas ao vendo, a dançar.

Dia 12 de Outubro; 10h; Local: Praça Verde; Gratuito

 

►[Recreação] Brincando e Pintando no Dragão

Realização: Dragão das Crianças

Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Dia 12 de Outubro; Horários 09h e 15h, Local: Praça Verde; Gratuito

Dias 13 e 20 de Outubro; Horário: 16h; Local: Praça Verde; Gratuito

►[Teatro] Mágico Goldini

Realização: Dragão das Crianças

O show mostra uma performance bem variada de efeitos mágicos, capaz de despertar o interesse do público de todas as idades. O show vai além do entretenimento; Mágicas interativas apresentadas com o intuito apenas de encantar, em alguns momentos do espetáculo, ilusões viram metáfora com o objetivo de passar uma mensagem de tocar, marcar! Toda essa atmosfera reflete na vivência

do próprio mágico, que teve o seu sonho despertado ainda na infância após assistir um mágico no circo. Suspense muita interatividade, efeitos visuais e uma boa dose de humor são ingredientes usados para criar momentos mágicos inesquecíveis e despertar SONHOS!

Dia 13 de Outubro; Horário: 18 horas; Local; Praça Verde; Classificação: Livre Ingresso: Gratuito

►[Contação de Histórias] Encantos do Nordeste

Realização: Dragão das Crianças

Apresentamos ao público um espetáculo que busca homenagear a belíssima cultura nordestina. Passeando pelo repertório de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner e outros grandes nomes da música brasileira, oferecemos às famílias a oportunidade de uma reflexão sobre a necessidade de valorização da nossa região. Utilizando uma linguagem direcionada para as crianças, as narrativas abordam temáticas como a seca, o sertão, a mulher rendeira, o pescador, além de outros personagens e elementos que representam os Encantos do Nordeste. Acompanhados de uma sonoplastia detalhada, contamos histórias como: Marmelo, o jacaré banguelo; Vaca Estrela e Boi Fubá; Calango Lango Tango; além da primeira história de autoria do Grupo Encantos: Teresa e a Chuva.

Dia 20 de Outubro; Horário: 18 horas; Local; Praça Verde; Classificação: Livre Ingresso: Gratuito

///////// TIC-  Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

►[Artes Cênicas] 9º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

Realização:  Invento Produções

O Festival TIC chega a sua 9ª edição cheio de surpresas e encantamentos que vão impressionar nossos sentidos, nos fazendo rir, pensar, contemplar, brincar e desfrutar experiências que só acontecem num palco. Vamos nos ocupar com as pequenas nuances da vida para entender temas importantes. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o TIC levará programação ao Teatro Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Espaço Arena e Praça Verde, com espetáculos, performances e exibições de filmes para todas as idades, de 4 a 12 de outubro, além de uma praça de alimentação ambientada pelo festival. No dia das crianças (12), a programação será encerrada com o mais novo show do Barbatuques. As apresentações do TIC são gratuitas, sendo uma ótima opção para famílias comemorarem o final de semana do Dia das Crianças.

De 4 a 12 de outubro;  Ingressos; gratuito – Os ingressos serão retirados na bilheteria de cada espaço, uma hora antes de cada sessão, de acordo com o número de assentos disponíveis. Classificação; Livre

*****PROGRAMAÇÃO TIC ******

►[Teatro] Napoleão – Pavilhão da Magnólia (CE)

Napoleão é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação. O texto e a direção são de Marcelo Romagnoli (SP) e estreia na 9º edição do TIC.

Dia: 04 de outubro; Horário: 19h; Local: Teatro Dragão do Mar (abertura do TIC); Gratuito; Classificação etária: Livre; Os ingressos serão retirados na bilheteria de cada espaço, uma hora antes de cada sessão, de acordo com o número de assentos disponíveis.

►[Cinema] TIC- Cine Miau

A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) explora narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea.  São diferentes curtas-metragens oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio-ambiente, à psicologia infantil e muito mais.

Site: https://cinemiau.com.br/

FILMES:

 >> SESSÃO 01 (55 min 47s)

Oktapodi – França, 2007, 3 min, Animação

Fábula de Vó Ita – Brasil (SP), 2016, 5 min, Ficção

Le petit bonhomme de poche – França, 2017, 7 min, Animação

Cor de Pele – Brasil (PE), 2018, 15 min, Documentário

A amizade – Mundo Bita – Brasil (PE), 2018, 3 min 18s, Clipe musical

La loi du plus fort – França, 2015, 7 min, Animação

Lé com Cré – Brasil (SP), 2018, 5 min 29s, Documentário / Animação

Nicolas & Guillemette – França, 2008, 10 min, Animação

Dia 05 de Outubro; Horário: 16h; Cinema do Dragão do Mar; Gratuito; Livre

Dia 12 de Outubro; Horário 15h; Cinema do Dragão do Mar; Gratuito; Livre

>> SESSÃO 02 (55 min 32s)

5 mètres 80 – França, 2013, 5 min, Animação

Disque Quilombola – Brasil (SP), 2012, 13 min, Documentário

Nina – Brasil (CE), 2019, 2 min 53s, Animação

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Agente de Trânsito – Argentina e França, 2017, 1 min, Animação

O Fim do Recreio – Brasil (PR), 2012, 17 min, Ficção

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Dentista – Argentina e França, 2017, 1 min, Animação

Fadas Magrinhas – Brasil (PE), 2015, 3 min 24s, Clipe musical

Aquitã, o indiozinho – Brasil (RJ), 2015, 4 min 15s, Animação

El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Passo em falso – Argentina e França, 2017, 1 min, Animação

Mobile – Alemanha, 2010, 7 min, Animação

Dia: 06 de Outubro; Horário: 16h; Local: Cinema do Dragão do Mar; Gratuito; Livre

Dia: 12 de Outubro; Horário: 16h30; Local;  Cinema do Dragão do Mar; Gratuito; Livre

►[Circo] Los Yayos – Cie de La Casquette (Bélgica)

Um casal de idosos se perdem em um lugar improvável, onde efeitos sonoros e músicas os impulsionam a dançar um chá-chá-chá, um tango, uma valsa… Por esses ritmos, eles encontram a sua juventude esquecida e vivem, quiçá, seu último encontro romântico. Sem palavras e com humor, a peça explora a complexidade dos relacionamentos. A companhia teatral se dedica ao público juvenil há 34 anos. Tudo começou nos anos 80, em Bruxelas, no Teatro Montagne Magique, um epicentro do teatro infantil belga, de onde surgiram várias companhias. Hoje, a La Casquette tem circulado por vários países com seus trabalhos cheios de humor e poesia, sem perder seu espírito crítico.

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=hjdiubVtpgg

Dia 05 de outubro; 18h; Local: Teatro Dragão do Mar; Gratuito; Classificação: a partir de 6 anos; Os ingressos serão retirados na bilheteria de cada espaço, uma hora antes de cada sessão, de acordo com o número de assentos disponíveis.

►[Circo] Lady LED (CE)

Lady Led é uma produção feita exclusivamente para a 9ª edição TIC, junto a quatro artistas

circenses do Galpão da Vila. Sua proposta é divertir e encantar públicos de diferentes idades a

partir da contemplação estética e da interação com o público com performances que mesclam

teatro, circo, dança e artes visuais. Lady LED é uma performance inspirada na Commedia Del’Arte, no carnaval de Veneza e no maracatu cearense, com uma estética futurista. Com pernas-de-paus, malabares e muitas luzes de LED, quatro excêntricas damas participam de um baile. Sua proposta é brincar e encantar a plateia enquanto tiverem luz.

Dias 05 e 06 de outubro; Horário: 19h; Local: Espaço Arena do Dragão do Mar; Classificação etária: Livre

►[Teatro Infantil] A Criança Mais Velha do Mundo (CE)

Magnólia ora é uma menina de 6 anos, ora é uma senhora de 90 anos. Quando criança, ela é

cheia de perguntas. Quando idosa, ela pondera sua vida. De forma poética, a peça fala sobre

envelhecer, memória e lembrança. Com texto de Marcelo Romagnoli e direção de Héctor

Vásquez, o espetáculo estreia no TIC. Desde 1985, o grupo alia teatro e trabalho comunitário, atuando fortemente na periferia fortalezense. Possui um número significativo de montagens infantis. Além de produções teatrais, a companhia organiza um bloco de pré-carnaval e um grupo de reisado, bem como realiza o Festival Popular de Teatro de Fortaleza.

Dia 10 de Outubro; Horário; às 9h* e às 15h*– Teatro Dragão do Mar

* sessão exclusiva para alunos de escolas públicas e projetos sociais; Classificação etária: A partir de 6 anos

►[Circo] E o Palhaço, Tem Concerto? (SP)

Num concerto com o quarteto da Orquestra Popular do Nordeste (OPN), a presença provocadora e carismática do Palhaço Azevedo quebra os protocolos da música clássica, divertindo a plateia. Com seu violoncelo, Azevedo precisa conquistar a confiança dos músicos e do Maestro para ser o grande solista da noite. A Cia Oruã (SP) foi criada em 2017 pelo multiartista Mauro Braga, que tem mais de 10 anos de trajetória. A companhia reúne obras cênicas fortemente influenciadas pela música, pela literatura e pelo circo, que buscam uma comunicação delicada e direta com o público, seja na rua, em espaços de convívio ou em salas de teatro.

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=zE4Mv5KcPOA

Dia 12 de outubro; Horário; 17h ; Local: Teatro Dragão do Mar * sessão exclusiva para alunos de escolas públicas e projetos sociais

►[Música] “Só + 1 Pouquinho” Barbatuques (SP)

O show do novo disco do Barbatuques traz músicas inéditas com ritmos variados, contando crônicas divertidas das relações entre filhos e familiares, das situações que permeiam o cotidiano e o imaginário das crianças. Um repertório para toda a família, inspirado em seu dia a dia.  “Só + 1 Pouquinho” é o 5º disco do Barbatuques e o 2º criado para crianças. Fundado em 1995, o grupo criou uma abordagem musical única, usando percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação. O grupo possui cinco CDs lançados, sendo dois para crianças. Seu trabalho inovador o levou a mais de 20 países e a eventos internacionais, participando de cerimônias das Olimpíadas do Rio e da Copa do Mundo da África.

Fotos

Dia 12 de Outubro; Horário; 18h30; Local: Praça Verde do Dragão do Mar; Gratuito; Classificação Etária: Livre